Manoel Ribeiro entrou na vida pública na década de 70, como vereador de São Luís. Sempre foi destaque em sua atuação parlamentar e como presidente da Câmara Municipal, criou a Associação dos Vereadores do Maranhão (AVEMA). Com imenso destaque na Casa do Povo, Manoel foi “intimado” pelos seus colegas parlamentares a disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa. E assim aconteceu. Ele renunciou a Câmara em 1990 e se elegeu para deputado estadual. Era o começo de uma grande história política dentro do Estado do Maranhão.
Dono de vasta experiência na política, ele foi presidente da Assembleia por dez anos, de 1993 a 2003. Sempre desenvolvendo o trabalho municipalista, foi o mais votado por três vezes consecutivas, em todas as sessões. Na época, Roseana Sarney era governadora do Estado.
Foi na gestão de Manoel Ribeiro que foi idealizado o novo prédio da Assembleia Legislativa, no Rangedor, o qual funciona até hoje, assim como a conclusão e ampliação do espaço social no Maiobão. Ele também foi o criador do Programa “Nota na Mão”, que trouxe inúmeros benefícios para o Estado.
“Durante minha gestão nós pudemos proporcionar muitos benefícios para os servidores. Informatizamos a Assembleia, com cursos de informática, firmamos Convênio com o Senado Federal, onde conseguimos a doação de mais de 70 computadores para uso dos servidores. Reformulamos também o quadro funcional todo, onde criamos o plano de cargos e salários para os funcionários”, destacou Manoel Ribeiro.
Legislativo atual
Questionado sobre o atual parlamento estadual , Manoel disse que o Governo não ouve o legislativo, e que os deputados aceitam tudo do Executivo.
“Na minha época, o Governo escutava o legislativo, coisa que eu estranho nos dias atuais. Hoje não se ouve o legislativo, o legislativo aceita tudo do executivo, quando deve se ter debate nos assuntos. Vejo que existe muita diferença do parlamento de hoje para o da minha época. Não vejo efeito participativo dos parlamentares, me parecem tímidos no quesito de discutir, questionar as demandas do Estado“, ressaltou.
Ele disse ainda que quer voltar para a Assembleia para ser o deputado combatente que sempre foi.
“Hoje a Assembleia está meio adormecida, quero voltar para fazê-la acordar. Quero participar das discussões do meu Estado, o parlamento estadual é para isso e nós enquanto parlamentares estamos lá justamente para lutar e representar o nosso povo”, disse.
Sobre as eleições majoritárias, Manoel disse que apoia Carlos Brandão, apesar de ainda não terem conversado. Quanto ao Senado, ele disse que não tem candidato.
Vida limpa e Ida para o MDB
Durante toda sua trajetória política, Manoel Ribeiro nunca teve seu nome envolvido em nenhum processo de improbidade administrativa, nunca respondeu a nenhum processo, é ficha limpa por completo. Mesmo fora da política há oito anos, ele está sempre atento ao Maranhão, e por isso, quer voltar a legislar em prol dos maranhenses.
O candidato a deputado estadual já passou pelo PTB e PRB. Hoje ele faz parte dos quadros do MDB, onde disputará a eleição de Outubro próximo.
“Fui para o MDB a convite de José Sarney, para ajudar Roseana a reformular o partido. Lá estou me sentindo bem, é uma legenda leve. Vale lembrar também que o MDB estava adormecido, e ela veio para sacudir o Partido. Não tenho dúvidas que será a deputada federal mais votada do Maranhão”, declarou.
Vale ressaltar que Manoel é irmão do Prefeito de Arame, Pedro Fernandes, e tio do deputado federal Pedro Lucas, com quem também tem parceria nessas eleições.
Sobre a volta ao cenário político, Manoel Ribeiro disse que hoje está extremamente entusiasmado em voltar para a Política.
“Hoje estou entusiasmado igual aquele jovem na década de 70 quando me candidatei a vereador. Estamos fazendo nossa campanha como sempre fiz, visitando os bairros, mostrando para as pessoas que sou candidato novamente, e graças a Deus tenho sido muito bem recebido por onde passo. É gratificante a gente visitar as comunidades e as pessoas lembrarem das nossas ações, projetos, serviços prestados a população, são coisas que as pessoas não esquecem e que nos deixam muito satisfeitos”, reiterou o emedebista.
Manoel disse ainda que sua principal bandeira é o Maranhão.
“Quero trabalhar dia e noite para que possamos desenvolver o nosso Estado. Recuperar estradas, a saúde, a educação, o esporte. Eu fui presidente do Sampaio Corrêa e tenho uma ligação muito forte com o nosso esporte maranhense. Sempre fui grande incentivador da área e assim continuarei sendo voltando para a Assembleia Legislativa”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com