A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que foi inaugurada em março deste ano, localizada na Rua São Sebastião, no Bairro Santo Antônio é, sem dúvida nenhuma, hoje a principal casa de saúde em Timon nos dias atuais. A referida UPA possui uma estrutura intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as Urgências Hospitalares possuindo ainda acolhimento e classificação de risco.
A UPA de Timon tem atendido acima de sua capacidade |
A UPA faz o pronto-atendimento desde caso de febre alta, diarreia, pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC) e paradas cardíacas até os pacientes serem encaminhados aos hospitais de referência. A unidade de saúde garante atendimentos distribuído nas áreas de clinica-médica, pediatria e assistência social. Os investimentos feitos na UPA, através do Governo do Estado do Maranhão fazem parte do Programa Saúde é Vida.
A UPA de Timon possui 19 leitos e 150 funcionários que se revezam em escala de plantão com o papel de estabilizar os pacientes durante um período de até 24 horas em observação. A Secretaria de Estado da Saúde – SES, projetou a UPA em Timon para atender em média 350 pessoas por dia. Porém, ocorre que, essa média de atendimentos vem sendo ultrapassada dia a dia, em razão da grande demanda de pacientes que procuram os serviços médicos da UPA em casos de urgência e emergência, já que o Hospital de Urgência de Teresina - HUT, não recebe doentes de Timon, exceto vitimas de acidentes automobilísticos, balaços ou esfaqueamento em estado grave.
O excelente funcionamento da UPA de Timon se deve a dedicação do corpo de funcionários da unidade que não medem esforços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com