Propaganda Superior

Propaganda Superior
Inscreva-se em nosso canal

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Prefeitura de Caxias celebra 6º ano de realização da Feirinha da Gente

Neste domingo (10), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e toda a gestão municipal e os caxienses, celebrou o 6º ano de realização da Feirinha da Gente. A Feirinha acontece desde julho de 2017.

Dentre as atrações que se apresentaram neste domingo: Banda Lira Municipal, WX Goup, Cultura Hip Hop (Paulo Oliveira), Balé da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Dj Hiaggo Brender animaram o público. Teve ainda oficina de Pintura Facial para crianças e sorteio de brindes.

“A gente está com aulas de Hip Hop na Escola Municipal de Dança, que fica no Restaurante Popular. Nas quartas e sextas-feiras, a partir das 19h estamos por lá”, disse Paulo Oliveira, representante da Cultura Hip Hop.

Além disso, a Feirinha dispõe de café da manhã, artesanato local, produtos da agricultura familiar, bazar, drinks, comidas típicas, dentre outras opções que estiveram presentes em mais uma edição da Feirinha.

Pedro Arcanjo, artesão, destaca que a Feirinha é um espaço que deu vazão para o artesanato local. “A gente está voltando e firme. É um projeto que deu certo e hoje o domingo da gente não é mais o mesmo quando não tem Feirinha. E, todo mundo está de parabéns“, frisa Pedro Arcanjo, artesão.

A UBS da Nova Caxias realizou atendimentos, levando vacinação contra a influenza e covid-19, além de aferição de pressão arterial e glicemia. “A Feirinha é importante porque nós trabalhamos com a Atenção Primária, captando as pessoas“, frisa Samuel de Jesus, enfermeiro da UBS da Nova Caxias.

Atualmente 19 agricultores familiares desenvolvem suas atividades, apoiados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio. “Hoje a gente tem onde comercializar os nossos produtos sem atravessador, e também, é um incentivo para produzirmos os produtos orgânicos. Nós conseguimos aumentar a produção e melhorar a fonte de renda. Eu trago a puba fresta e seca, laranja, feijão, galinha caipira, e muitas outras coisas”, lembra Marilene Silva, agricultora.

“Eu compro aqui porque as verduras são fresquinhas e todo domingo eu venho para comprar”, disse Salvador Bezerra, cliente.

“É uma satisfação está fazendo parte deste evento que acontece toda semana em Caxias. É muito importante, principalmente para os nossos produtores, que têm como escoar a produção, sem contar que gera renda para a agricultura, para o artesanato e para as pessoas que dependem do trabalho informal. Hoje nós temos 19 produtores que damos o apoio aqui na Feirinha“, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

“Eu quero agradecer ao Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, porque ele é diferenciado. Ele sabe das necessidades da população. Ele despertou essa Feirinha, renovou praças, Mirante, Veneza, é um político preocupado com a cidade. Todos que estão aqui têm necessidade, e a Feirinha incentiva a agricultura, criar galinha, tudo dá pra vencer. Hoje você vê muita gente ganhando seu ganha pão“, disse Edmilson Marques, cliente.

Dentre os colaboradores que fazem a Feirinha da Gente acontecer todos os domingos, estão: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Corpo de Bombeiros, Bombeiro Civil, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

“Muitas vidas foram modificadas com a Feirinha, emprego e vendas. A gente destaca, o artesanato, a alimentação, a parte cultural. A Feirinha é o fomento a renda e união de coisas boas, da família está aqui“, lembra Taty Sobral, coordenadora da Feirinha.

“Esse projeto foi inovador. Inicialmente os vendedores ficavam receosos, mas depois desse período a gente ver que todos os domingos, as pessoas já aguardam para virem à Feirinha, compartilhar e vender mais. Então, se fixou e a Feirinha é nossa”, reforça Maciel Mourão, secretário adjunto de Cultura.

“O prefeito Fábio Gentil percebeu o potencial do Centro Histórico e desse local. E, aí convocados os expositores, barraqueiros e o povo em geral, a Feirinha ganhou mais espaço. E, na nossa gestão demos uma incrementada, com a Gastronômica, hoje é um um sucesso. É um ambiente saudável, pode trazer as crianças, tomar café, almoçar e ouvir uma boa música”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com