Banner02

Banner08

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

De Leve


Eita Zé, pode larga de mão!
Nas rodas de conversas sobre política em São Luís não se fala noutra coisa. A pauta principal e dominante foi a manifestação ocorrida neste sábado (28) na cidade de São Mateus onde o ex-governador e deputado federal Zé Reinaldo Tavares reuniu num evento público alguns amigos e simpatizantes de sua pré-candidatura ao Senado. Por lá vários manifestantes exibiram faixas chamando o deputado Zé Reinaldo de "golpista, inimigo do povo...etc". Agora contam os bem informados que isso teria partido de adversários internos de Zé Reinaldo pois ele tem votado sempre a favor do governo Temer e contra as opiniões do governador Flávio Dino.

Eis a questão
Membros do Podemos (antigo PTN), no Maranhão já começaram a questionar de que forma sairão com candidato a governador sem coligação e sem tempo necessário na propaganda de TV.

Pindaré no Senado
Na última quarta-feira (25), o senador Roberto Rocha divulgou nas redes sociais um texto onde diz que o governador Flávio Dino está enganando todos os pretensos candidatos ao Senado do seu grupo político. "Lamento muito ver o governador Flávio Dino enganar todos os pretensos candidatos ao Senado do seu grupo, especialmente o ex-governador Zé Reinaldo. Deveria dizer logo que seu candidato é o mesmo que ele queria para a prefeitura de São Luís, em 2016: Bira do Pindaré", disse Roberto Rocha.

Erro primário 
Só após ser denunciada no Jornal Nacional da TV Globo foi que a assessoria da prefeitura de Parnarama resolveu se pronunciar sobre o caso envolvendo a Educação do município. Ao invés de aproveitarem a grande audiência da TV Globo, assessoria da prefeitura resolveu usar apenas as redes sociais e outros meios de comunicação. O prefeito Raimundinho Silveira tem uma grande oportunidade para através de um "decretão" exonerar quem fez a prefeitura perder a oportunidade de se pronunciar numa das TVs mais influente do planeta.

Mudanças em Matões
Circula em Matões há vários dias informações dando conta de que o prefeito Ferdinando Coutinho deve fazer nos próximos meses mudanças na sua equipe de governo e pode começar pelo comando da Saúde do município. Este blogueiro está finalizando mais algumas informações para trazer detalhes sobre esse e outros assuntos na política de Matões.

Crise aberta
Em Matões tem uma verdadeira crise política declarada na base de vereadores do prefeito Ferdinando Coutinho. O que antes era apenas reclamações nos bastidores, nesses últimos dias tem vindo a público nas sessões da Câmara de Vereadores através de reclamações contra secretários municipais (reveja).

Orelhas em pé
A aproximação do presidente da Câmara de Caxias, vereador Catulé com o presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho tem despertado a curiosidade em muitos observadores da política caxiense. Antes só nos bastidores e em trocas de demoradas ligações telefônicas, as conversas demorada ao pé de ouvido entre a dupla foi tornada pública recentemente num evento da Igreja Assembleia de Deus em Caxias e com direito a foto expostas na imprensa.

Incômodo
Incomodou muita gente em Caxias e região a declaração do vereador, médico Magno Magalhães de que é pré-candidato a deputado federal. Figuras conhecidas resolveram usar o lugar preferido dos covardes para atacar o vereador, o anonimato.

Segue cotado 
Embora muita gente em Caxias não quer nem ouvir falar que o ex-deputado Zé Gentil segue cotado para assumir cargo na gestão Flávio Dino, principalmente os opositores, essa articulação conta nos bastidores com o presidente estadual do PRB e deputado federal Cleber Verde, amigo dileto do prefeito Fábio Gentil.

Sem entender
A ida do ex-vice-prefeito e atual diretor regional da Agerp, Júnior Martins para conceder uma entrevista a um canal de TV em Caxias tecendo duras críticas ao prefeito Fábio Gentil criou uma dúvida enorme na cabeça de muitos. Pois ao que se sabe em Caxias é que tempos atrás, não muito distante, Júnior Martins andou bem próximo de aderir ao grupo político de Fábio Gentil. E mesmo a dupla não tendo chegando a um entendimento vem mantendo um bom diálogo mesmo que reservadamente.

Frase da semana
"Prefeito perdido, oposição extremamente ausente" (Autor desconhecido)

Chances mínimas
É quase zero as chances dos suplentes voltar a ser aliado do prefeito Luciano Leitoa, embora alguém já disse que na política tudo é possível inclusive nada. As declarações de Leandro Bello ao blogueiro Eduardo Rêgo caiu como uma bomba de efeito retardado no grupo Leitoa e causou muitas caras feias (veja).

Persona non grata
Após as declarações polêmicas ao Blog do Eduardo Rego e neste sábado (28), em entrevista ao radialista Eliezio Silva, o suplente de vereador Leandro Bello deve se preparar para ser tratado pelos Leitoas como uma espécie de Persona non grata - não querida - dentro do grupo. Entre Leitoas já se ouve falar sobre a oportunidade dada pelo prefeito Luciano Leitoa a Leandro Bello onde este passou mais de dez meses recentemente na cadeira de vereador.

