Banner02

Banner08

domingo, 23 de abril de 2023

Indicação de Aluízio Santos solicita instalação de campus da UEMA em Chapadinha

O parlamentar considerou a importância da universidade para o ensino, pesquisa e extensão na modalidade tanto do ensino presencial como à distância
O deputado estadual Aluízio Santos (PL) apresentou indicação sugerindo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe ofício ao Governo do Maranhão, solicitando providências no sentido de que seja analisada e alocada a fonte de recursos para a criação de um polo de ensino superior da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), no município de Chapadinha.
 
Em sua justificativa, o parlamentar considerou a importância da universidade para o ensino, a pesquisa e extensão na modalidade tanto do ensino presencial como à distância. Aluízio Santos frisou, ainda, que oportunizar aos jovens o acesso ao ensino superior público e gratuito é dever do poder público e um direito previsto na Constituição.
 
"A nossa intenção é oportunizar aos jovens da nossa região acesso ao mundo do conhecimento acadêmico visando à compreensão do verdadeiro papel social que irão desempenhar na sociedade no futuro. É uma proposta prevista no artigo 208, inciso V, da Constituição Federal de 1988, determinando que o dever do Estado com a educação superior será efetivado mediante a garantia de "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um", destacou.
 
Para reforçar o pedido, Aluízio Santos usou dados estatísticos do IBGE e apontou que a localização geográfica da cidade, às margens da BR 222, produz uma dinâmica econômica, social e política sem precedentes. De acordo com o deputado, é através da educação que os chapadinhenses terão mais oportunidades para uma futura ascensão social e econômica.
 
"A cidade de Chapadinha apresenta uma população estimada em 80.705 habitantes, segundo dados do IBGE 2021, que,  juntamente com a localização geográfica, às margens da BR 222, produz uma dinâmica econômica, social e política sem precedentes. Uma obra dessa magnitude reafirma a política do Governo do Estado, no que tange criar oportunidades aos maranhenses de terem acesso ao ensino superior gratuito. É através da educação que os chapadinhenses terão mais oportunidades para uma futura ascensão social e econômica", frisou.
 
O pedido de providências será direcionado ao governador Carlos Brandão (PSB), com cópia ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Walter Canales Sant´Ana, para analisar a possibilidade do investimento.
 
Iniciativa benéfica
 
Aluízio Santos afirmou também que requer uma adoção urgente da referida medida, por entender que o campus permanente da universidade atenderia, além de Chapadinha, outros municípios da região, como Anapurus, Belágua, Brejo, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo e Urbano Santos.
 
"A instalação de um polo da UEMA em Chapadinha vai habilitar profissionais em formação superior, permitindo que enxerguem novas soluções para os desafios do dia a dia, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade e da região, assim como para a construção de uma sociedade mais justa", concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com