Banner02

Banner08

Mostrando postagens com marcador #Cidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador #Cidade. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2026

Defesa Civil de Timon apresenta Plano Municipal de Redução de Riscos aos vereadores

O coordenador da Defesa Civil de Timon, Jair Mayner, e sua equipe realizam nesta quarta-feira, 24, pela manhã, uma reunião com os vereadores do município antes da sessão plenária da Câmara Municipal. O objetivo é apresentar e discutir o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), instrumento estratégico que permitirá ao município planejar e buscar recursos para enfrentar problemas relacionados a áreas vulneráveis.

Timon está entre as cinco maiores cidades do Maranhão contempladas pelo projeto desenvolvido por meio de parceria entre o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o Ministério das Cidades. A iniciativa visa identificar áreas de risco e propor soluções técnicas para minimizar os impactos causados por fenômenos naturais e ocupações inadequadas.

No município, foram selecionadas cinco áreas consideradas de maior vulnerabilidade. Nessas localidades estão sendo realizados estudos técnicos detalhados que resultarão na elaboração de projetos, incluindo estimativas orçamentárias para a execução das intervenções necessárias.

De acordo com a Defesa Civil, o PMRR será um instrumento fundamental para que Timon possa pleitear recursos federais destinados à solução dos problemas identificados. As demandas contempladas no plano terão prioridade na busca por financiamentos e investimentos públicos.

Os trabalhos estão sendo executados por um consórcio formado pelas consultorias Certare, COBRAPE e UTC Engenharia, de Fortaleza (CE), responsáveis pelos levantamentos técnicos e pela elaboração das propostas.

Durante o encontro com os vereadores, a equipe da Defesa Civil pretende socializar todas as etapas do planejamento, apresentar os estudos em andamento, colher sugestões e estimular o engajamento do Legislativo na construção e consolidação do plano, considerado essencial para o desenvolvimento urbano seguro e sustentável de Timon.

Prefeitura de Timon lança Comitê de Integridade Pública em evento que marca os 20 anos da Controladoria do Município

A Prefeitura de Timon, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), realizará no dia 29 de junho, a partir das 8h, no Centro de Convenções Maranhense, o lançamento do Comitê de Integridade Pública de Timon, juntamente com a celebração dos 20 anos da CGM.

O evento reunirá autoridades, especialistas e gestores públicos para uma programação voltada à governança e à integridade na gestão pública, promovendo reflexão e debate sobre os principais desafios contemporâneos do controle interno e externo da administração pública.

Entre os destaques da programação está a palestra do ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa marca ainda um importante avanço institucional com o lançamento oficial do Decreto Municipal que institui o Programa de Integridade Pública e o Comitê de Integridade do Município, além da posse simbólica de seus membros.

As inscrições para participação no evento podem ser realizadas pelo aplicativo Conecta Timon, ou por meio do link: https://conecta.timon.ma.gov.br/qr/a0ee97f3-5145-4f00-bc2d-8dce14cd9a07


*Programação:*

08h – Credenciamento e recepção
 
08h30 – Solenidade de Abertura Oficial 

9h - Falas de Abertura com Autoridades Municipais

9h30 -  Palestra Magna de Abertura - Palestrante: Ministro Benjamin Zymler - Ministro do TCU - Tema: "Integridade na Gestão Pública: do Compromisso Formal à Transformação Real"

10h10 - Solenidade Institucional - Posse Simbólica dos Membros do Comitê de Integridade Pública de Timon 

10h30 - Rodrigo Fontenelle - Integridade é o Caminho? - Como sair da norma e ter um Programa Efetivo

11h10 - Viviane Mafissoni - Integridade como Política Pública: O papel Estratégico das Licitações e Contratos na Prevenção de Riscos e no Fortalecimento da Governança

11h50 - Assinatura do Plano e Homenagens

12h10 - Edmar Camata - O Novo DNA do Controle Interno: Agregando Valor à Gestão

13h - Encerramento Solene - Palavras de Encerramento do Prefeito

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prefeitura de Timon entrega a décima UBS reformada, destacando investimentos na Atenção Primária de Saúde

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), entregou nesta segunda-feira, 22 de junho, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, localizada na região do Brejo. Com a entrega, o município alcança a marca de 10 unidades reformadas, consolidando os investimentos na Atenção Primária à Saúde e ampliando a qualidade dos serviços ofertados à população.

A reforma integra o conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal para fortalecer a rede básica de saúde, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto, segurança e acolhimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as melhorias realizadas estão a ampliação e adequação dos espaços, modernização da estrutura física, climatização de todos os ambientes e intervenções que tornaram a unidade mais funcional e acessível. A UBS também recebeu novos equipamentos, contribuindo para mais eficiência nos atendimentos e maior resolutividade dos serviços prestados à comunidade.

Moradora da região há duas décadas, Solange Silva acompanhou de perto as mudanças na unidade e comemorou a entrega da obra. Segundo ela, a reforma representa um avanço importante para os moradores da localidade, que agora contam com uma estrutura mais adequada para receber atendimento.

