![]() |
| Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM) |
O objetivo do encontro foi refletir sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, compreendendo que ensinar a ler e a escrever envolve diferentes práticas sociais. Esses processos são interligados e plurais, reconhecendo a complexidade da linguagem e suas múltiplas formas de uso.
A coordenadora de Diversidade e Direitos Humanos da Semed, Cleane Galiza, destacou a relevância da iniciativa. “O evento é importante por trazer os debates da alfabetização e do letramento, inserindo também a educação inclusiva, a educação antirracista e a valorização da leitura e da contação de histórias. Por isso, professores e coordenadores das escolas são o público-alvo e participam ativamente desta programação.”
Já a diretora de Formação, Avaliação e Inovação da Semed, Iradênia Souza, ressaltou o impacto para os educadores da rede municipal. “O seminário busca incentivar a leitura literária das crianças na escola e, ao mesmo tempo, evidenciar os direitos que elas têm, não apenas no espaço escolar, mas também em outros contextos sociais. Contamos com a participação de professores e coordenadores do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino, além de palestras ministradas por profissionais qualificados na área de alfabetização e letramento.”
O evento também contou com palestrantes formados em instituições renomadas, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com