Banner02

Banner08

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Segurança institucional é tema de reunião no Fórum de Timon

Juízes e autoridades durante reunião em Timon
A segurança institucional na Comarca de Timon foi o tema de uma reunião realizada no Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves, nesta quarta-feira (20). No encontro, foram discutidos de forma ainda mais ampla os problemas relativos à segurança dos magistrados, servidores e jurisdicionados no interior do prédio do Fórum, principalmente durante a realização de audiências criminais.

De acordo com o juiz Rogério Monteles, diretor do fórum e titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon, a reunião contou com a presença dos José Elismar Marques e Josemilton Barros, dos promotores Fernando Evelim e Fernando Berniz, da defensora pública Creuza Lopes, o diretor Francisco de Assis da Silva e os agentes penitenciários do Centro de Ressocialização Regional de Timon, além da equipe de seguranças e policiais militares do Fórum de Timon.

Na abertura da reunião, Monteles frisou sobre as ações deliberadas e já cumpridas da reunião que ocorreu entre o Ministério Púbico e o Fórum de Timon na última segunda-feira (18), também sobre o mesmo assunto, como a utilização de detectores de metais nas entradas do prédio, a limitação no acesso aos gabinetes de juízes e a padronização dos procedimentos de segurança nas audiências das varas criminais. O magistrado destacou, ainda, sobre as obras que serão realizadas no prédio no sentido de possibilitar a entrada dos presos por portão próprio com acesso direto à cela.

José Elismar Marques, da 3ª Vara Criminal de Timon, sugeriu o deslocamento de todos os gabinetes de varas criminais para um mesmo corredor, facilitando o controle e o acesso direto dos presos aos mesmos. “Seria interessante realizar um treinamento com todos os envolvidos com a segurança institucional para que seja elaborado um plano de ação para situações de crise”, ressaltou Josemilton, titular da 1ª Vara Criminal.

Já os promotores de Justiça Fernando Berniz e Fernando Evelim observaram a importância das ações já implementadas e fizeram sugestões, como melhorar a segurança na chegada de presos, delimitar e sinalizar o Fórum como área de segurança e a adoção de uma postura ainda mais atenta dos agentes penitenciários, policiais militares e vigilantes. O diretor do presídio, Francisco de Assis, descreveu inúmeras dificuldades enfrentadas pelo corpo funcional do presídio. “Existe um elevado número de presos no presídio com um contingente mínimo de agentes penitenciários e veículos próprios para o transporte, o que muitas vezes inviabiliza o deslocamento dos presos para as audiências”, disse, destacando a grande deficiência no material de segurança disponível, como falta de armas e coldres.

Ao final da reunião, ficou decidido que será emitido um oficio conjunto para cobrar providências junto à Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária. O sargento PM Carneiro destacou a necessidade de aumentar o contingente de policiais militares. Já os vigilantes Arruda e Alves informaram que o treinamento ministrado para vigilantes possui o curso de gerenciamento de crise. “Todas as sugestões foram anotadas e novas ações serão tomadas, buscando sempre melhorar as condições de segurança na Comarca de Timon”, finalizou Rogério Monteles. (Ascom/TJMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com