Durante a solenidade, o prefeito Rafael Brito destacou que a modernização das unidades de saúde continuará avançando em todo o município.

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

O Arraial da Assembleia fechou a festança com uma programação diversificada e o terreiro junino completamente lotado
Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Fomento à economia

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Atrativos

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou. 

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

Sotaques

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Prefeitura de Timon amplia programa que une saúde e educação para crianças da primeira infância

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
A Prefeitura de Timon ampliou, nesta semana, as ações do programa Cuidar para Crescer, que passou a atender alunos de mais 13 escolas da rede municipal de ensino. Desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Saúde e Educação, a iniciativa fortalece a atenção integral às crianças da primeira infância, levando serviços essenciais diretamente ao ambiente escolar.

Encerrando a programação da semana, nesta sexta-feira, 19 de junho, foi realizado mais um Dia D do programa na EMEI Aurenir Flôr. A ação também contemplou estudantes da EMEF Flores e da EMEF Tia Carmélia, reunindo atividades educativas, acolhimento e momentos de integração em um ambiente preparado para oferecer cuidado e atenção às crianças.

A secretária municipal de Educação, Isadora Rodrigues, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria do processo de aprendizagem.

“Quando a criança enxerga melhor, escuta melhor e está com a saúde em dia, ela aprende mais e se desenvolve melhor. O Cuidar para Crescer representa um olhar especial para a primeira infância”, ressaltou.

Durante as atividades, os alunos têm acesso a atendimentos oftalmológicos, incluindo a escolha de óculos para aqueles que necessitam de correção visual, avaliações auditivas e odontológicas, além da atualização da caderneta de vacinação. A proposta também facilita o acesso das famílias aos serviços de saúde, aproximando esse cuidado da rotina escolar.

O programa tem como objetivo identificar precocemente possíveis dificuldades que possam interferir no desenvolvimento e no desempenho escolar das crianças, garantindo encaminhamento adequado e acompanhamento especializado quando necessário.

A expectativa é que o Cuidar para Crescer beneficie cerca de 10 mil crianças em Timon, contribuindo para melhores condições de saúde, desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos da vida escolar.

Sorteio das 200 casas remanescentes do Programa de Habitação é prorrogado para 20 de julho

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
Prefeitura de Timon divulgará, nos canais oficiais, o horário, o local e as demais orientações sobre a realização do sorteio.

A Prefeitura de Timon informa que o sorteio das 200 casas remanescentes do Programa de Habitação de Timon, que estava previsto para esta sexta-feira, 19 de junho de 2026, foi prorrogado para o dia 20 de julho de 2026.

A alteração da data tem como objetivo garantir a organização e a condução adequada de todas as etapas necessárias para a realização do sorteio, assegurando transparência e segurança durante todo o processo.

As informações referentes ao horário, ao local e às demais orientações serão divulgadas previamente por meio do site e das redes sociais oficiais da Prefeitura de Timon.

A gestão municipal reforça seu compromisso com a transparência e com a execução responsável do programa habitacional, além de agradecer a compreensão da população.

Os interessados devem acompanhar exclusivamente os canais oficiais do Município para obter informações atualizadas.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Câmara Municipal de Timon homenageia Polícia Militar do Maranhão pelos seus 190 anos de serviços à sociedade

A Câmara Municipal de Timon realizou, na tarde desta quarta-feira (17), uma Sessão Solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar do Maranhão, reconhecendo a história, a dedicação e os relevantes serviços prestados pela corporação à população maranhense, em especial aos cidadãos timonenses. 

A solenidade foi proposta pela vereadora Clara Prado da Ração, que presidiu os trabalhos e conduziu a entrega de certificados de reconhecimento a 30 policiais militares de diversas patentes e unidades operacionais que atuam em Timon. 

O vereador Thiago Carvalho secretariou a sessão, que contou ainda com a presença dos vereadores Helder Kaik e Da Luz Sete Estrelas, além de familiares, convidados e representantes das forças de segurança. 

Durante a cerimônia, os pronunciamentos destacaram a importância da Polícia Militar como uma das instituições mais respeitadas do país, responsável pela preservação da ordem pública, combate à criminalidade e promoção da segurança da população. 

Em nome dos homenageados, a comandante da Patrulha Maria da Penha do 11º BPM, 1ª Sargento Nádia Emanuelle Leal França, agradeceu a homenagem e ressaltou o significado do reconhecimento concedido pelo Poder Legislativo Municipal. 

Segundo ela, a valorização do trabalho policial fortalece ainda mais o compromisso dos profissionais que diariamente dedicam suas vidas à proteção da sociedade. 

Representando o Comando do Policiamento da Área Interior 9 (CPAI-9), o tenente-coronel Francisco Pereira de Sousa destacou que a homenagem contempla não apenas os policiais que atuam nas ruas, mas também aqueles que desempenham funções administrativas, de atendimento à população, patrulhamento escolar, programas preventivos, patrulhamento especializado e demais serviços que compõem a estrutura da corporação. 

