Banner02

Banner08

domingo, 13 de outubro de 2013

Coligações para 2014 já podem ser desenhadas

Luis Fernando
Encerrada a temporada de troca-troca partidário, já é possível fazer um desenho prévio das coligações que serão comandadas pelos candidatos ao Palácio dos Leões nas eleições do ano que vem.

Se não houver mudanças no projeto de um ou outro partido, o hoje secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, já escolhido pré-candidato do PMDB, vai liderar uma coligação poderosa, que forma a base de apoio da governadora Roseana Sarney (PMDB) e que reunirá, além da sua, as seguintes agremiações: PT, PTB, PV, PSD, DEM, PSC, PMN, PSL, PR, PRB, PTdoB, PEN e PHS. Esse número poderá aumentar e praticamente não há risco de defecções.

Eliziane Gama
O hoje presidente da Embratur, Flávio Dino, candidato do PCdoB, se movimenta para consolidar uma coligação a ser formada pela legenda comunista e PTC, PDT, PSB e PP e o recém-nascido PROS, comandado no Maranhão pelo deputado federal Zé Vieira, podendo agregar uma ou duas legendas menores, ainda não definidas e correndo também o risco de perder o PSB, devido à crise que corrói as relações internas do partido.

A deputada estadual Eliziane Gama entra na corrida pelo Governo do Estado apenas com a sua legenda, o PPS, agora reforçado pela dissidência do PDT ligada ao ex-governador Jackson Lago. Na semana que passou, Gama jogou todas as suas fichas numa articulação para atrair o PSDB, mas a aliança não foi firmada. Gama vai continuar tentando ampliar sua base partidária.

Flávio Dino
Nos bastidores, fala-se da possibilidade de uma aliança PSOL/PSTU/PCB, podendo ter o ex-vereador Haroldo Sabóia ou o eletricitário Marcos Silva como candidato a governador. E ninguém sabe ainda o destino do Solidariedade, no qual se abrigou o deputado federal Domingos Dutra, autoexpurgado do PT. Vale lembrar que o desenho de cada coligação só será definido pelas convenções partidárias, marcadas para junho do ano que vem. Até lá as articulações continuarão frenéticas.

(Da coluna Estado Maior)

Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com