Banner02

Banner08

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Coluna de Leve


Confirmando e anunciado

O anúncio do ex-governador do Maranhão e senador recém eleito como ministro da Justiça do futuro governo Lula já não pegou mais ninguém de surpresa, assim como os outros nomes anunciados até aqui.

Disputa acirrada

A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão que parecia algo muito tranquilo até então começa a esquentar o clima. De um lado o governador Carlos Brandão e a senadora Eliziane Gama com a candidata, deputada recém eleita Iracema Vale. Do outro o ex-governador Flávio Dino, senador Weverton Rocha, deputado federal Márcio Jerry e o vice-governador recém eleito apoiando o deputado Othelino Neto, e este dizendo que já tem o apoio de 20 deputados.

Querem espaços

Circula em São Luís que a ala ligada ao ex-governador Flávio Dino deseja indicar os secretários no governo Carlos Brandão a partir do próximo ano da Saúde, Educação e Cidades. E na Educação o nome defendido pelos Dinistas seria de Diego Galdino.

Caxias de luto

A semana que passou deixou a cidade de Caxias enlutada pois perdeu de forma precoce dois jovens. O presidente da Câmara Municipal, vereador Teódulo Aragão e o assessor da prefeitura e esposo da vereadora Cíntia Lucena, Sinésio Aquino, ambos estavam no mesmo veículo quando sofreram acidente na BR 316.

Passando da hora

Já não existem mais desculpas para os políticos da região dos Cocais se unirem na luta pela duplicação da BR 316, pelo menos no trecho de Caxias a Timon. As estatísticas de acidentes nessa estrada é a maior prova da necessidade da duplicação dessa BR que muitas vezes só serve para discurso no período eleitoral.

Eleição da Câmara I

Com o falecimento do presidente da Câmara de Caxias, vereador Teódulo Aragão é necessário que se faça eleição da Mesa Diretora pois a que foi antecipada perdeu a validade. Menos sem data marcada para acontecer a próxima eleição o nome do vereador e jornalista Ricardo Rodrigues (PT) surge forte meio a muitas movimentações de bastidores na tentativa de formação de outra chapa. Sobre o nome do vereador Ricardo Rodrigues nessa disputa o Blog do Ludwig publicou em primeira mão (VEJA).

Eleição da Câmara II

As fontes que acompanham os bastidores da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Caxias revelaram que o vereador Ricardo Rodrigues já conta com o apoio de pelos menos uma dezena de vereadores. Mas, quem conhece sabe que eleição de Câmara é sempre uma caixinha de surpresa. É aguardar para conferir.

Não demora

A expectativa entre os aliados do prefeito de Caxias, Fábio Gentil é que ele não demora mais para anunciar oficialmente o pré-candidato a prefeito do seu grupo político. Que não é segredo e o prefeito Fábio Gentil inclusive teria tratado sobre isso recentemente para um grupo de pessoas onde disse publicamente que o jovem secretário municipal adjunto de Urbanismo, José Gentil Neto, o Gentil Neto, é sim o escolhido por ele. “Gentil Neto é o nosso pré-candidato a prefeito e peço que ajudem a fortalecer seu nome em Caxias”. Esse teria sido o tom do prefeito na reunião.

Quase governo

Em Matões dizem que não demora sair uma definição dos vereadores ditos independentes, que são: Aurélio da Mata, Ilma Solimar, Professor Tijão e Cristine Pinheiro. Nos quatros cantos da cidade o comentário é que o quarteto tem tendência de se aliar ao grupo do prefeito Ferdinando Coutinho e apoiar o nome do secretário de Governo, Nonatinho na disputa pela prefeitura em 2024. Mas, até aqui os vereadores continuam em silêncio quando o assunto é definição de lado, se para a sombra do governo ou o Sol escaldante da oposição.

Na defesa da prima

O super secretário de Estado da Articulação Política, ex-deputado Rubens Pereira, o Rubão não esconde de ninguém que deseja ver sua prima, a prefeita de Timon, Dinair Veloso reeleita em 2024. Com isso qualquer adversário da prefeita Dinair Veloso já pode botar nos cálculos que ela tem um aliado que senta na sala ao lado do gabinete do governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões.

Fora da disputa I

Aliados próximos do deputado Rafael Leitoa contam sem pedir segredo que ele estaria fora da disputa eleitoral pela prefeitura de Timon em 2024. Já outros dizem que se ele falou isso deve ter cruzados os dedos na hora, pois seu maior sonho é ser prefeito de Timon e esse teria sido o principal motivo do rompimento com seu tio Chico Leitoa e o primo Luciano Leitoa quando escolheram o nome de Dinair Veloso.