Os vereadores presentes também enalteceram a atuação dos militares maranhenses. O vereador Thiago Carvalho destacou o respeito e a gratidão da população pelos homens e mulheres que trabalham diariamente para garantir a segurança da cidade. Já o vereador Helder Kaik ressaltou a credibilidade da Polícia Militar e defendeu a valorização permanente da instituição e de seus integrantes. 

A vereadora Da Luz Sete Estrelas parabenizou a corporação pelos 190 anos de história e dedicação, lembrando o compromisso dos policiais militares com a proteção da sociedade e prestando homenagem à memória daqueles que perderam suas vidas no exercício da profissão. 

Ao encerrar a sessão, a vereadora Clara Prado destacou que a homenagem representa o reconhecimento do Poder Legislativo à coragem, disciplina e compromisso dos policiais militares. Ela enfatizou que a Câmara Municipal não poderia deixar passar uma data tão importante sem prestar sua gratidão aos homens e mulheres que diariamente trabalham para garantir segurança, tranquilidade e proteção à população de Timon. A sessão foi encerrada com a entrega dos certificados aos homenageados e o registro fotográfico oficial, marcando mais um momento de reconhecimento público aos profissionais que dedicam suas vidas ao serviço da segurança pública. 

Policiais Militares Homenageados 

Ao todo, 30 policiais militares que atuam em Timon e região receberam certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade, representando unidades como o 11º BPM, 47º BPM, 3º BMT, Força Tática, GOE, PROERD, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, COPOM, Rádio Patrulha, Pelotão Canil e Esquadrão Águia, entre outros segmentos da corporação. (Assessoria de comunicação da CMT/Fotos/Cabo Guedes).

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Deputado Leandro Bello propõe isenção de IPVA para motoristas de aplicativo no Maranhão

O deputado estadual Leandro Bello protocolou nesta terça-feira (17) uma Indicação com Anteprojeto de Lei que propõe a concessão de isenção do IPVA para motoristas profissionais autônomos que atuam exclusivamente por meio de aplicativos de transporte de passageiros. A proposta altera o artigo 92 da Lei Estadual nº 7.799/2002, que trata do Sistema Tributário do Estado do Maranhão.  

Como a Constituição estabelece que matérias que impliquem renúncia de receita e atribuições para órgãos do Poder Executivo são de iniciativa privativa do governador, a medida foi apresentada na forma de Indicação com Anteprojeto, para que seja analisada e encaminhada pelo Governo do Estado.  

A proposta tem como objetivo aliviar os custos enfrentados pelos motoristas de aplicativo, categoria que desempenha papel fundamental na mobilidade urbana e na geração de renda para milhares de famílias maranhenses. Segundo o parlamentar, o aumento constante dos gastos com combustível, manutenção e operação dos veículos tem impactado diretamente a renda desses profissionais.  

Pelo anteprojeto, a isenção seria destinada a veículos de fabricação nacional utilizados por motoristas de aplicativo, limitada a um veículo por beneficiário. Para ter acesso ao benefício, o profissional deverá atender a critérios como possuir cadastro ativo na plataforma há pelo menos 10 meses, comprovar que a atividade é sua única fonte de renda, cumprir uma quantidade mínima de viagens e utilizar veículo com valor de até R$ 200 mil.  

“Protocolamos uma Indicação com Anteprojeto de Lei, tendo em vista que o Poder Legislativo não pode legislar sobre matérias que gerem renúncia de receita e atribuições para órgãos do governo, cuja iniciativa é privativa do Governador do Estado. Como parlamentar, irei cobrar ativamente para que o Poder Executivo atenda à nossa solicitação, garantindo esse importante benefício à categoria”, destacou Leandro Bello.

O deputado afirmou ainda que acompanhará de perto a tramitação da proposta junto ao Governo do Estado, buscando sensibilizar o Executivo para a importância da medida e para o reconhecimento do trabalho realizado pelos motoristas de aplicativo em todo o Maranhão.

Com foco em melhorias e eficiência, Saneapar inicia atuação em Parnarama

Transição operacional inclui recadastramento de usuários e preparação técnica para modernização gradual do sistema
A Saneapar iniciou oficialmente o período de transição operacional dos serviços de abastecimento de água no município de Parnarama (MA). A nova etapa teve início no dia 11 de maio de 2026, com a assinatura do Contrato de Concessão nº 041/2026 entre a Prefeitura Municipal de Parnarama e a concessionária, marcando um importante avanço no processo de implementação do saneamento básico na cidade.

A chegada da Saneapar representa um novo momento para Parnarama, com perspectivas de modernização, ampliação da eficiência operacional e melhoria contínua dos serviços prestados à população. O objetivo é oferecer um sistema de abastecimento mais estruturado, seguro e preparado para acompanhar o crescimento e as necessidades do município nos próximos anos.

O processo que resultou na concessão foi construído ao longo de diversas etapas legais, técnicas e institucionais conduzidas pela Prefeitura de Parnarama, todas pautadas pela transparência e participação popular. Em setembro de 2025, foram aprovadas as legislações municipais relacionadas à agência reguladora e à concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, criando as bases legais necessárias para a modernização do sistema no município.

