Banner02

Banner08

domingo, 20 de novembro de 2022

Coluna De Leve


Comprando o paletó

Em quase todas as rodas que tratam de política no Distrito Federal o nome do ex-governador e senador recém eleito, o comunista Flávio Dino é dado como escolhido pelo presidente Lula para assumir o Ministério da Justiça.

Disputa na Assembleia

Depois dos nomes do deputado Othelino Neto, Arnaldo Melo e Antônio Pereira eis que nos últimos dias surgiu mais um nome forte na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Que vem a ser da deputada recém eleita Iracema Vale (PSB), uma espécie de toque feminino na disputa mais comentada dos últimos meses.

Sem transmissão

Muitas reclamações de quem deseja acompanhar de perto a atuação dos vereadores de Caxias e não podem se deslocar até o prédio da Câmara Municipal para assistir as sessões. É que a transmissão das sessões da Câmara de Caxias que era mais cômodo além de ficar o arquivo nas redes sociais agora já não é mais possível, pois faz tempo que não vem sendo mais transmitidas ao vivo em plena era da modernidade e tecnologia.

Quesito partido

Entre os aliados do prefeito de Caxias, Fábio Gentil o vereador e jornalista Ricardo Rodrigues é o que faz parte do partido mais influente no Maranhão e no Brasil. Ricardo Rodrigues é filiado ao PT e ensaia voo mais alto na política como, por exemplo, disputar a prefeitura de Caxias.

Só falta anunciar

Por mais que existam alguns ensaios, normal no jogo político, o atual secretário municipal adjunto de Urbanismo, José Gentil Neto, o Gentil Neto, é sim o nome mais forte entre os aliados para ser o candidato a prefeito do grupo Gentil. Este blog inclusive já tratou desse assunto aqui antes (reveja). Gentil Neto já teria o apoio das duas deputadas, Daniela e Amanda Gentil, além de Dona Rosário, sua avó e mãe do prefeito Fábio Gentil.

Conhecendo os Leões

O empresário Juvenal Silva que é pré-candidato a prefeito de Parnarama pelo grupo do prefeito Raimundinho Silveira foi visto na última quinta-feira (17), visitando o Palácio dos Leões e posando para fotos ao lado do secretário de Estado da Articulação Política, Rubão. Juvenal andava na companhia do prefeito Raimundinho Silveira e outros políticos da região.

Pesquisas na região

Este blogueiro encontrou o diretor do Instituto Aferir, professor Carlos Henrique e o mesmo disse que vai realizar uma série de levantamentos já no próximo mês em várias cidades do Piauí e Maranhão. No caso do Maranhão são as cidades de Matões, Timon, Caxias, Buriti de Bravo, Fortuna, São Francisco do Maranhão, entre outras.

O mais Leitoa de todos

Aliados do deputado Rafael Leitoa tentam a todo custo esconder, não sei por qual motivo, que o parlamentar não pertence ao clã Leitoa. Ele é o mais legítimo Leitoa e do sangue mais puro, além de ter sido criado nas entranhas do PDT de Timon. Fora isso é só sobrinho do ex-prefeito Chico Leitoa e primo legítimo do também ex-prefeito Luciano Leitoa, este dois lhe deram a oportunidade de ser eleito deputado estadual. O deputado Rafael Leitoa, ex-prefeito Sebastião de Deus e a prefeita Dinair Veloso fazem parte da reduzida lista dos leitoistas que mais tiveram oportunidade no grupo para alçar voos mais altos.

A grande dificuldade

O deputado estadual Rafael Leitoa tem encontrado grande dificuldade em ter diálogo com a chamada oposição raiz. Muitos dizem que ele precisa se esforçar e muito nos gestos e atitudes em busca de um diálogo mais confiável, já que deseja ser candidato a prefeito. Só dizer que pode ser o candidato com o apoio oficial do governador Carlos Brandão, coisa difícil de acontecer pela quantidade de aliados, não vai convencer a turma a lhe apoiar. Fora isso ele tem ao ser redor alguns aliados tido como “Juá podre” que mais afastam do que aproximam possíveis adesões.

