Flávio Dino rindo à toa |
Uma nova pesquisa Amostragem/Jornal Pequeno divulgada neste domingo (14) aponta que, se fosse hoje, a eleição para governador seria vencida em dois cenários pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).
No primeiro deles, o comunista aparece com 62,15% das intenções de voto, contra 15,23% do secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB).
Num segundo cenário, Flávio Dino tem 57,68% e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), 27,38%.
A pesquisa Amostragem /Jornal Pequeno foi feita, segundo o próprio matutino, com 1.300 entrevistados em 40 municípios, entre os dias 5 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,66 pontos percentuais para mais ou para menos.
Curiosidades
Apesar de comemorada pela oposição, a consulta publicada hoje tem algumas curiosidades – para não se falar em contradições.
A primeira delas diz respeito aos cenários: mesmo tendo sido realizada há quase duas semanas, a pesquisa não considera a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), nem o ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (PP) como pré-candidatos e os excluiu dos questionários.
Outra “curiosidade” foi a “inflada” que trataram de dar em Lobão. Dono de 21% das intenções de voto na pesquisa Conceito (reveja), realizada em fevereiro, o ministro agora aprece com impressionantes 27,38%.
Aos observadores da cena política local a estratégia está clara: apesar de considerar Luis Fernando um candidato com pouco lastro no estado, os oposicionistas temem o potencial de crescimento do auxiliar da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Assim, tentam de todas as formas provocar o ministro a forçar o lançamento de sua candidatura. A “maquiagem” nos números do Amostragem faz parte desse plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com