Em outubro de 2025, a população participou de audiência pública destinada à apresentação e discussão do projeto de concessão. No mesmo período, o edital também foi disponibilizado para consulta pública, permitindo contribuições da sociedade e reforçando o compromisso com um processo participativo e transparente.

O edital da licitação foi oficialmente lançado em novembro de 2025 e a concorrência pública ocorreu em janeiro de 2026. O resultado foi homologado em fevereiro e, posteriormente, o contrato foi assinado, em maio de 2026, consolidando o início da transição operacional.

“A fase atual é fundamental para garantir uma transição organizada, segura e responsável, permitindo que as futuras melhorias sejam implementadas de forma planejada e sustentável. O planejamento é que, gradualmente, os investimentos e ações desenvolvidas contribuam para mais eficiência no abastecimento, redução de perdas, modernização do sistema e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população de Parnarama”, afirma Jorge Barreto, diretor da SaneaPAR.

Nova etapa do saneamento prevê modernização e ampliação dos serviços

Com essa iniciativa, Parnarama passa a integrar os municípios brasileiros que vêm avançando na adequação às diretrizes do Marco Legal do Saneamento Básico, estabelecido pela Lei Federal nº 14.026/2020. A legislação estabelece metas nacionais voltadas à universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033, incentivando investimentos, modernização e melhoria da qualidade dos serviços em todo o país.

O projeto está, atualmente, no período de transição, que é a etapa de 90 dias destinada à reorganização operacional, realização de levantamento técnico e implantação das estruturas necessárias para o início pleno das atividades da concessionária.

Durante esse período, a Saneapar realiza um amplo diagnóstico do sistema existente para compreender as necessidades operacionais do município e planejar melhorias graduais. Entre as ações previstas estão a implantação e adequação de unidades de atendimento, instalação do sistema comercial, recadastramento de usuários, instalação de hidrômetros, organização das estruturas operacionais e preparação técnica das equipes.

“A concessão representa, portanto, um passo importante para o desenvolvimento do município e para a construção de um sistema de saneamento moderno, estruturado e preparado para atender as demandas da cidade nos próximos anos”, ressalta o diretor Jorge Barreto.

Além de promover melhorias operacionais, a atuação da concessionária também busca expandir o relacionamento com a população, ampliando os canais de atendimento e aproximando os serviços do dia a dia dos moradores. O propósito é construir uma gestão mais eficiente, transparente e voltada às necessidades da comunidade.

Câmara de Timon homenageia blogueiros e líderes comunitários em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população

A Câmara Municipal de Timon realizou, na manhã desta terça-feira (16), Sessão Solene em homenagem aos blogueiros e líderes comunitários do município, em reconhecimento à importância dessas categorias para o desenvolvimento social, político e administrativo da cidade. 

A iniciativa celebra duas datas já inseridas no calendário oficial do município: o Dia do Blogueiro, comemorado em 7 de junho, e o Dia do Líder Comunitário, celebrado em 5 de junho. 

A solenidade reuniu dezenas de representantes de associações comunitárias, lideranças de bairros e da zona rural, além de profissionais da comunicação digital que atuam na cobertura dos acontecimentos do município. 

Durante o evento, diversos homenageados utilizaram a tribuna para agradecer o reconhecimento do Poder Legislativo e destacar a relevância de suas atividades na defesa dos interesses da população. 

A homenagem foi proposta pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Ivan do Saborear, que presidiu os trabalhos ao lado do vereador Thiago Carvalho, responsável pela secretaria da sessão. 

Em seus pronunciamentos, os parlamentares ressaltaram o papel estratégico desempenhado pelos líderes comunitários e blogueiros na construção de uma cidade mais participativa e conectada às demandas da população. 

Segundo os vereadores, os líderes comunitários atuam como importantes interlocutores entre as comunidades e o poder público, identificando problemas, encaminhando reivindicações e acompanhando a execução de políticas públicas.  Já os blogueiros exercem papel fundamental na democratização da informação, na divulgação dos acontecimentos locais e no fortalecimento da transparência das ações governamentais. 

Durante a sessão, foi destacado que o trabalho conjunto dessas duas categorias contribui diretamente para o aprimoramento da gestão pública. Enquanto as lideranças comunitárias apresentam as necessidades das comunidades, os comunicadores digitais ampliam a visibilidade dessas demandas, promovendo o debate público e estimulando a busca por soluções por parte dos órgãos competentes. 

A homenagem reafirma o compromisso da Câmara Municipal de Timon com a valorização daqueles que, diariamente, contribuem para o fortalecimento da cidadania, da participação popular e do desenvolvimento do município.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Obras de pavimentação em oito ruas do Parque Alvorada são iniciadas por meio do Timon no Orçamento Participativo

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
Teve início nesta segunda-feira (15) as obras de pavimentação com blocos de concreto em oito ruas do bairro Parque Alvorada. A intervenção faz parte do programa Timon no Orçamento Participativo (TOP), iniciativa que permite à população decidir, de forma democrática, onde os recursos públicos devem ser investidos.

