Banner02

Banner08

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Observatório do Turismo lança portal para divulgação de pesquisas no Maranhão

Com o objetivo de apresentar pesquisas sobre movimentações turísticas e informações sobre as avaliações de ofertas de serviços no segmento, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), lançou nesta segunda-feira, 20, portal do Observatório do Turismo do Maranhão.

A nova plataforma de comunicação do turismo do estado, foi desenvolvida com o intuito de proporcionar aos usuários maior comodidade e facilidade no acesso às pesquisas, análises e estudos desenvolvidos pelo Observatório.

A plataforma conta também com ícones que permitem consultas de pesquisas e divulgação de perfis realizados sobre os dez polos turísticos que compõem o estado, aba de notícias para publicação de matérias sobre ações do Observatório do Turismo, assim como os números de pessoas atendidas nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) e números relacionados também a movimentação de pessoas em locais de embarque e desembarque de turistas no estado, como os aeroportos de São Luís e Imperatriz, Terminal Rodoviário da capital e de Ferry Boat.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, destacou o objetivo da nova ferramenta que irá ajudar a cadeia do turismo no estado, bem como informar ao público sobre as atividades de pesquisas realizadas pela equipe técnica e parceiros do Observatório do Turismo.

“Essa plataforma será de grande importância no sentido de otimizar as pesquisas de demanda turística como fator essencial para traçar estratégias de gestão e para conhecer melhor as necessidades dos turistas do nosso estado” frisou o secretário.

A expectativa é que o público acadêmico, profissionais de turismo e aéreas afins, trade e comunidade local utilizem o site para acessar os boletins informativos de forma a auxiliar em suas tomadas de decisão, obtendo um conhecimento amplo da atividade e reconhecendo-o como um setor de amplas possibilidades.

“Tendo em vista o crescimento da procura pelos boletins informativos também por aéreas afins do turismo e a intenção de fazer o trade e comunidade local tomarem conhecimento dos resultados o site foi otimizado para uma plataforma WordPress, ampliando as suas possibilidades de uso”, destacou a supervisora de Pesquisa do Observatório do Turismo, Hanna Coelho.

O site anterior foi reformulado para um ambiente mais dinâmico e amplo com abas intuitivas, conteúdos de fácil localização e arquivos disponíveis para downloads. Desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati-MA), o portal disponibiliza acesso à gráficos, perfis de visitantes e de segmentos ligados ao trade turísticos, arquivos disponíveis para downloads, além de ter acesso a outras plataformas digitais.

A novidade no site fica por conta das janelas “Quem chegou mermã!” e “Bora ali?”, expressões tipicamente maranhenses e que fazem referência a cultura local. Nessas páginas o visitante poderá conhecer o perfil do turista que chega ao Maranhão, alguns eventos locais que podem despertar o interesse de pesquisadores, profissionais de turismo e áreas afins, além de refletir a representatividade maranhense.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações acerca do Turismo coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo em parceria com diversas entidades como instituições de ensino, institutos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais.

Desde 2016 é um instrumento de planejamento e gestão disponibilizando informações e dados sistematizados, que possam contribuir com o desenvolvimento turístico do estado. O objetivo das pesquisas de demandas realizadas é levantar o perfil do turista que vêm conhecer o Estado.

Confira o Site: https://observatorio.turismo.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com