Banner02

Banner08

terça-feira, 9 de março de 2021

Artesãos serão contemplados em novo edital do Governo do Maranhão

Os artesãos maranhenses podem se inscrever a partir dessa quarta-feira, 10, no edital de fomento à produção artesanal e cultural do Estado. O objetivo do edital Conexão Cultural 04 é apresentar produções artísticas inéditas, em vídeo, difundindo a cultura em plataformas digitais de hospedagem aberta. Cada inscrito poderá enviar 01 (um) vídeo e, caso habilitado, receberá o valor de R$ 1.500,00 pela produção. As inscrições vão até o dia 21 de março de 2021.

O edital premiará 1.000 produções artísticas inéditas, em vídeos com duração de 30 a 45 minutos, nas mais diversas modalidades artísticas: Artes cênicas (Circo, Dança, Teatro), Literatura (Leitura Dramática de textos, poesias, contos, cordel, entre outros), Artes Visuais (escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, entre outros) e Música (Autoral, Barzinho, Deejay, Grupos, Bandas, entre outros).

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, explica que os artistas e artesãos estão sendo afetados pela pandemia. “O Governo do Estado, precisou adotar algumas medidas restritivas para desacelerar os crescentes casos de Covid, porém criou mais uma ação emergencial esses setores”.

Os interessados poderão se inscrever como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Ao todo, o Governo do Maranhão investirá R$ 1,5 mi (um milhão e meio de reais) no edital, recurso oriundo do tesouro estadual.

As inscrições acontecem de 10 a 21 de março, exclusivamente pelo link a ser disponibilizado no site da Secma (www.cultura.ma.gov.br).

Comprovação com o cadastro de Artesão

Para realizar as inscrições no edital Conexão Cultura 04, os artesãos maranhenses devem ter uma comprovação de artesão e provedor de cultura maranhense.

A Carteira Nacional do Artesão é um importante instrumento que permite o acesso dos trabalhadores artesãos a cursos de capacitação, feiras, editais e eventos apoiados pelo PAB. A carteira é gratuita e emitida após o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

O pedido de cadastro e renovação de forma digital e presencial acontece através do site do PAB ou presencial no Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (CEPRAMA) que até dia 14 de março está funcionando em horário especial das 9 às 15h.

Para confirmação do registro, o artesão passará por uma prova de habilidades técnicas, sob responsabilidade da superintendência ligada a Setur. Informações podem ser obtidas pelo e-mail artesaosmaranhenses@gmail.com e telefone (98) 985063466 e pode se dirigir ao Ceprama, localizado na Rua de São Pantaleão, n° 1332, Madre Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com