Banner02

Banner08

domingo, 6 de novembro de 2022

Coluna De Leve


Três maranhenses cotados

Em Brasília logo após a vitória nas urnas nestas eleições do presidente Lula surgiu especulações de que três maranhenses têm seus nomes cotados para ocupar ministérios no futuro governo do petista. O ex-governador comunista Flávio Dino recém eleito senador tem seu nome cotado para o Ministério da Justiça e a maranhense  eleita deputada federal por São Paulo, Sônia Guajajara é citada para o futuro Ministério dos Povos Originais. Já a senadora Eliziane Gama pode ser indicada pelo seu partido, o Cidadania, mas não é citada a algum ministério.

Comunista no STF

Além de ter seu nome especulado para ser ministro no futuro governo petista o comunista Flávio Dino é também cotado para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), já que vão surgir duas vagas.

Mais um nome

Além dos nomes dos deputados Othelino Neto e Arnaldo Melo surgiu esses dias o nome do deputado Antônio Pereira como forte candidato na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Antônio Pereira é deputado de vários mandatos e é conhecido por ser homem forte nos bastidores da política.

Cadê a oposição?

As urnas deixaram mais uma vez o jovem prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva respirando bem à vontade. Por lá o sinal de oposição ainda é fraco ou fraquíssimo e nestas últimas eleições ainda não fez surgir um nome para liderar o campo oposicionista, mas quem sabe até as eleições de 2024. Veja o percentual dos candidatos apoiados pelo prefeito Bruno Silva em Coelho Neto nestas eleições: deputado federal André Fufuca teve 40,35% dos votos e o segundo colocado teve apenas 9,07%; deputado estadual Glaubert Cutrim obteve 35,50% já o segundo colocado ficou com 8,38%.

O mais forte 

Por mais que outros nomes se ensaiam como pré-candidato a prefeito do grupo Gentil em Caxias até agora ninguém conseguiu ser mais forte internamente do que o jovem arquiteto José Gentil Neto, o Gentil Neto. Sim, dentro do grupo político do prefeito Fábio Gentil é Gentil Neto que tem a maior simpatia e conta com o apoio de uma "cabo eleitoral" fortíssima.

Conhecedor da rotina

Gentil Neto ocupa a secretaria municipal adjunta de Urbanismo, já conhece de certa forma a rotina da administração pelo cargo que exerce e ultimamente tem participado ativamente nos bastidores do governo municipal. Ele é sobrinho do prefeito Fábio Gentil e filho do ex-secretário municipal de Fazenda, Talmir Rosa (in memoriam).

Os vice

Em Caxias também já existe articulações nos bastidores de lideranças políticas desejando ser escolhido como vice da chapa do grupo liderado pelo prefeito Fábio Gentil. Entre esses nomes dizem às fontes que o mais forte até o momento é de uma mulher com experiente no jogo político.

Partido fortíssimo

Ainda não disse o que pretende no futuro político embora se movimentando intensamente. Mas, o vereador e jornalista Ricardo Rodrigues no quesito partido é o que se pode dizer, de certa forma, um dos mais forte dentro do grupo do prefeito Fábio Gentil pois é filiado ao PT, partido do presidente Lula e um dos mais influente no Congresso Nacional. Além disso tem fortes ligações com o vice-governador recém eleito Felipe Camarão que também é petista.

Correndo por fora

Se tiver disposição para ser candidato a prefeito de Caxias em 2024 após uma votação expressiva no município quem pode dá muito trabalho é o jovem advogado e suplente de deputado estadual Catulé Júnior. Dono da segunda votação em Caxias e tendo a sabedoria de mexer duas ou três peças do tabuleiro como também usar sua boa capacidade de diálogo e estilo mineirinho, Catulé poderá aumentar as possibilidades de ficar cara a cara com o gol.

Suely na disputa?

Comenta-se em Matões que no campo de oposição o nome mais cotado para disputar a prefeitura municipal vem a ser da ex-prefeita Suely Pereira. Com o esposo sentado ao lado do governador Carlos Brandão, Suely Pereira caso queira entrar na disputa vai contar com um dos secretários de Estado mais influente no Palácio dos Leões, o secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, o Rubão.

Só falta anunciar

Se não tiver mudança nos rumos políticos no grupo do prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho o super secretário municipal de Governo, Nonato Medeiros, o Nonatinho, será anunciado no momento certo como o candidato governista a prefeito. E seu companheiro de chapa, o vice, tem tudo para ser o presidente da Câmara, vereador Tiago Brito.

