A saúde em Timon vem ganhando uma atenção especial da Prefeitura Municipal, com investimentos em infraestrutura e capacitação dos servidores. A Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SMS) trabalha não apenas para quantificar os atendimentos, mas principalmente para ofertar atendimentos com qualidade à população. A SMS realiza diversos procedimentos na zona urbana e rural.
Durante toda esta segunda-feira (07), no auditório do Centro de Testagem de Aconselhamento – CTA, a Secretaria Municipal de Saúde seguirá dando continuidade às programações dos treinamentos com funcionários da área de saúde de Timon. O tema da capacitação é “Implantação da vacina contra a Hepatite A”. No município, a vacina, que antes só estava disponível na rede privada, a partir deste mês de julho já estará disponível na rede pública.
A Prefeitura segue a rigorosamente às determinações do Ministério da Saúde e está realizando essa reciclagem com os profissionais para demonstrar que Timon está apta a receber as vacinas e imunizar a cidade.
Segundo o Secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, a capacitação é fundamental para que a cidade receba os medicamentos. “Todos os capacitados assinam uma lista, que será enviada para São Luiz – MA, depois de comprovada a realização desta reciclagem, é que conseguiremos trazer as vacinas para o município. A atenção básica é a porta de entrada para uma boa análise da saúde de uma cidade e temos realizado grandes investimentos nessa área, o compromisso de todos nós é ajudar nossa cidade. Com mais esta importante capacitação, conseguiremos as vacinas para imunizar a população”, explicou.
Itelmária Escórcio é Coordenadora do Departamento de Epidemiologia e do Programa de Imunização de Timon, ela detalha quais as determinações que os profissionais da saúde receberão. “Reuniões como essas com enfermeiros, técnicos de enfermagem, e alguns coordenadores da atenção básica e de programa de hepatites serve para reforçar a importância dessa vacina, pois existem muitos casos, e a pesar da maioria dos episódios serem benignos, existem algumas formas fulminantes da doença que podem levar a óbito.”
A coordenadora Itelmária Escórcio comentou também que a secretaria estará repassando, para os profissionais da saúde, todas as informações referentes à vacina como, composição, forma de administração, validade, forma de registro e principalmente qual a público deve ser imunizado. “Devem receber a vacina são crianças de 1 ano há 1 anos e 11 meses e 29 dias, estas essas crianças receberão dose única”, esclareceu a coordenadora.
A Secretaria Municipal de Saúde estará trabalhando todas as formas da hepatite viral junto à população, na última semana do mês de Julho, quando ocorre a Semana Nacional de Controle de hepatites virais. (Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com