Banner02

Banner08

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeitura de Timon inicia entrega de 1.000 mil filtros em povoados na zona rural

A Prefeitura Municipal de Timon realizou durante toda a sexta-feira (23) a entrega de filtros purificadores de água a 13 localidades da zona rural do município. Os aparelhos foram adquiridos mediante uma solicitação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Timon junto ao Ministério de Integração Nacional. O pedido desse material foi devido aos prejuízos sofridos por vários agricultores da zona rural do município, devido à estiagem ocorrida em 2013.
Ao todo são 1.000 mil filtros para serem distribuídos àquelas regiões que não possuem sistema de abastecimento de água e/ou se possuem, mas a mesma é salobra, além de família em situações de vulnerabilidade social. Para ajudar a Defesa Civil Municipal a realizar as entregas nas localidades mais necessitadas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Timon (SEMDR) mapeou as regiões e os povoados mais afetados pela estiagem de 2013, além de ajudar na distribuição dos bens.

Para que as ações chegassem mais rápido possível a todos os catalogados, foram montadas duas equipes, uma dirigida pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, César Junior, responsável pela distribuição nas localidades: Banco de Areia, Piranhas, Santa Amélia. E a outra coordenada pelo secretário da SEMDR, Luis Segundo que beneficiou os moradores dos Povoados: Gameleira, Frexeira, Vertente II (ou Vertente de Baixo), Puba, Lagoinha, Poço Fundo, São João, Carvão, Alfavaca.

Analice da Silva, moradora da localidade Gameleira, não possuía filtro em casa e comenta sobre o recebimento do material. “Moro com seis pessoas na minha casa, não tínhamos filtro até agora. Acumulo água em baldes e potes em minha casa, mas agora com esse filtro, eu e minha família beberemos água filtrada”, comentou satisfeita a moradora.

O trabalho das equipes não consisti apenas na entrega, antes era realizado um cadastro de cada família beneficiadas, pois toda documentação será enviada ao Governo Federal e em seguida todos receberam instruções corretas sobre a montagem, manuseio e limpeza do Filtro. 

O secretário municipal de assuntos parlamentares, Jair Mayner acompanhou o trabalho de uma das equipes e auxiliou nas entregas e nos esclarecimentos de dúvidas da população.

Maria do Desterro tem 52 anos e mora no Povoado Pubas, ela também não tinha filtro em casa. “A gente aqui, temos o costume de acumular em potes, ou pegar direto do poço e conservar em garrafas. Agora com esse filtro vai ser melhor”, comentou.

Os trabalhos desempenhados pelas equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Timon ainda não terminaram. O próximo passo é selecionar novas áreas da zona rural da cidade que atendam às exigências do Plano do Governo Federal, Brasil sem Miséria. A mobilização demais equipes serão necessárias, para levarem ações da Prefeitura às localidades mais distantes e principalmente aquelas de difícil acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com