Propaganda Superior

Propaganda Superior
Inscreva-se em nosso canal

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Setur capacita 276 profissionais do turismo e entrega veículos para a polícia do turismo em Barreirinhas


Capacitação de agentes turísticos, blitz de sensibilização sobre turismo seguro, entrega de veículos para reforçar a segurança no turismo da região dos Lençóis Maranhenses. Essas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), entre os dias 28 junho a 2 de julho, no município de Barreirinhas. As ações fazem parte do Programa Destino Lençóis e Delta.

Durante quatro dias, foram capacitados quase 300 alunos com o curso de Boas Práticas de Segurança no Turismo. Ao término da qualificação foram entregues pelo Secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, certificados de conclusão de curso e camisas de proteção solar UV para os alunos.

Coordenado pela Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, o curso foi ofertado de forma gratuita, dividido em sete turmas, com carga horária de 4 horas no 1º módulo.

“Estamos construindo com muito esforço um planejamento de ações e monitoramento constante que efetive boas práticas e fortaleça a segurança turística dos nossos destinos e dos nossos visitantes. A oferta desses cursos e desses veículos é resultado desse conjunto de ações planejadas que vai investir 20 milhões de reais até o final do ano para estruturar o setor”, destacou o secretário Catulé Júnior.

O curso faz parte do projeto Turismo Seguro, desenvolvido pela Setur e compõe o eixo de segurança do Programa Destino Lençóis e Delta.

Para o superintendente da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, responsável por ministrar as aulas, a capacitação irá contribuir para que os agentes turísticos desenvolvam suas atividades de forma mais proativa. “O objetivo do curso é mudar a cultura e o pensamento em relação as práticas de segurança no turismo. Todos os alunos que participaram do curso saíram com um conhecimento e pensamento totalmente diferente em relação à segurança dentro das atividades turísticas”, frisou o superintendente.

Um dos alunos capacitados com o curso foi o guia de turismo, Helton Santos, que se disse bastante satisfeito com o conhecimento adquirido. “Esse curso irá agregar bastante nas minhas atividades e, com certeza, irá também contribuir com mais experiência e segurança na condução, não só do meu trabalho, mas de todos os outros colegas de profissão”, disse o guia de turismo.

O prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, destacou a parceria e as ações que estão sendo realizadas pela Setur no município. “Secretário Catulé tem sido um grande parceiro da nossa cidade e da nossa gestão. A segurança pública e turística da nossa cidade ganhou mais um incremento”, ressaltou Amílcar Rocha.

GUIA DE BOLSO

Foram entregues também aos alunos, juntamente com o material de apoio, um Guia de Bolso com informações sobre riscos e recomendações de segurança para os principais passeios, além de telefones úteis de repartições públicas, como de delegacias regionais de municípios que compõem o polo Lençóis Maranhenses.

BLITZ TURISMO SEGURO

Seguindo a etapa de sensibilização do projeto, a equipe técnica da Setur realizou ações da Blitz Turismo Seguro e visitou 25 agências de turismo, e demais locais de atuação de profissionais ligados à atividade turística na região, como a Beira Rio e locais de travessia de veículos para passeios para as lagoas. Nesses locais foram sensibilizados motoristas de toyota, pilotos de lanchas, condutores de passeios e guias de turismo. A ação teve o objetivo de reforçar a conscientização dos trabalhadores do setor turístico local na adoção de boas práticas de segurança no turismo da região. Durante o ato, foram entregues também o Guia de Bolso para os profissionais do turismo.

ENTREGA DE VEÍCULOS PARA O BPTUR

Ainda dentro das ações do Programa Destino Lençóis e Delta, o secretário Catulé Júnior, entregou, na manhã desta sexta-feira, 2, um veículo Troller e cinco quadriciclos para o Batalhão de Polícia Militar de Turismo de Barreirinhas (BPTUR), para atuar na segurança turística da região.

“A entrega desses veículos é fruto de um levantamento feito pela Setur, com o objetivo de atender uma necessidade e, também, de incrementar a segurança pública em Barreirinhas. Sabemos que o turismo não pode ser feito sem segurança”, destacou Catulé Júnior.

Para o comandante do 2º BPTur de Barreirinhas, capitão Ramon Garcez, que esteve na solenidade representando o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jeferson Portela, os veículos farão a diferença na região dos Lençóis.
“Agradecemos ao secretário Catulé Júnior por mais essa grande ação e pelo seu comprometimento com a segurança dos nossos visitantes”, frisou o comandante.

A solenidade de entrega aconteceu no Quartel do Batalhão de Polícia Turística de Barreirinhas, e contou com a presença do prefeito do município, Amílcar Rocha, do chefe do Parnalencois (ICMBIo), Capitão Rodrigues e demais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com