Banner02

Banner08

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Festejo de São Francisco das Chagas em São João do Sóter encanta pela grandiosidade

Consagrado como um dos maiores roteiros religiosos do Maranhão, o Festejo de São Francisco das Chagas realizado no povoado Alto do São Francisco, em São João do Sóter, finalizou sua vasta programação na noite dessa segunda-feira, 04 de outubro. Desde o dia 25 de setembro, fiéis de diversas regiões participaram de missas, romarias batizados, procissões e, ainda, de festivais de gastronomia e atrações culturais.

O turismo religioso costumava movimentar, em média, 20 milhões de viagens por ano e injetar R$ 15 bilhões na economia brasileira. O secretário de turismo do Maranhão, Catulé Júnior, falou sobre a importância do apoio dado ao município e sobre esse segmento do turismo.

“Os antigos turistas eram os peregrinos que se deslocavam entre territórios muitas vezes tendo a fé como motivação. Até hoje esse segmento tem lugar de destaque no turismo com as peregrinações a locais sagrados se tornando expressão da nossa religiosidade. Temos apoiado diversos festejos religiosos no estado e fiz questão de vir pessoalmente a São João do Soter na missa final celebrada pelo bispo da diocese e prestigiar essa incrível comemoração e celebração de fé que acontece há décadas nesse município” pontuou Catulé Júnior.
Uma estátua de 16 metros de São Francisco das Chagas foi construída em 2009 no santuário localizado no povoado Alto do São Francisco e desde então o festejo ganhou mais visitantes e grandiosidade. A cidade conta também com a basílica de São Francisco das Chagas que tem capacidade para 5 mil pessoas sentadas e 20 mil na área externa.

“A cada ano o Festejo de São Francisco ganha mais força e já chegamos a ter 100 mil visitantes. A prefeitura vem trabalhando para oferecer ao público que visita o povoado uma estrutura adequada, além de uma programação diversificada. O apoio do governo, por meio da Setur, é uma verdadeira homenagem aos romeiros que nos visitam”, disse a prefeita Josa Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com