Os mais cotados

Pela ordem das especulações interna no grupo do prefeito de Parnarama, Raimundinho Silveira os nomes mais cotado dos aliados para ser o candidato a prefeito são pela ordem: empresário Juvenal Silva, esse o mais cotado de todos; vereador Joilson Soares, secretária de Saúde, Márcia Silveira e o vice-prefeito Gilson Moura. Mas dizem que o nome, entre os citados pela ordem, já foi escolhido e só falta mesmo anunciar no tempo certo.

Cuspindo no prato

Tem gente eleita cuspindo no prato que comeu e come todos os dias. Este diz que não precisou de sua "terra natal" para alcançar uma cadeira muito cobiçada no meio político. Cuidado, Deus castiga!

O Chico tá On

Nos bastidores os comentários dão conta de que o ex-prefeito Chico Leitoa deve voltar com todo gás nos próximos meses articulando nos bastidores apoios para a reeleição da prefeita Dinair Veloso. Na lista para buscar adesões consta além de lideranças políticas do baixíssimo clero a vereadores. 

Embriagados I

Tem aliados do deputado estadual Rafael Leitoa em estado de embriaguez no último nível e já se consideram donos da prefeitura de Timon após o resultado das eleições deste ano. Alguns desses empolgados quando senta em algumas rodas de conversas em Timon já cita como cada liderança da oposição deve se comportar a ponto de querer transformar em meros cabos eleitorais do deputado Rafael Leitoa, este no caso seria um possível candidato único a prefeito da oposição.

Embriagados II

Como tem ficado provado no jogo político a cada dia que não existe mais essa de que um manda e os outros obedecem. Esses aliados do deputado Rafael Leitoa que sonham em ver a deputada Socorro Waquim, o deputado recém eleito Leandro Bello e o Comandante Schnneyder como mero balançadores de bandeira nas eleições de 2024 estão longe de saber o que pode acontecer nesses próximos anos. 

Em time que tá ganhando...

Quando circulou a notícia de que a prefeita Dinair Veloso vai fazer mudanças no secretariado muitas fontes ouvidas pelo Blog do Ludwig Almeida foram unânimes em dizer que algo não vai bem. Já que "Em time que tá ganhando não se mexe"...

Roncando grosso 

Quando se fala em possíveis demissões de servidores contratados da prefeitura de Timon tem vereador roncando grosso. "Quero ver demitir os meus!", é a frase comum. Entra!

Fragilizado?

A gestão da prefeita Dinair Veloso estaria tão fragilizada assim para essa turma falar de peito inchado?

Perguntar não ofende

Quem é o vereador dito de oposição que tá com as malas em cima do caminhão da mudança querendo pular, ou já pulou para governo municipal?

Porta abertas

Se quiser ser uma forte aliada do governador Carlos Brandão a prefeita de Timon, Dinair Veloso tem dentro do governo estadual um primo legítimo e atualmente uma espécie de primeiro ministro, o todo poderoso secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, o Rubão. Dinair Veloso pode encontrar no Palácio dos Leões as portas abertas e o tapete vermelho estendido pelo primo Rubão.

Gente sem dormir

Como se espalhou pela cidade que a prefeita Dinair Veloso vai fazer mudanças no secretariado e noutros cargos nos próximos meses isso causou insônia em muitos aliados acomodados na sombra frondosa da prefeitura. Mas por outro lado dizem as boas fontes que a notícia é apenas estratégia para aliviar um pouco a gestão que sofre desgaste e que não será uma mudança significativa.

Luciano Leitoa candidato?

Tem uma ala leitoista defendendo o nome do ex-prefeito Luciano Leitoa como o candidato a prefeito do grupo em 2024. Não se sabe o motivo claro, mas, isso tem ganhando simpatizantes inclusive influentes entre os Leitoa.

Na melhor ou na pior

A oposição em Timon pode ter chegado na melhor fase mesmo muito divida. Se deixar o egoísmo e o orgulho de lado pode sonhar em comandar a cidade a partir de 2024. Mas, as previsões não são nada boa já que algumas das principais figuras tem preferido manter os Leitoa no poder da forma como vem agindo nas últimas eleições municipais.

SEGREDO DE PAUTA

Distanciamento ou estratégia?

Comenta-se em todos os cantos de uma cidade da região que certa prefeita estaria se distanciando do seu principal conselheiro. Uns dizem que pode ser um distanciamento de fato, mas outros acreditam numa estratégia para evitar mais maiores desgaste e rejeição da população. Pelo sim ou pelo não tem até vereador torcendo para que tudo seja verdade. A coluna conta depois mais detalhes...

==================================================

* Você pode contribuir com a coluna De Leve enviando sugestões de notas através pelo e-mail: ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp do blogueiro, (86) 99960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com