Fora da disputa II

Os mesmos aliados do deputado Rafael Leitoa que andam espalhando que ele desistiu da disputa eleitoral de 2024 contam também que o mesmo vai se mudar para São Luís e passar mais tempo por lá e estaria cotado para assumir uma secretaria no governo do Estado. Por um lado, passando mais tempo em São Luís o deputado Rafael Leitoa vai evitar o que político não gosta, dos pidões antipáticos e gente que gosta de conversar fiado.

Nada de rompidos

Quem andou espalhando que a prefeita de Timon, Dinair Veloso teria rompido ou distanciado dos seus dois principais conselheiros políticos, os ex-prefeitos Chico Leitoa e Luciano Leitoa precisava ter visto as cenas nesta segunda-feira (12), durante uma solenidade na prefeitura municipal. Os discursos de Chico Leitoa, Luciano Leitoa e Dinair Veloso teve foi muitas trocas de afagos entres eles.

Altos papos

Chamou atenção dos observadores durante a inauguração da galeria dos prefeitos de Timon na sede da prefeitura nesta segunda-feira (12), o bate papo demorado e por vários momentos do ex-prefeito Luciano Leitoa e da deputada Socorro Waquim. A longa conversa entre Luciano Leitoa e Socorro Waquim parecia àqueles amigos das antigas que estavam muito tempo sem se ver.

Zero papo

Não se sabe ainda se foi o Cerimonial da prefeitura de Timon ou mera coincidência colocar a deputada Socorro Waquim ao lado do ex-prefeito Chico Leitoa durante a inauguração nesta segunda-feira da galeria dos prefeitos de Timon. Quem presenciou a cena viu que Socorro Waquim e Chico Leitoa tem quase nenhuma simpatia um pelo outro e foi zero papo entre ambos.

Uilma na disputa

Cresce as especulações dando conta de que o presidente da Câmara de Timon, vereador Uilma Resende pode ser o pré-candidato a prefeito do grupo do deputado estadual Rafael Leitoa. Raposa das mais felpudas na política timonense, o vereador Uilma Resende tem evitado tratar sobre o assunto publicamente.

Camila na saúde

O jornalista Ademar Sousa publicou em seu blog (VEJA) informação dando conta de a gestora Regional de Saúde, odontóloga Camila Pereira pode ser nomeada como secretária de Saúde de Timon. Camila Pereira é filha do secretário de Estado da Articulação Política, Rubão e da ex-prefeita de Matões, Suely Pereira e prima da prefeita Dinair Veloso. Até agora ninguém cuidou em negar a informação do intrépido e decano da comunicação por essas bandas jornalista Ademar Sousa.

Pode ter união

Com a possível saída do deputado Rafael Leitoa da disputa pela prefeitura de Timon em 2024 a tendência é que o diálogo melhore na oposição de Timon. O nome do parlamentar tem altíssima rejeição entre as principais lideranças de oposição, estes dizem não acreditar no rompimento dele com seu tio Chico Leitoa e o primo Luciano Leitoa. Os mais xiitas oposicionistas acreditam que mesmo que tenha rompido e caso se eleja prefeito o deputado Rafael Leitoa pode ir pedir perdão para o tio e o primo, com isso voltando tudo com dantes no quartel de Abrantes.

Rumo a Câmara 

Consta que o vice-prefeito de Timon, empresário comunista João Rodolfo pode disputar uma vaga na Câmara de Timon nas eleições de 2024, com isso se mantendo no jogo político local.

Perde um

Tem vereador na base da prefeita Dinair Veloso dizendo sem pedir segredo que rompe com ela caso a mesma se filie no PT. O parlamentar alega questões de princípios e disso não abre mão de forma alguma. Vamos ver até lá se esses destemido parlamentar sustenta a palavra e tenha coragem de sair da sombra frondosa da prefeitura municipal.

Nome novo

Circula informação dando conta de que uma igreja evangélica das mais influentes do país com congregações em Timon pode apresentar um novo nome para a disputa de uma vaga na Câmara de Vereadores. As decepções têm motivado essa mudança e agora a tendência é estimular surgimento de novas lideranças políticas.

SEGREDO DE PAUTA

De mala e cuia

Tem político deixando de vez sua terra natal e já começou a tira quase tudo de sua luxuosa residência bem localizada na área mais cara da cidade. E uma fonte deste blogueiro que passou na frente da residência deste político nesta segunda-feira (12), conseguiu flagrar até a retirada do sistema de energia solar.

===============================

>> Você pode contribuir com a coluna De Leve enviando sugestões de notas através pelo e-mail: ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp do blogueiro, (86) 99960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com