A Câmara Municipal de Timon aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (29), importantes projetos de lei que reforçam a valorização dos Guardas Civis Municipais e ampliam os investimentos na segurança pública do município.
Durante a sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 001/2026, de autoria do Poder Executivo, que atualiza dispositivos do Estatuto da Guarda Civil Municipal e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, fortalecendo a estrutura da corporação e garantindo mais segurança jurídica aos profissionais.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 003/2026, que assegura reajuste de 7% no vencimento-base dos guardas civis, além do aumento do Auxílio Fardamento, que passa de R$ 1.000 para R$ 1.500, representando um acréscimo de 50% no benefício.
Para o presidente da Câmara, Uilma Resende, a aprovação em tempo recorde demonstra a sintonia entre o Legislativo e o Executivo e o compromisso institucional com a segurança da população.
“É um momento importante de valorização de quem contribui diretamente com a segurança pública do nosso município. A Guarda Municipal hoje atua de forma integrada com a Polícia Militar e a Polícia Civil, auxiliando fortemente em todas as ações. Esses homens e mulheres colocam suas vidas em risco para garantir a segurança da população, e o Poder Público precisa reconhecer isso”, destacou o presidente.
Uilma Resende ressaltou ainda que a sessão extraordinária foi convocada logo após o envio do projeto pelo Executivo, reforçando a agilidade da Câmara em atender demandas estratégicas para a cidade.
“Segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos. A Câmara cumpre sua obrigação ao garantir direitos e valorização a esses profissionais que cumprem diariamente a sua missão”, completou.
A comandante da Guarda Civil Municipal Maria das Graças também destacou a importância da medida e agradeceu o apoio do Legislativo e do prefeito Rafael Brito.
“Só temos a agradecer à Câmara Municipal, aos vereadores e ao prefeito Rafael pela sensibilidade e valorização da Guarda Civil. O reajuste do salário base e o aumento do auxílio fardamento representam reconhecimento, motivação e melhores condições de trabalho para continuarmos protegendo a população de Timon”, afirmou.
O presidente da Câmara também lembrou que o município tem avançado em investimentos estruturantes na área da segurança, com a entrega de equipamentos, como drones, além de capacitações e ações integradas entre as forças de segurança.
“O Executivo tem investido, equipado e integrado as forças de segurança. Cabe a nós, no Legislativo, fazer a nossa parte, valorizando cada servidor e fortalecendo a Guarda Municipal como peça fundamental na proteção da cidade”, concluiu.
Com a aprovação dos projetos, Timon dá mais um passo concreto na consolidação de uma política de segurança pública baseada em integração, valorização profissional e compromisso com a população.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com