Banner02

Banner08

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Panificadores do grupo Mateus entram de greve



Os trabalhadores do setor de panificação do Supermercado Mateus aprovaram, deflagração de greve a partir desde o último sábado (24), frente ao impasse criado pelo que chamam de “abusos são cometidos na empresa”. O presidente do Sindpanip, Boaventura Maia, informa que já notificou o Mateus sobre a deflagração da greve, ressaltando que o sindicato está à disposição para negociar o impasse.
Trabalhadores votaram pela greve em assembleia geral; empresa foi notificada
O Grupo Mateus não compareceu em audiência de mediação marcada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (SRTE), para discutir denúncias dos trabalhadores sobre vários abusos que estariam sendo cometidos. A SRTE irá dar continuidade ao processo de fiscalização.

O Sindicato dos Trabalhadores com Produtos Alimentícios de São Luís (Sindpanip) denunciou as irregularidades apontadas pelos trabalhadores, como jornadas de trabalho excessivas e desgastantes, que motivam advertências, seguidas por suspensões e demissões por justa causa, de forma irregular. Os trabalhadores não têm possibilidade de crescimento na função, pois não são oferecidos cursos de capacitação.

Outra denúncia ocorre em relação ao desvio de função, pois todos os trabalhadores seriam admitidos com a função de “auxiliar de produção”, porém remanejados para prestar serviço em qualquer setor, sem recebimento dos benefícios, como adicional de insalubridade.

No setor de Embalagem ocorre jornada excessiva, sem folgas entre as jornadas, submetendo os trabalhadores a prestar serviço todos os domingos, gerando justa causa quando  se recusam. As faltas por motivo de doença – justificadas por atestado médico – seriam descontadas ao final do mês.

De acordo com o presidente do Sindpanip, Boaventura Maia, a lei garante a todos os empregados uma folga que coincida pelo menos com um domingo de cada mês. “A greve é a última opção dos trabalhadores, que não podem mais aceitar os abusos contra seus direitos trabalhistas”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com