Serão pavimentadas as Ruas 23, 25, 26, 27, 28, 29, G e H. A proposta de pavimentação do bairro, apresentada pela Associação dos Moradores do Parque Alvorada, ficou em 10º lugar entre as iniciativas eleitas na zona urbana. 

Nesta primeira edição do programa, foram escolhidas 30 propostas de entidades comunitárias distribuídas por todo o município. As ações estão sendo executadas ao longo de 2026, com investimento previsto de R$ 10 milhões.

O TOP funciona a partir da participação das entidades comunitárias, que cadastram suas propostas. Após passarem por análise técnica, documental e orçamentária, as iniciativas que atendem aos critérios são disponibilizadas para votação popular, realizada de forma on-line.

As propostas contempladas abrangem a zona rural, com ações como perfuração de poços tubulares, recuperação de estradas vicinais, entrega de kits agrícolas e melhorias em escolas, e também a zona urbana, com pavimentação, construção de áreas de lazer e espaços de convivência.

Para o prefeito Rafael Brito, a execução das obras reforça o compromisso da gestão com a participação popular e a transparência. “Esse é um compromisso que assumimos de governar junto com a população, garantindo mais transparência e participação social”, destacou o prefeito.

Câmara de Timon aprova projetos, indicações e pedidos de providências na 2373ª sessão ordinária

A Câmara Municipal de Timon realizou nesta segunda-feira (15), a 2373ª Sessão Ordinária, durante a qual foram apreciadas e aprovadas importantes matérias voltadas ao fortalecimento das políticas públicas, infraestrutura urbana, educação, mobilidade, limpeza pública e valorização de instituições do município.

Entre os destaques da pauta, foi aprovado o Projeto de Lei nº 028/2026, de autoria do presidente da Câmara, vereador Uilma Resende, que reconhece e considera de utilidade pública o Centro Espiritualista Elisios, fortalecendo o reconhecimento institucional da entidade e sua atuação social junto à comunidade timonense.

Também foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 031/2026, de autoria do Poder Executivo Municipal, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 1.697/2011, promovendo atualizações no Sistema Municipal de Políticas sobre Drogas (SISMAD), no Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) e no Fundo Municipal de Prevenção às Drogas (FUNPRED).


Durante a sessão, os vereadores aprovaram requerimento de autoria do vereador Ulysses Waquim concedendo Moção de Louvor ao diretor do IFMA Campus Timon, Rommel de Sousa Neves, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação e ao desenvolvimento do município.


A pauta também contemplou diversas indicações destinadas à melhoria da infraestrutura urbana e rural, educação, iluminação pública, limpeza e urbanização. Entre elas, destacam-se a solicitação para construção de quadra esportiva coberta no povoado Cão Açu, a criação da Praça dos Orixás, mutirões e modernização da iluminação pública no bairro Parque Alvorada, recuperação asfáltica de vias do Parque Piauí, reforma da Escola ABC da Criança, além de ações de limpeza em bairros da cidade.

Os vereadores ainda aprovaram pedidos de providências voltados à implantação de veículos adequados para recolhimento de animais, realização de mutirão de limpeza no bairro Parque União, implantação de faixa de pedestres no Parque Piauí e recuperação de estradas vicinais na zona rural de Timon, beneficiando diversas comunidades.

As matérias aprovadas seguem agora para os encaminhamentos legais e administrativos cabíveis, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população timonense.

Leandro Bello tem lei sancionada para combater os impactos das apostas e jogos de azar no Maranhão

O deputado estadual Leandro Bello é o autor da lei que criou a Política Estadual de Prevenção e Conscientização sobre Apostas, Jogos de Azar e congêneres no Maranhão, iniciativa que busca proteger a população dos impactos sociais, financeiros e psicológicos causados pelo vício em apostas. A proposta foi transformada na Lei nº 12.560/2025 após aprovação da Assembleia Legislativa e sanção do Governo do Estado.  

A legislação estabelece diretrizes para campanhas educativas, fortalecimento da rede de saúde, capacitação de profissionais e ações voltadas à prevenção da ludopatia, transtorno relacionado ao jogo compulsivo. A medida também prevê mecanismos de fiscalização e ações para impedir que publicidade de apostas seja direcionada a crianças e adolescentes.  

Ao justificar o projeto, Leandro Bello destacou a crescente popularização das apostas esportivas e dos jogos online, fenômeno que exige a atuação do poder público para reduzir danos à saúde mental e ao bem-estar das famílias maranhenses. Segundo o parlamentar, o avanço dessas plataformas tornou necessária a criação de políticas preventivas e educativas em todo o estado.

A política “Jogo Responsável Maranhão” também incentiva pesquisas científicas, promove a integração entre órgãos públicos e sociedade civil e amplia o debate sobre educação financeira e saúde mental nas escolas. Além disso, prevê ações de orientação para famílias e comunidades identificarem precocemente comportamentos compulsivos relacionados às apostas.  

