Banner02

Banner08

domingo, 26 de abril de 2015

Agora é Oficial!! Diretor do Saae de Caxias deixa cargo no próximos dias

O atual diretor do SAAE de Caxias, Carlos Alberto será mais um nomeado por Humberto Coutinho na Assembleia Legislativa.

Fim de ciclo. Na nota ‘Cargo’, do Gonzo da coluna de 16 de abril, enfatizei que o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Caxias (Saae), Carlos Alberto, “esteve prestes a entregar o comando da autarquia”… Na época, havia muito disse-me-disse nos bastidores e a boataria enfatizava uma suposta insatisfação do diretor com o núcleo duro do Palácio da Cidade… Mas agora tudo se esclarece: Carlos Alberto, na verdade, deixa o Saae para assumir a função de diretor-geral da Assembleia.
Após desgaste, Carlos Alberto (camisa amarela) deixa a direção do Saae de Caxias
O cargo, o segundo mais importante na hierarquia do Legislativo, transforma Carlos Alberto em braço direito de Humberto Coutinho. Subordinados a CA estarão outras 11 diretorias da Casa. Já na quinta-feira passada, à tarde, o novo diretor-geral esteve em São Luís e foi apresentado aos demais servidores do Palácio Manoel Bequimão.

Carlos Alberto deixa oficialmente o Saae no dia 30. Na função de comandante da autarquia, lá se vão mais de nove anos, desde a primeira gestão do ex-prefeito Humberto Coutinho. O reconhecimento do ciclo de conquistas relevantes na instituição favoráveis ao gestor é unânime, independentemente das críticas aos eventuais tropeços na sua trajetória. Antes da sua gestão, o Saae era um órgão problemático, deficitário e fonte inesgotável de sinecuras políticas. Não bastasse isso, são muitas as cabeludas histórias que relatam irregularidades e apropriação indevida de recursos da autarquia no passado… Daí porque gera grande expectativa o nome do substituto, que, em princípio, seria um engenheiro mecânico que já trabalha há mais de cinco anos na empresa, também oriundo do antigo quadro da Cemar e pessoa da confiança de Carlos Alberto. 

Canos velhos
Além da expectativa em relação ao nome do novo diretor, a saída de Carlos Alberto causa indagações porque se dá no momento em que o Saae luta para concluir a troca de todos os velhos canos de amianto da área central da Princesa do Sertão e demais bairros abastecidos pela ETA de Volta Redonda…

Complicado
…Muito mais complicado do que foi a troca e interligação de todo o sistema de abastecimento do lado esquerdo do Itapecuru, a substituição dos canos no lado direito do rio acarretou desde o início forte desgaste na administração Léo Coutinho devido à buraqueira na esteira das obras…

À exaustão
…A demora na conclusão dos serviços, os transtornos urbanos, a interrupção de ruas e o consequente congestionamento no trânsito foram explorados à exaustão pelos oposicionistas locais…

Novos buracos
…O caos urbano, óbvio, acabou atingindo também a imagem de Carlos Alberto, que, a partir dali, passou a ser rotineiramente criticado… A coisa piorou ainda mais com o início da pavimentação asfáltica de ruas da cidade, pois, de regra, logo após o asfalto o pessoal do Saae surgia para cavar novos buracos nos logradouros recém-pavimentados…

Importância
…Apesar disso, as obras de substituição dos velhos canos de amianto devem cessar em dois meses, segundo o próprio Carlos Alberto, que realça a importância de tudo o que foi feito ou está sendo feito: “O Saae é atualmente uma instituição de referência. Posso afirmar que Caxias tem agora um dos melhores sistemas de abastecimento de água do país”…

Oxigenação
…Contatado pelo redator da coluna, por telefone, CA disse que aceitou o novo desafio do cargo de diretor-geral da Assembleia porque chegou à conclusão de que já teria cumprido a sua missão à frente do Saae e que o órgão também precisa de oxigenação…

Novo desafio
…Mas o agora ex-diretor também frisou que continuará como uma espécie de consultor da autarquia municipal, “sempre pronto a atender qualquer solicitação do prefeito Léo Coutinho”… E fez questão de acentuar que sua saída foi “consensual”, e que não teria havido desentendimento entre ele e o prefeito… “Apenas vou para um novo desafio”, concluiu…

Assemae
…Com visibilidade na área, Carlos Alberto chegou a assumir inclusive a presidência da Associação Nacional das Empresas Municipais de Saneamento (Assemae), instituição de credibilidade e respeitada desde a Velha República…

Venda
…Quanto à suposta venda do Saae, boato muito disseminado nos bastidores tupiniquins, é verdade que empresas privadas estão de olho gordo na autarquia, pelas razões elementares da pretensão de um grande lucro financeiro, pois o órgão é hoje superavitário…

Distância
…No entanto, entre o interesse privado e o alegado interesse da parte do Palácio da Cidade em fazer isso haveria uma distância enorme…

Especulação
…Dias atrás, por telefone, em conversa com Humberto Coutinho sobre o assunto, ouvi dele que a história da venda da autarquia é pura especulação e que, se depender dele, algo nesse sentido sequer irá à discussão: “Isso está completamente fora de cogitação”, reagiu o deputado

(Da Coluna Caxias em Off, por Jotônio Viana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com