Banner02

Banner08

sexta-feira, 31 de março de 2023

Municipalismo reúne três ministros maranhenses na mesma mesa

O municipalismo maranhense viveu um momento histórico, na noite desta quarta-feira (29), em Brasília. Pela primeira vez, em uma reunião na Câmara dos Deputados, prefeitos e prefeitas participaram de uma reunião com três ministros maranhenses na mesma mesa. A façanha foi fruto de uma articulação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e aconteceu durante o encontro dos gestores municipais do Maranhão com a bancada maranhense no Congresso Nacional. As presenças da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e dos ministros das Comunicações, Juscelino Filho e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, fortaleceram o municipalismo maranhense e reforçaram o momento que o estado vive em relação à proximidade com o governo federal. Além deles e de vários deputados federais, os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama também participaram do encontro, que reuniu ainda vice-prefeitos, vice-prefeitas e cerca de 60 prefeitos e prefeitas maranhenses.

O coordenador da bancada, deputado federal Márcio Jerry, falou sobre a unidade e a disposição de todos e todas em auxiliar, de forma incondicional, as gestões municipais. Weverton e Eliziane também destacaram o momento ímpar, deixando a certeza de que o Maranhão, independente das disputas eleitorais, está unido em favor da melhoria da qualidade de vida do cidadão e da cidadã. Os três ministros reafirmaram a posição de auxiliar as gestões municipais de forma transversal, facilitando acesso aos demais Ministérios. O presidente da Famem, Ivo Rezende, aproveitou para apresentar uma série de pautas de interesse dos municípios, pedindo à bancada que apoiem os pleitos. Um dos principais pontos foi relativo à Reforma Tributária, por uma distribuição mais justa dos impostos arrecadados. Outro assunto de destaque foi a luta pela prorrogação da nova Lei das Licitações, prevista para ser implementada já a partir de abril. Prefeitos e prefeitas pedem mais tempo para prepararem seus quadros técnicos e solicitam que sua adoção passe a ser a partir de março de 2024. O presidente lembrou ainda a atenção que todos devem ter para as consequências causadas pelas fortes chuvas em nosso estado, onde mais de 50 municípios já declararam Situação de Emergência.

O fato de três ministros maranhenses estarem juntos, discutindo a pauta municipalista, foi muito comemorada por todos os presentes. Ainda mais pelo alinhamento que existe com o governador Carlos Brandão, também municipalista convicto. Prefeitos e prefeitas saíram entusiasmados e esperançosos de que as portas se abrem para uma nova história nas gestões municipais no Maranhão.

Finalizando a reunião com chave de ouro, o presidente Ivo Rezende anunciou a realização dos congressos municipalistas regionais pelo Maranhão e que,  já a partir de maio, a Famem inaugura um escritório em Brasília para dar todo o apoio necessário aos prefeitos e prefeitas, não apenas para facilitar marcação de audiências com autoridades, mas, sobretudo, para oferecer apoio jurídico e técnico para que os gestores tenham acesso a projetos e ações disponíveis no governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com