Originária do Projeto de Lei nº 471/2024, de autoria de Leandro Bello, a nova legislação reforça o compromisso do deputado com pautas de proteção social e saúde pública, posicionando o Maranhão entre os estados que adotam medidas preventivas diante do crescimento do mercado de apostas no Brasil.

Câmara de Timon comemora o Dia do Líder Comunitário, o Dia do Blogueiro e homenageia a PM do Maranhão pelos seus 190 anos

Além das sessões ordinárias e deliberativas previstas para esta semana, a Câmara Municipal de Timon realizará duas importantes sessões solenes voltadas ao reconhecimento de categorias que desempenham papel relevante para a sociedade e à valorização das forças de segurança pública.

Na próxima terça-feira, 16 de junho, às 10h, no Plenário José Ribamar Elouf, vereadores, autoridades e convidados participarão da Sessão Solene em comemoração ao Dia do Líder Comunitário e ao Dia do Blogueiro. As datas integram o calendário oficial de eventos do município, sendo o Dia do Líder Comunitário celebrado em 5 de maio e o Dia do Blogueiro em 7 de junho.

As homenagens foram propostas pelo vereador Ivan do Saborear, que destaca a importância das duas categorias para o desenvolvimento da cidade. Os líderes comunitários atuam diretamente junto às comunidades, identificando demandas, promovendo o diálogo com o poder público e contribuindo para melhorias nos bairros. Já os blogueiros exercem papel cada vez mais relevante na comunicação local, ampliando a divulgação de informações de interesse público e fortalecendo a participação da sociedade nos debates sobre a cidade.

Para o vereador, a solenidade representa uma oportunidade de aproximação institucional e de reconhecimento aos serviços prestados por essas categorias à população timonense.

Já na quarta-feira, 17 de junho, às 16h, a Câmara Municipal realizará Sessão Solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar do Maranhão. A solenidade será dedicada aos policiais militares que contribuíram para a história da corporação em Timon, por meio do 11º Batalhão da Polícia Militar e das demais companhias instaladas no município.

O presidente da Câmara, Uilma Resende, ressaltou a importância das homenagens promovidas pelo Legislativo Municipal. Segundo ele, os 190 anos da Polícia Militar do Maranhão representam quase dois séculos de serviços prestados à segurança pública e à proteção da população, justificando o reconhecimento da Casa Legislativa.

Sobre as homenagens aos líderes comunitários e blogueiros, o presidente destacou que a Câmara reafirma a relevância dessas categorias para o fortalecimento da cidadania, da comunicação e da participação popular no município, valorizando aqueles que contribuem diariamente para o desenvolvimento de Timon.

A homenagem à PM do Maranhão tem propositura da vereadora Clara Prado, vice-presidente da Mesa Diretoria da Câmara.

domingo, 14 de junho de 2026

“Cuidar para Crescer” realiza Dia D, fortalecendo cuidado com a primeira infância em Timon

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou neste sábado (13) mais uma edição do Dia D do programa “Cuidar para Crescer”, desta vez na EMEI João Fonseca Maranhão. A iniciativa reforça o compromisso do município com o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, fase considerada fundamental para a aprendizagem e a formação de hábitos saudáveis.

Voltado para crianças de 2 a 6 anos, o programa atenderá aproximadamente 10 mil crianças do município, garantindo melhores condições de saúde, desenvolvimento e aprendizagem desde os primeiros anos da vida escolar. Somente neste mês de junho, além da ação deste sábado, o programa já passou por 16 escolas da rede municipal, ampliando o acesso das famílias aos serviços essenciais.

O “Cuidar para Crescer” é uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, levando para dentro das escolas atendimentos oftalmológicos, auditivos e odontológicos, além da atualização da caderneta de vacinação. A proposta é identificar precocemente possíveis dificuldades e assegurar que as crianças cheguem à fase de alfabetização em melhores condições de concentração, aprendizagem e comportamento em sala de aula.

Para a mãe Renata da Silva, que acompanhou a filha Emanuely Vitória durante os atendimentos, a iniciativa traz mais praticidade e cuidado para as famílias. “Minha filha passou pelo dentista, pela vacinação e pelo oftalmologista. O atendimento está sendo excelente e acolhedor. Parabéns à Prefeitura por esse projeto inovador nas escolas”, destacou.

Segundo a secretária de Educação, Isadora Rodrigues, o “Cuidar para Crescer” é fundamental na educação e permanência das crianças em sala de aula. “A prefeitura cuida, como diz o nome do programa, e busca o crescimento desses alunos em nossas salas de aula. Da atualização das vacinas ao trato com a saúde visual das crianças, alunos e alunas permanecem assistidos, saudáveis e com um ensino de qualidade”, destacou a secretária, lembrando que ainda teremos mais edições do Programa “Cuidar para crescer” em Timon.

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Sala do Empreendedor da Prefeitura de Timon conquista Selo Diamante nacional do Sebrae

Foto: Prefeitura de Timon
A Sala do Empreendedor da Prefeitura de Timon, vinculada à Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semedestt), conquistou o Selo Diamante, a nível nacional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na categoria Referência em Atendimento.

