Banner02

Banner08

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Assembleia entrega Medalha João do Vale e Título de Cidadã Maranhense à fundadora do Boi de Nina Rodrigues

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) entregou, nesta terça-feira (17), a Medalha João do Vale e o Título de Cidadã Maranhense à fundadora do Boi de Nina  Rodrigues, Maria da Conceição Fortes Braga de Camargo, mais conhecida como Concita Braga. A sessão foi conduzida pelo presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB), e contou com a presença de vários outros parlamentares, entre eles, Duarte Júnior (PCdoB), autor dos pedidos de homenagem.

Othelino enalteceu a homenagem e garantiu que foi justa e ajuda no fortalecimento da cultura popular. "Ela é merecedora da homenagem pelo trabalho que faz, de propagação da cultura popular do Maranhão", afirmou. 

De acordo com Duarte Júnior, “Concita Braga merece a Medalha João do Vale, uma das maiores honrarias culturais do Estado, e a concessão do Título, pelo amplo trabalho em prol da cultura popular maranhense”. Ele fez um relato do trabalho de Concita Braga no fortalecimento da cultura popular maranhense.

"Estamos prestando essa justa homenagem não apenas à Concita Braga e ao Boi de Nina Rodrigues,  mas, sobretudo, à cultura do nosso  Estado. A partir de agora, ela poderá se orgulhar e ser chamada de cidadão maranhense”, garantiu.

Outros deputados presentes: Felipe dos Pneus (PMN), Roberto Costa (MDB ), Zito Rolim (PDT), Dr. Yglésio (PCdoB), Wellington do Curso (PSDB) e Zé Inácio (PT); o evento contou também com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e do subprocurador  Marco Antônio Guerreiro,  representando o procurador geral do Estado, Luiz Gonzaga. 

Wellington usou a palavra e fez também homenagem à Concita Braga, dizendo que “ela vivencia a cultura popular e é uma líder que encanta o Maranhão”.

Várias toadas foram cantadas por Joelson Braga na apresentação do Boi em Plenário, durante a homenagem, como "Esperando junho chegar", contagiando os presentes. 

Concita Braga fez um agradecimento especial aos deputados, familiares e amigos presentes. "Fazer o Boi de Nina Rodrigues é o maior prazer que hoje tenho. Não saberia viver sem ele. Tenho orgulho de ser cidadã maranhenses e obrigado a todos", disse.

E continuou: “O Boi de Nina Rodrigues é uma orquestra de emoção. É a minha vida. É o que me faz nascer, renascer, criar e recriar. É o que me faz seguir do anoitecer ao levantar pela manhã. É o que me deixa feliz, porque ao longo de todo este tempo o boi se transformou em uma verdadeira família”.

Concita Braga contou que nasceu no Piauí, mas aos cinco anos de idade, mudou-se com a família para Nina Rodrigues e desde nova, militou na cultura popular. Ela é natural de Barras, mas aqui fundou um dos bois de orquestra mais requisitados no período junino em todo o Estado, o Boi Nina Rodrigues, no ano de 1990, no município de mesmo nome, a 112 quilômetros de São Luís.

Com 28 álbuns lançados (cinco vinis e 23 CDs), o Boi de Nina Rodrigues é conhecido pelas coreografias harmônicas e ritmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com