Banner02

Banner08

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Comissão do Projeto Caxias Mais 200 se reúne com moradores do largo de São Benedito para tratar sobre o Patrimônio Histórico

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através da Comissão do Projeto Caxias mais 200 esteve reunida com os moradores do largo de São Benedito nessa segunda-feira (9), para tratar sobre o Patrimônio Histórico de Caxias.

Em 2023, a cidade vai celebrar os 200 anos de nascimento do poeta e pai do romantismo brasileiro, Antônio Gonçalves Dias, e os 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Pensando em valorizar ainda mais o Centro Histórico de Caxias, a comissão levou aos moradores ideias que engrandeçam a história de Caxias, a exemplo da preservação das fachadas históricas, revitalizar o entorno da Praça Vespasiano Ramos, preservando a estrutura de calçamento que existia anteriormente, dando ao local ares de cidade histórica, dentre outras melhorias que ajudem a manter e conservar a riqueza arquitetônica, paisagística, e por conseguinte turística da cidade Caxias (MA).

“Um dos fatores do planejamento urbano é ouvir a população. Nós viemos aqui, ouvimos a população para saber o que eles acham da retirada da camada asfáltica. Nossa ideia é fazer com que boa parte do Centro Histórico tenha seu pavimento original. Então, quando você ouve a população e ela aprova, isso deixa de ser um projeto feito em um escritório e passa a ser compartilhado porque os moradores participam da construção desse projeto”, disse Eziquio Neto, arquiteto.

“A Comissão Caxias Mais 200 tem feito uma gestão participativa, e nós começamos pelo largo de São Benedito para ouvir os moradores sobre o paralelepípedo histórico, ouvir um pouco a comunidade, trazer à tona discussões importantes, porque o que importa é a beleza da cidade. Foi feito um abaixo-assinado, onde todos assinaram. Nós vamos apresentar ao nosso prefeito este documento, mostrando o anseio da população que deseja preservar o patrimônio histórico. E quem ganha é a nossa cidade com a beleza que vai ficar o nosso Centro”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Os moradores ficaram entusiasmados com a proposta que será encaminhada ao prefeito municipal no momento devido para que as decisões debatidas sejam implementadas, buscando evidenciar ainda mais Caxias para o Brasil.

“É uma ideia louvável para manter o nosso patrimônio histórico porque a cidade merece. Acredito que a praça terá uma outra vida, e para que haja essa melhoria é necessário, que possamos contar com toda uma segurança para que o turista possa apreciar com tranquilidade. Também destacamos a limitação de veículos pesados nesse trecho do Centro da cidade, além de uma fiscalização para que não passe carros pesados e a nossa área central possa ser mais preservada”, disse Wellington Pontes, morador do largo de São Benedito.

“Eu fiquei muito surpreso e feliz, com a sugestão do secretário Léo Barata e da Comissão Caxias Mais 200, que é de voltar ao calçamento antigo do largo de São Sebastião. Essa reunião nos deixou muito felizes de dá o start da revitalização do Centro Histórico de Caxias”, disse Lúcio Fabiano, morador do largo de São Benedito.

“Eu achei excelente essa reunião, e que todos continuem esse trabalho que vai trazer muitas coisas boas para Caxias”, destaca Gógma Tavares, moradora do largo de São Benedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com