A cerimônia oficial de entrega da certificação aconteceu na quarta-feira (10), em Brasília. O reconhecimento coloca Timon entre os 17 municípios maranhenses que alcançaram a certificação máxima concedida pelo Sebrae às Salas do Empreendedor em todo o país.

Timon já havia conquistado o Selo Ouro na etapa estadual, avançando posteriormente para a avaliação nacional. A certificação reconhece instituições parceiras que se destacam pela excelência no atendimento aos pequenos negócios, oferecendo orientação técnica qualificada, eficiência nos serviços prestados e acompanhamento efetivo aos microempreendedores.

A secretária da Semedestt, Alynne Macedo, destacou a importância inédita da conquista para o município. “Nunca a Sala do Empreendedor de Timon tinha alcançado essa certificação em nenhuma gestão. Primeiro conquistamos o selo Ouro e, a partir dele, avançamos para a etapa Diamante”, ressaltou a secretária.

O avanço é resultado das estratégias implementadas pela gestão municipal para fortalecer o ambiente de negócios e incentivar o empreendedorismo local. Entre as iniciativas de destaque está o Programa Municipal de Microcrédito Kit Crédito, que amplia o acesso a recursos financeiros e contribui para que pequenos empreendedores possam estruturar, ampliar ou formalizar seus negócios.

A Sala do Empreendedor funciona como um ponto de atendimento especializado ao público empreendedor, oferecendo orientações sobre abertura, formalização, regularização e baixa de empresas, além de capacitações e suporte direcionado aos Microempreendedores Individuais (MEIs).

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Câmara Municipal de Timon realiza audiência pública para discutir cumprimento da legislação sobre retirada de fiações em desuso

A Câmara Municipal de Timon realizará nesta quinta-feira, dia 11 de junho, às 9h, no Plenário Deputado José Ribamar Elouf, mais uma importante audiência pública destinada a debater o cumprimento da legislação que trata da retirada de fiações em desuso no âmbito do município.

A iniciativa, conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Uilma Resende, e proposta pelo vereador Pedro Augusto (PA) busca reunir representantes do poder público, concessionárias de serviços de telefonia e de energia, órgãos fiscalizadores, entidades da sociedade civil e a população em geral para discutir soluções que contribuam para a organização urbana, a segurança da população e a melhoria da paisagem da cidade.

O acúmulo de fios inutilizados em postes e vias públicas tem sido motivo de preocupação em diversos bairros, tanto pelos riscos de acidentes quanto pelos impactos visuais causados ao ambiente urbano. A audiência pública pretende avaliar o cumprimento das normas vigentes, identificar eventuais dificuldades na sua execução e construir encaminhamentos que garantam maior efetividade à legislação municipal.

Para o vereador autor da proposta, o debate representa uma oportunidade de fortalecer a fiscalização e promover a participação popular em um tema que afeta diretamente o cotidiano da população. A expectativa é que o encontro possibilite a construção de soluções conjuntas entre os diversos setores envolvidos, contribuindo para uma cidade mais organizada, segura e adequada às necessidades dos timonenses.

A Câmara Municipal convida toda a população a participar da audiência e colaborar com sugestões e propostas que possam auxiliar no aprimoramento das ações voltadas à retirada das fiações em desuso no município.

Iracema Vale parabeniza Urbano Santos pelos 97 anos e destaca avanços no município

Presidente da Assembleia Legislativa ressaltou a parceria do município com o Governo do Estado na execução de obras e serviços
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (MDB), parabenizou o município de Urbanos Santos pelos seus 97 anos de emancipação política. Durante a sessão plenária desta quarta-feira (10), a parlamentar destacou a importância da cidade para o estado, bem como os avanços registrados no município.

Logo no início do seu pronunciamento, Iracema Vale falou sobre sua ligação com o município. Antes de alcançar o mandato estadual, a parlamentar foi, por duas vezes, vereadora e prefeita da cidade. Foi, também, a população de Urbano Santos quem a concedeu a maior votação proporcional para deputada estadual.

“Quando chego em Urbano Santos, me sinto em casa. Me sinto acolhida, feliz com os abraços, carinho e com o amor do povo. Hoje, não pude estar lá, por dever do ofício, mas não poderia deixar passar esse registro e dizer o quanto essa cidade é importante na minha vida e para o Maranhão”, disse Iracema Vale.

Inicialmente chamada de Mocambo e, depois, Vila de Ponte Nova, a localidade foi renomeada para Urbano Santos no ano de 1929, em homenagem ao vice-presidente da República, Urbano Santos da Costa Araújo, natural de Guimarães. Em 1938, Urbano Santos foi elevado à categoria de cidade.

Avanços

A presidente Iracema destacou que, nos últimos anos, a cidade tem alcançado conquistas importantes na gestão do prefeito Clemilton Barros e do vice, Hérlon Júnior. “Urbano Santos tem sido motivo de orgulho e trabalho constante. Isso tem se mostrado no abraço da população em nossas votações. O prefeito Clemilton Barros tem a aprovação do povo devido aos seus serviços prestados”, disse.