Saiu do grupo
Dos últimos suplentes que assumiram o mandato na Câmara de Timon dois já sairiam do grupo de vereadores no Whatsapp, o primeiro foi Leandro Bello seguido de Neto Peças. No grupo ainda segue sem sair os suplentes Tiago Carvalho que só observa e Guiomar Oliveira que aqui acolá pública frases.

Jair mais forte
É gente do alto clero leitoista que não esconde de ninguém sobre a situação do vereador Jair Mayner – o ‘Pacificador da base’ – e pré-candidato a presidente da Câmara de Timon preferido do prefeito Luciano Leitoa. Essa turma conta que Jair Mayner saiu fortalecido ao deixar a Secretaria de Desenvolvimento Rural conseguiu deixar no seu lugar o atual novo secretário. Isso tem causado uma ciumeira geral entre aliados do prefeito Luciano Leitoa.

Big Brother
Circula entre os Leitoas que teria pesado na decisão do prefeito Luciano Leitoa em retornar os três vereadores – Jair, Helber e Chagas – o baixo desempenho da sua base na Câmara frente ao altíssimo nível de desempenho de membros da oposição. Até um serviço de filmagem foi acionado tempos atrás para acompanhar as sessões da Câmara Municipal, apelidado por alguns vereadores de "big brother" que ainda causa até incômodo.

O teste...
Os Moraes – vereador Juarez, ex-vereador Jeconias Moraes e Jeremias – irão ter a oportunidade de tirar uma dúvida que pode ainda existir na cabeça deles na relação com os Leitoas. Será a eleição da presidência da Câmara que se fosse hoje Juarez Moraes seria eleito a presidente da Câmara Municipal com maioria esmagadora, pois é o atual nome franco favorito na base do prefeito Luciano Leitoa contando com o apoio de oito vereadores dos 14 governistas. Mas, já existe informações de que 'forças ocultas' se movimentam para barrar o crescimento dos Juarezista e na mira estariam lutando para que pelo menos três vereadores mudem a intenção de voto. 

Mal humor
A grande maioria da base aliada do prefeito Luciano Leitoa anda com altíssimo nível de mal humor, mas tudo à boca miúda e só sai na destemida imprensa porque fonte se tem em todos os lugares. O motivo principal desse mal humor tem um nome, demissões.

Mudança no cenário
Como a cúpula leitoista não quer nem ouvir falar no nome do vereador Juarez Moraes como presidente da Câmara de Timon e o vereador Jair Mayner mesmo sendo o preferido não tem conseguido os apoios necessários, tudo indica que o presidente Uilma Resende será o consenso entre os governistas (reveja). E quem tem dito isso são membros do altíssimo clero da Câmara Municipal. Ah! E já trabalham nesse sentido.

Pura rejeição
Por falar no presidente da Câmara de Timon, vereador Uilma Resende confidencia fontes da mesma linhagem política dele que pode sim ter mudanças no cenário em benefício do próprio. Mas, primeiro ele precisa conseguir se livrar de algumas situações que lhe orbitam causando um distanciamento de seus pares por esse período à frente do cargo mais alto na Casa. “Algumas situações que orbitam o vereador Uilma Resende lhe causa a mais pura rejeição, inclusive distanciando ele de vários vereadores”, diz esta fonte que serve até de alerta para Uilma Resende se de fato sonha em ser o consenso na Câmara.

Dúvida cruel
“[17:53, 29/10/2017]: Estão falando por aí os comissionados aqui de Timon já receberam o restante de seus pagamentos na sexta feira. [17:54, 29/10/2017]: E os contratados quando vai ser? [17:55, 29/10/2017]: Tem muita gente sem receber”. Esse texto é apenas uma das várias mensagens que este blogueiro recebe todos os dias sobre o atraso no pagamento de servidores da prefeitura de Timon.

Dinamite do domingo
O Blog do Galo publicou neste domingo (29), o que pode ser considerado como a 'dinamite do final de semana' sobre a eleição da mesa diretora da Câmara de Timon. Num texto apurado e bem direto, a matéria tratou sobre o grande racha na base do prefeito Luciano Leitoa causando-lhe uma crise política interna sem precedente na história de Timon. Os adversários declarados e não do vereador Juarez Moraes curtiram.

SEGREDO DE PAUTA

Pressão e mais pressão
Uma vereadora regional tem recebido insistentes visitas desagradáveis de gente com suas prestações de conta debaixo do braço. O que desejam essas figuras poderosas? Simplesmente que a parlamentar mude sua intenção de votos numa disputa vindoura. Ah! Nesta mesma situação encontra-se edil sendo ameaçado de ser expulso do seu partido caso não mude o voto. Os repórteres e fontes deste blogueiro estão no encalço desta informação para trazer a público os detalhes em qual cidade isso está acontecendo e os nomes dos envolvidos ou se é apenas um caso lendário na política.

==================================================

>> Você pode enviar sugestões de notas para a Coluna De Leve através do e-mail:ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp deste blogueiro, (86) 99960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com