Banner02

Banner08

segunda-feira, 13 de março de 2023

Primeiro dia do Congresso Estadual do Municipalismo é marcado por recorde de público, parcerias e qualidade nos debates sobre gestão municipal

O primeiro dia do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão  (Famem)  foi realizado nesta segunda-feira (13), com a participação do governador do Maranhão, Carlos Brandão, o presidente da Famem, Ivo Rezende, e diversas autoridades

Durante a abertura oficial do Congresso, que conta com mais de 3 mil inscritos, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos,  vereadores de todo o estado, personalidades políticas, jurídicas e de outros setores, que se destacaram durante os últimos anos no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios e dos cidadãos maranhenses, lotaram o auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae, em São Luís.

Em seu discurso, o presidente da Famem, Ivo Rezende, ressaltou a união dos prefeitos. “Este evento é muito especial e atua como a confirmação que os municipalistas entenderam o novo momento de unidade e força que vivemos. Trabalharemos cada vez mais alinhados com o nosso governador, pelo nosso povo vocacionado, pois só há como pensar no desenvolvimento do Brasil e do nosso Estado, se antes pensarmos e olharmos com sensibilidade para os municípios" enfatizou o presidente. 

Na oportunidade, Ivo Rezende, que também é prefeito de São Mateus, condecorou o governador Carlos Brandão com o título simbólico de "218 prefeito do Maranhão", pela trajetória em prol do fortalecimento do municipalismo, presenteando-o com o mesmo broche dado a todos os prefeitos na cerimônia. 

Parcerias firmadas

Ainda na manhã do primeiro dia de evento, foram assinados termos de doação, cooperação técnica e financeira, entre a Famem e Governo do Estado, por meio do Procon, Instituto de Colonização e Terras (Iterma), Secretaria de Segurança Pública (SSP/MA), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Saúde (Ses), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e, também, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Destaque para a assinatura do Termo de Doação entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência de Serviços (Segep) e Famem, destinando uma área para a construção da sede própria da Federação, celebrando o compromisso com a entidade, que trabalha no intuito de defender os interesses dos municípios maranhenses, um novo espaço dotado de infraestrutura adequada para receber os associados. 

O governador Carlos Brandão reforçou a importância das diversas ações e obras firmadas durante o evento, como marca da união com os municípios na sua gestão. "Hoje anunciamos vários atos importantes, parcerias e obras em diversos setores, para que os nossos prefeitos possam perceber como serão os primeiros passos que darão durante o nosso governo. Um evento com simbolismo forte, um momento histórico que me deixa bastante satisfeito em vivenciá-lo, realizando o sonho de unir a todos, pelo bem do Maranhão", frisou o governador.

Na parte da tarde, o Congresso foi marcado pela presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que ministrou a palestra sobre "Como as Tecnologias de Informação e Comunicação influenciam nas Relações Institucionais para o Desenvolvimento da Sociedade".

O Congresso

Com temas voltados ao pacto federativo e administração pública, o I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense foi criado para levar aos gestores municipais um intercâmbio de conhecimento, com uma programação intensa de oficinas, palestras, feiras e debates. Para o segundo e último dia, nesta terça-feira (14), estão previstas as palestras do  destaque para a palestra do ministro da Justiça Flávio Dino, que vai falar sobre “Pacto Federativo” e do Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, que vai explicar os planos do governo sobre o novo Programa Minha Casa, Minha Vida e o que será feito das obras inacabadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com