Banner02

Banner08

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Encontro para gestores e professores de Timon discute papel da Família e Escola

O encontro é parte do cronograma de formação continuada proposto pela Prefeitura aos professores e gestores da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, um encontro com professores e gestores da rede municipal de ensino com o tema “A Relação Família e Escola: encontros e desencontros”. A ação é parte do programa de formação continuada proposto pela gestão municipal aos professores e gestores de escolas de Timon.
A abertura do encontro foi realizada por alunos do Projeto Beija-Flor, que realizaram duas apresentações de dança. Estiveram presentes na abertura do encontro a coordenadora do departamento de ensino da Semed, Ceres Noleto, a assessora de planejamento da secretaria, Alexandra Moraes, e o convidado Dr. Eduardo Borges, Titular da Promotoria da Infância e Juventude de Timon. A coordenadora do departamento de ensino falou aos presentes sobre a importância das formações que a secretaria tem promovido constantemente aos educadores e gestores das escolas.

“Todas essas formações são necessárias, e isso foi muito bem preparado pela equipe da Semed. A gente só pode ter qualidade, se estivermos permanentemente se reorganizando e se formando, trabalhando temas que são importantes e necessários para as nossas atividades”, disse Ceres, que ainda comentou sobre o tema da formação: “Trazer a família para dentro da escola é muito difícil porque a gente nota, não de forma generalizada, que existem algumas que são resistentes e acham que a escola é que tem que resolver todos os problemas da criança, sendo que a primeira formação é da família”.

O promotor Eduardo Borges comentou que existem duas instituições fundamentais (família e escola) na vida de uma criança e adolescente e, ainda, as vivências que fazem parte do processo de construção do processo de educação. De acordo com o promotor, existem diversos fatores que atuam nesse contexto, e os dois principais são a família e a escola. “Existe um conflito latente entre escola e família, e é esse conflito que chega até a promotoria. Então, a minha fala hoje é mais mesmo da promotoria. Muitas vezes, a família quer entregar à escola esse compromisso de educar, e é preciso que se tenha um entendimento dos limites de cada uma dessas partes: a escola tem obrigações que são propostas pela lei na educação formal e no repasse das experiências do ambiente sócio-comunitário, porem não é família, ela não substitui a família”, afirma o promotor.

Ainda na programação do evento, os professores e gestores assistiram à palestra “A Relação Família e Escola: encontros e desencontros”, ministrada pela professora doutoranda Maria do Socorro. Na oportunidade, a professora falou sobre diversos aspectos que envolvem a relação da família com o processo de construção do aluno enquanto ser social e explicou alguns aspetos dos limites e das ações que competem a cada uma das instituições nesse processo. “Vivemos numa sociedade complexa, em que não existe uma única causa para um acontecimento, e a escola não pode ficar isolada”, disse Maria do Socorro. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com