Banner02

Banner08

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Carvalho Júnior, Teixeira Mendes e Laura Rosa serão homenageados pela prefeitura de Caxias

Os bustos de nomes da educação e da literatura serão homenageados no município
Já estão em Caxias no rol de entrada da Prefeitura Municipal em exposição, e serão entronizados na Praça Dias Carneiro, a Praça do Pantheon, no próximo dia 31 de outubro de 2021, os bustos de nomes da educação e da literatura que serão homenageados no município. 

Carvalho Júnior, poeta e escritor caxiense, vítima da Covid-19 em 2021; professora Laura Rosa, poetisa e incentivadora da criação da Academia Caxiense de Letras e primeira professora normalista de Caxias (MA); e Raimundo Teixeira Mendes, autor das palavras Ordem e Progresso que constam na Bandeira do Brasil, retirada do lema positivista. Um busto de Antônio Gonçalves Dias, também está em exposição no rol de entrada da Prefeitura de Caxias, porém este irá para a Academia Caxiense de Letras.

“Nós temos a Praça do Pantheon que é uma praça tradicional da cidade que conta com o Pantheon caxiense. Neste primeiro momento, em comemoração aos 210 anos da elevação de Caxias, de Arraial das Aldeias Altas à Vila de Caxias nós vamos entronizar os bustos de Carvalho Junior, Teixeira Mendes e Profª Laura Rosa. Essa data vai ficar cravada em nossos corações e na nossa cultura”, diz  Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Esses novos bustos, se juntarão aos de: Gonçalves Dias, Coelho Neto, Vespasiano Ramos e Francisco Dias Carneiro, que já estão afixados. Para dar essa caraterística tão marcante do povo caxiense, teremos mais três grandes nomes: do poeta Carvalho Júnior; da primeira professora normalista de Caxias (MA), Laura Rosa; e também de Raimundo Teixeira Mendes que se eternizou na Bandeira do Brasil, por meio da insígnias Ordem e Progresso extraída de um lema positivista”, destacou o coordenador de Patrimônio Histórico de Caxias, Wibson Carvalho.

O trabalho foi encomendado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.  As obras de arte foram esculpidas pelo artista plástico ludovicense, Eduardo Sereno. A ação também faz parte do Projeto Caxias Mais 200.

“Esta ação está dentro do projeto Caxias Mais 200, haja vista que daqui há dois anos Caxias comemora os 200 anos de Gonçalves Dias, quanto da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Só está sendo possível a entronização desses bustos graças a Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico, ao nosso departamento do Patrimônio Histórico e claro, da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que conseguiu reverter multas do Patrimônio Histórico em ações benéficas para a cidade”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com