A deputada destacou a parceria da cidade com o Governo do Estado, fato esse que tem contribuído diretamente para que obras e serviços cheguem mais rapidamente, melhorando a qualidade de vida da população.

“Não podemos deixar de agradecer ao governador Carlos Brandão, que tem olhado para aquela região. Em todos esses anos, a cidade sempre recebeu serviços, entre obras, asfalto, o Detran, e programas como ‘Maranhão Livre da Fome’ e ‘Tempo de Semear’, bem como tablets páara os estudantes, reforma da escola de ensino médio, construção de quadra e por aí vai”, disse a deputada, ao elencar alguns dos serviços realizados pelo Executivo Estadual em Urbano Santos.

A parlamentar destacou, também, a estrada que está sendo construída pelo Governo do Estado ligando Urbano Santos a Barreirinhas. “Essa estrada vai tirar a nossa região do isolamento, e será inaugurada dentro em breve. Eu sempre falo dela porque é uma obra esperada há mais de 40 anos e que em quatro está saindo do papel e virando realidade. Quem sabe disso somos nós que moramos na região. É uma estrada bem planejada, com acostamento, e que vai servir para a redenção da nossa região, que se transformará em polo turístico. Urbano Santos é uma cidade linda, acolhedora, cheia de rios, mas o melhor, sem dúvida, é o seu povo”, finalizou.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Câmara aprova projeto de fortalecimento das políticas públicas sobre drogas e delibera importantes demandas da população

A Câmara Municipal de Timon realizou nesta quarta-feira, 10 de junho, a 2372ª Sessão Ordinária, marcada pela apreciação e aprovação de matérias de interesse da administração pública e da população timonense.

Entre os destaques da pauta, os vereadores aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei nº 031/2026, de autoria do Poder Executivo Municipal, que promove alterações na Lei Municipal nº 1.697/2011, responsável pela instituição do Sistema Municipal de Políticas sobre Drogas (SISMAD), do Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) e do Fundo Municipal de Prevenção às Drogas (FUNPRED). A proposta visa atualizar e fortalecer os instrumentos de prevenção, acompanhamento e enfrentamento às questões relacionadas às drogas no município.

Além da matéria legislativa, o plenário aprovou diversas indicações e pedidos de providências apresentados pelos parlamentares, contemplando demandas nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, limpeza pública e iluminação.

Na área de limpeza urbana, foram aprovadas solicitações para serviços de capina e limpeza em vias dos bairros Parque Piauí II e São Benedito. Também receberam aprovação propostas voltadas para melhorias da infraestrutura urbana, como a construção de canaletas no bairro Cidade Nova, a execução de sarjetas e canaletas no bairro Cinturão Verde e intervenções nas pontes da MA-040.

As discussões também contemplaram a mobilidade e a segurança no trânsito, com pedidos para implantação de semáforos em importantes cruzamentos dos bairros Parque Piauí e São Benedito, além da realização de estudos para instalação de tachões refletivos e faixas de pedestres nas proximidades da Escola Dom Bosco, no Parque Alvorada.

Na área da saúde, foi aprovada indicação solicitando a construção de uma policlínica no bairro Parque Piauí II, reforçando a necessidade de ampliação da oferta de serviços especializados à população.

O setor educacional também foi contemplado com a aprovação de pedido para reforma da escola do povoado Lagoa do Barro, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de solicitação para melhorias na iluminação pública da comunidade.

Outro destaque da sessão foi a aprovação de indicação para criação de uma parada estruturada rural no entorno do Mercado da Formosa, iniciativa que busca oferecer mais conforto, segurança e organização aos usuários do transporte coletivo da zona rural.

As matérias aprovadas refletem o compromisso do Poder Legislativo Municipal com o acompanhamento das demandas apresentadas pela população e com a busca permanente de melhorias para os bairros urbanos e comunidades rurais de Timon.

Dia Municipal do Vaqueiro é celebrado com tradição, homenagens e cavalgada em Timon

Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/Secom)
A Prefeitura de Timon celebrou, nesta terça-feira (10), o Dia Municipal do Vaqueiro com uma grande programação em homenagem a uma das figuras mais tradicionais e símbolo da cultura nordestina. A festa teve início com um café da manhã e uma missa em ação de graças, seguida da bênção dos participantes e da tradicional cavalgada pelas ruas da cidade.

A celebração reuniu vaqueiros, famílias e admiradores dessa importante manifestação cultural. A cavalgada contou com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, garantindo a segurança dos participantes durante todo o percurso.

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a homenagem prestada a Jorge Antônio, um dos vaqueiros mais antigos de Timon. “Fico muito feliz por essa homenagem. É uma alegria ver essa tradição sendo mantida e valorizada”, destacou o vaqueiro bastante emocionado.

O evento aconteceu no Parque de Exposição Bertoldo Rego, no bairro Júlia Almeida, que recebeu serviços de revitalização realizados pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Superintendência de Limpeza Urbana.

Ao final da cavalgada, os participantes e o público em geral retornaram ao Parque de Exposição para um momento de confraternização, com almoço, pega de boi, sorteio de brindes e show musical.