Banner02

Banner08

segunda-feira, 1 de março de 2021

Caravana Mais Turismo mobiliza população em Tutóia

Com a rica combinação de ecoturismo, cultura e vivências locais, o município de Tutóia, no Polo Delta das Américas, recebeu, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) afim de fomentar, qualificar e desenvolver o turismo. Com ênfase no turismo sustentável, foram oferecidos cursos de qualificação, cadastro de artesãos, de profissionais e de empreendimentos turísticos.

As ações fazem parte da “Caravana Mais Turismo” que durante a semana ofereceu os cursos de ‘qualidade no atendimento para bares e restaurantes’; ‘condução de passeio em ambientes naturais’ e de ‘informações turísticas’ qualificando 74 profissionais. A caravana contou, ainda, com o levantamento de sete pousadas e empreendimento para cadastro e renovação no Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur).

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, a região está se preparando para a volta dos turistas. “Fomentar o turismo nessas localidades pode ser um importante caminho para geração de renda por isso estamos sensibilizando os empreendedores e a comunidade local por meio de palestras e cursos de qualificação. É importante que estejam preparados para receber a demanda de turistas crescente”, explica o gestor da Setur.

De acordo com o superintendente de turismo do Polo Lençóis e Delta, Júnior Motta, a SETUR tem trabalhado para reforçar a importância do turismo responsável e sustentável. “Com a procura maior pelo ecoturismo precisamos qualificar ainda mais a mão de obra. Em Tutoia, temos a praia do Arpoador, conhecida como uma das mais belas praias em mar aberto do Maranhão, com dunas e lagoas. Cenário cada dia mais procurado pelos turistas” reforçou Júnior Motta.
A moradora do povoado de Arpoador (Tutóia-MA), Juliana Costa, 22 anos, que participou do curso de Condução de Passeios em Ambientes Naturais, agradeceu a oportunidade a Setur e afirmou que a qualificação é necessária. “Nós estamos sempre recebendo turistas em nosso povoado e praias, eu já participei do curso de boas práticas para manipulação de alimentos no ano de 2019, agora participei de mais um que gostei muito e está aprimorando minhas habilidades”, agradeceu a aluna, Juliana Costa.

Já foram cadastrados 13 artesãos em Tutóia para emissão da carteira nacional do artesão fornecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). No último dia da caravana, nesta sexta-feira (26), o povoado do Arpoador irá receber a Caravana Mais Turismo para mais cadastros de Artesãos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com