Banner02

Banner08

domingo, 11 de setembro de 2022

Brandão tem o dobro das intenções de voto de Weverton, aponta pesquisa Econométrica/O Imparcial

Candidato à reeleição pelo PSB aparece no levantamento com vantagem de 22% sobre o senador pedetista; na disputa para o Senado, Flávio Dino lidera com 55% das intenções de voto
Pesquisa Econométrica/O Imparcial. (Foto: Montagem)
A menos de um mês para as Eleições 2022, a terceira pesquisa de intenções de voto para as eleições no Maranhão, realizada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, aponta o atual governador Carlos Brandão com uma vantagem ainda maior sobre o segundo colocado. Na disputa pelo Senado, Flávio Dino segue ‘garantido’, com mais de 50% na preferência dos entrevistados.

No levantamento feito entre os dias 5 e 9 de setembro, Weverton Rocha (PDT) aparece com 22,4%, enquanto o governador e candidato do PSB tem 44,6%, praticamente o dobro das intenções do eleitorado maranhense.

Além da maior vantagem de Brandão, a pesquisa Econométrica/O Imparcial mostrou que a diferença do candidato pedetista em relação ao prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PTB), praticamente não se alterou, persistindo o empate técnico dentro da margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.

Nove nomes tem a candidatura homologada para a disputa pelo Palácio dos Leões: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankie Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (DC), Lahésio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), e Weverton Rocha (PDT).

Liderança consolidada

Na corrida pelo voto do eleitor maranhense no dia 2 outubro, se consolidou a liderança de Carlos Brandão (PSB). Na primeira pesquisa do Instituto Econométrica/O Imparcial, a distância para Weverton era de 11%, aumentou para 19,3% na segunda e praticamente dobrou, chegando a 22,2% no último levantamento.

Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria? (Pesquisa estimulada)

Brandão possui 44,6% das intenções de voto, contra 22,4% de Weverton Rocha. Lahesio Bonfim aparece um pouco atrás do pedetista, num empate técnico dada a margem de erro, com 20,1% das intenções. Edivaldo Holanda registrou 3,5% da preferência do eleitorado maranhense, seguido de Simplício Araújo (0,3%) e Enilton Rodrigues (0,2%).

Hertz Dias, Professor Joás Moraes e Frankie Costa tem cada um 0,1% das intenções de voto. 6,3% do eleitorado declarou que não votará em nenhum dos candidatos, e 2,1% não sabem ou não responderam à pesquisa.

Voto definitivo

A pesquisa Econométrica/O Imparcial apontou também a consolidação dos votos dos eleitores – se o candidato em quem vão votar está definido ou ainda pode mudar. Neste quesito a pesquisa incluiu apenas os quatro candidatos mais bem colocados até o momento.

87,5% dos eleitores entrevistados disseram que não pretendem alterar seu voto até o dia das eleições 2022, apoiando a reeleição do atual governador Brandão. 12,2% dos pesquisados ainda estão indecisos, e os que não souberam ou não responderam foram 0,3%.

Entre os que votariam no candidato Lahesio Bonfim, 84,7% disseram que sua escolha é definitiva. O voto ainda pode mudar para 15,3% dos que votariam no atual prefeito de São Pedro dos Crentes.

Em se tratando do candidato Weverton Rocha, 74,9% não mudariam o voto, 24,6% seguem indecisos e 0,6% não souberam ou não tiveram resposta. Edivaldo Holanda Jr. tem o voto consolidado de 63,5% dos entrevistados, mas 36,5% ainda não tomaram a decisão definitiva a respeito.

Quem vai ganhar?
Uma novidade da pesquisa do Instituto Econométrica/O Imparcial é a pergunta feita aos eleitores: “Quem você acha que vai ganhar a eleição para governador do Maranhão, independentemente de sua preferência?”

Para 51,1% dos entrevistados, Carlos Brandão seria o vencedor da eleição no primeiro turno, com 51,1% dos votos, contra 18,7% do Senador Weverton Rocha. Outros 11,4% acreditam numa vitória do candidato do PSC, Lahesio Bonfim.

Edivaldo Holanda Jr. será o governador do Maranhão em 2023 para 0,7% do eleitorado, com Frankie Costa e Prof. Joás Moraes logo atrás, somando 0,1% cada. Não sabem quem vai ganhar a eleição ou não responderam foram 18% dos pesquisados.

Segundo turno
O levantamento realizado pelo Instituto Econométrica/O Imparcial em setembro também fez a simulação de três cenários num eventual segundo turno das eleições para o governo do Maranhão.

No confronto entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o governador teve 50,2% das intenções de voto contra 31,7% para o senador do PDT. Não souberam ou não responderam contabilizaram 6,4%, os que não votariam em nenhum somaram 11,7%.

Se houver segundo turno na eleição para governador do Maranhão e os candidatos forem esses, em quem o sr(a) votaria? (CONFRONTOS)

Num segundo cenário com Brandão e Lahésio, o candidato do PSB venceria com 54,9% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Pedro dos Crentes teria 30,6%. Não votariam em nenhum foram 8,5%, não sabem/não responderam somaram 6%.

No terceiro e último duelo simulado de segundo turno, o senador do PDT, Weverton Rocha, seria o vencedor com 37,7% das intenções, ao passo que Lahesio somaria 34,8%. Não votariam em nenhum dos dois candidatos foram 16,5%, não sabem/não responderam são 11%.

Rejeição para governador
Também foi perguntado aos eleitores em quais candidatos ao governo do Maranhão eles não votariam de jeito nenhum (índice de rejeição). Weverton Rocha encabeça a lista com 27,8% de rejeição, seguido por Lahesio Bonfim, com 26,4%.

Carlos Brandão é o terceiro mais rejeitado, com índice de 25,7%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., que é rejeitado por 16,4% dos entrevistados.

Se a eleição para Governador do Estado fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum? (REJEIÇÃO)

A seguir vem o candidato Simplício Araújo, rejeitado por 9,1%, Hertz Dias (8,1%), Enilton Rodrigues (4,7%), Frankie Costa (2,2%) e Prof. Joás Moraes (1,7%). Não votaria em nenhum dos candidatos somaram 4%, e não sabem ou não responderam foram 14,8%.

Senado

A pesquisa Econométrica/O Imparcial também avaliou as intenções de voto para os candidatos a Senador pelo Maranhão. Estão na disputa cinco candidatos. O ex-governador Flávio Dino (PSB) permanece como o mais votado, com 55% da preferência dos eleitores entrevistados, seguido do candidato à reeleição Roberto Rocha (PTB), com 27% das intenções.

Completam a lista o Pastor Ivo Nogueira (DC) com 2,3%, Antônia Cariongo (PSOL) com 0,9% e Saulo Arcangeli (PSTU) com 0,3%. Nenhum deles receberia o voto de 5,4% dos eleitores, e 9% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Se a eleição para Senador fosse hoje e se os candidatos fosses estes, em quem o sr(a) votaria?

Votos válidos
Na pesquisa apenas com os votos válidos, Carlos Brandão teria 48,8%, Weverton Rocha 24,5%, Lahésio Bonfim 22%, Edivaldo Holanda Júnior 3,8%, Simplício Araújo 0,3%, Enilton Rodrigues 0,2%, Prof. Joás Moraes, Hertz Dias e Frankie Costa 0,1% cada. Os votos válidos não incluem votos brancos e nulos.

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1.490 pessoas em 55 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 5 a 9 de setembro de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-06547/2022. (O Imparcial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com