O título foi concedido em dezembro de 2019, durante reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, realizada em Bogotá, na Colômbia. Agora, com a entrega do documento em território maranhense, o reconhecimento internacional foi celebrado com ainda mais emoção.
A solenidade contou com a presença da diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que fez a entrega oficial do certificado ao governador Carlos Brandão. Também participaram o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Laudemar Aguiar, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, o secretário de Estado da Cultura, (Secma), Yuri Arruda, o secretário Extraordinário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão e o presidente da Fundação da Memória Republicana, Kécio Rabelo.
A festa começou na Casa das Minas, no bairro Madre Deus, de onde um vibrante cortejo de grupos de Bumba Meu Boi seguiu pela Rua São Pantaleão até a Capela de São Pedro, palco principal da celebração. A programação incluiu apresentações da Companhia Barrica e do cantor Betto Pereira, encerrando o evento em clima de alegria e pertencimento cultural.
Para Marlova Noleto, o reconhecimento vai além da festa: “O Patrimônio Imaterial reconhece todos os aspectos da riqueza do Bumba Meu Boi: os religiosos, históricos, culturais, seus diferentes sotaques, mestres, mestras e brincantes. É uma grande alegria fazer esta entrega hoje em São Luís.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com