Outro nome

Como é impedido pela força da lei por ter sido duas vezes vice, o empresário comunista João Rodolfo não será mais companheiro de chapa da prefeita Dinair Veloso nas eleições de 2024. As informações de dentro do grupo dão conta de que pelo outros três nomes estão sendo observados e um deste deve ser o escolhido como candidato vice.

O PT cobiçado I

Ainda nem começou o período eleitoral, mas já começou a disputa de alguns políticos de Timon na tentativa de se filiar no PT local. Boa parte desses quase neo petistas desejam disputar a prefeitura de Timon pelo PT com intuito de pegar carona na popularidade do presidente Lula além do tempo de TV.

O PT cobiçado II

Falando em PT, tem gente dizendo que não será novidade se a prefeita Dinair Veloso se filiar no partido do presidente Lula. Lá entre os petista a prefeita Dinair pode encontrar um ambiente bem familiar pois seu primo o deputado federal Rubens Jr já é filiado.

Deu uma pausa

Não se viu mais movimento do ex-secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Delfino Guimarães após anunciar que é pré-candidato a prefeito de Timon. E oficialmente ainda não se sabe por qual partido Delfino Guimarães pretende entrar na disputa eleitoral.

Mais distância

Eita amigos! Alguns aliados dos Leitoa seguem na defesa de que a prefeita Dinair Veloso se distancie dos ex-prefeitos Chico Leitoa e Luciano Leitoa. Pedindo reserva dos nomes esses leitoistas são defensores de uma mudança radical no secretariado e noutros cargos na prefeitura municipal na tentativa de se criar uma identidade própria da gestão Dinair Veloso além de diminuir o desgaste.

Haja pressão

Por mais que alguns tentem negar, mas existe sim pressão na prefeita Dinair Veloso para que esta faça mudanças em seus auxiliares o mais rápido possível. Agora se ela vai pegar essa pressão e mudar 100% desses secretários, que é difícil, isso é outra história.

Por outro lado...

Já por outro lado tudo isso que vem sendo espalhado em Timon por aliados sobre um suposto distanciamento da prefeita Dinair Veloso dos ex-prefeitos Chico Leitoa e Luciano Leitoa seriam apenas uma estratégia que mais logo será revelada. Pelo menos é o que dizem algumas fontes bem posicionadas em São Luís já que uma articulação estaria acontecendo por lá.

Pegaram ar I

Tem aliados do governador Carlos Brandão em Timon dormindo pouco e tendo insônia com a possibilidade da prefeita Dinair Veloso se aliar ao governo estadual.

Pegaram ar II

E quando se falar que a prefeita Dinair Veloso pode aderir e indicar alguns cargos no governo do Maranhão em Timon aí o bicho pega até com ameaça de rompimento.

Sem votos

Quem são os SEM VOTOS da gestão da prefeita Dinair Veloso que vão mal receber o salário de dezembro deste ano e logo em seguida serão exonerados?

As buchas na mira

Tem suplente de vereador muito assediado com promessas mirabolantes. Tudo isso já é efeito das eleições municipais de 2024 que se aproxima e o famoso lugar de “bucha” nas agremiações partidárias.

SEGREDO DE PAUTA

Liseira geral

Tem liderança política em Timon que mesmo obtendo êxito vem despachando novas adesões ao seu grupo, pois alega que foi atingido pela liseira do pós campanha e que vai precisar de no mínimo 6 meses para se recuperar. Um suplente de vereador bem votado andou batendo na porta dessa figura em estiagem de 6 meses, mas não recebeu nem esperança e com isso resolveu visitar uma sala fria as margens do Parnaíba. O resultado dessa última conversa ainda é um mistério, mas quem sabe possa ter surgido diálogos liberais.

=========================================

>> Você pode contribuir com a coluna De Leve enviando sugestões de notas através pelo e-mail: ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp do blogueiro, (86) 99960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com