A Prefeitura de Timon, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude (Comuj), realizou na última sexta-feira (08), cinco grandes ações voltadas para os jovens da cidade: posse do Conselho Municipal de Juventude, posse do Comitê Intersetorial de Juventude, assinatura do Termo de Adesão ao Programa Juventude Viva, entrega do decreto legislativo que institui o Parlamento Jovem e anúncio da Classificação para o Projeto Estação da Juventude. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Wall Ferraz.
Solenidade de posse |
A solenidade teve início com a formação da mesa de honra composta pelo prefeito de Timon, Luciano Leitoa; o Coordenador da Comuj, Rafael Gomes; o representante do Secretário Municipal da Juventude de Caxias, Anderson Soares; Secretário da Casa Civil, Fábio Castro; Conselheira representante da Sociedade Civil pelo Grupo de Jovens aos Pés da Cruz, Letícia Lemos; e o Conselheiro representante do Poder Público pela Secretaria de Esportes, Jailson de Oliveira.
Luciano Leitoa destacou a importância de investir cada vez mais em políticas públicas voltadas para os jovens. “Estamos trabalhando para implementar ações que estimulem e valorizem nossa juventude. Fico muito satisfeito por esta noite ser marcada por importantes atos que dão representatividade e incentivo aos nossos jovens”, concluiu o prefeito em discurso na solenidade.
O Coordenador da Comuj, Rafael Gomes, explicou a forma de atuação do Conselho Municipal da Juventude. Desde 2007, existe a Lei que garante a criação do conselho, no entanto somente agora ele se torna concreto, tendo seus membros sido escolhidos por votação. “O Conselho será um braço da Coordenadoria, propondo e deliberando assuntos importantes para a juventude timonense. Será um parlamento jovem com sessões na Câmara de Vereadores, sendo que a primeira já está marcada para o próximo dia 12”.
A solenidade contou ainda com a participação do grupo de jovens da Igreja Batista Nova Aliança, que apresentou uma coreografia. Os gêmeos Lucas e Léo, do grupo de dança B.Boys, também se apresentaram. Além disso, o vereador Marco Lago, autor do projeto, fez a entrega do decreto legislativo que institui o Parlamento Jovem.
Ações para a Juventude
O Comitê Intersetorial cria um programa de governo em que todas as secretarias envolvidas deverão desenvolver políticas públicas voltadas para a juventude. A Câmara Intersetorial de Juventude vai coordenar todas as ações voltadas para os jovens desenvolvidas pelo governo municipal. Outra importante ação é a sanção da Lei Municipal do Parlamento Jovem. O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.
A partir da assinatura do Termo de Adesão ao Juventude Viva, o município criará mais oportunidades de inclusão social de jovens, bem como o incentivo à autonomia, através da oferta de serviços públicos voltados para a capacitação de jovens. As ações abrangem as áreas de trabalho, educação, saúde, acesso à justiça, cultura e esporte, ampliando direitos e combatendo a violência e outras mazelas que possam cometer a juventude.
No mesmo dia, foi anunciada a classificação do município de Timon para a assinatura de convenio com o Governo Federal para receber as ações do Programa Estação da Juventude. O programa tem como objetivo principal instaurar espaços públicos de atendimento à juventude. Estes espaços contarão com gestores capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços públicos que atendam às suas necessidades.
(Com informações da prefeitura de Timon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com