Propaganda Superior

Propaganda Superior
Inscreva-se em nosso canal

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Prazo para municípios se cadastrarem no Mapa do Turismo vai até 05 de novembro

O Maranhão é um estado que merece ser visitado e vivenciado por todos aqueles que apreciam uma boa dose de história, cultura e arte, ao lado de uma natureza exuberante. E pensando na ampliação dos fatores que regem a economia do estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através do Programa de Regionalização da Setur, vem percorrendo desde o dia 09 de agosto, todos os polos turísticos do estado para explicar sobre a importância do remapeamento turístico. O prazo para a entrega obrigatória da documentação exigida pelo Ministério do Turismo (MTur) vai até o dia 05 de novembro de 2021.

“É muito importante que todos os municípios se habilitem para obter recursos não só do Ministério do Turismo, mas de outros órgãos que abram possibilidades de crescimento. O Governo, por meio da Setur está investindo constantemente em políticas públicas que fomentem o turismo no estado”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

Os municípios que desejam pleitear vaga no novo Mapa do Turismo Brasileiro, terão que ficar atentos aos critérios estabelecidos pelas portarias do MTur e do Governo do Maranhão, sendo necessário ter atenção aos requisitos obrigatórios, como Plano de Ação de Conselho Municipal do Turismo; quatro equipamentos turísticos, sendo um deles meio de hospedagem; um guia de turismo cadastrado.

Segundo a superintendente de Regionalização de Turismo da Setur, Gloria Pinto, foram realizadas oficinas nos polos turísticos do estado durante todo o ano de 2021. “Realizamos uma itinerância de 2 meses pelo Maranhão. Ao todo estivemos aplicamos oficinas para 46 municípios que estão buscando atualização, e para outros 21 municípios que estão pleiteando entrar no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Estamos buscando sensibilizar e orientar os municípios através de oficinas sobre a importância, informando como organizar o material e enviar em tempo hábil para inserção no sistema do MTur”, afirmou a gestora da regionalização do Maranhão, Gloria Pinto.

De acordo com Roseane Maia, turismóloga da prefeitura de Carutapera (MA), as oficinas foram de grande ajuda para o entendimento sobre os requisitos obrigatórios para a permanência no Mapa do Turismo Brasileiro. “Foi uma oportunidade de tirar dúvidas sobre o plano de ação, segmentação do turismo no qual o Conselho Municipal de Turismo conseguiu entender a importância da regionalização e do mapa”, firmou a turismóloga.

Atualmente o Maranhão possui 54 municípios divididos em 10 polos turísticos compondo o Mapa do Turismo Brasileiro, que é atualizado de dois em dois anos. As cidades que integram o Mapa do Turismo Brasileiro são inseridas pelos órgãos estaduais de Turismo a partir de critérios estabelecidos de forma compartilhada com o MTur. O novo mapa do turismo tem previsão de ser apresentado em janeiro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com