O prefeito Humberto Coutinho (PDT) esteve com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), em sua residência em Brasília, no início da semana. Segundo Coutinho, Lobão está recuperado, e bem disposto… O que em outras palavras significa pronto para disputar o governo do Maranhão em 2014.
Humberto Coutinho, Edson Lobão e o prefeito eleito Leonardo Coutinho |
A visita de Humberto a Lobão se justifica pela parceria política que os dois mantêm. A intrínseca e boa relação de ambos vai até, por sinal, além disso. No jargão da intimidade que os une pode-se acrescentar que são amigos. Dessa forma, surge ao longe uma pergunta natural: na eventualidade de a disputa de 2014 ficar centrada entre Lobão e o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), de que lado estará Humberto Coutinho?
O impasse se estabelecerá de maneira inequívoca, pois Dino também é, da mesma forma, cadinho de Humberto Coutinho. Mas a escolha terá de ser feita. Durante o eventual futuro combate, o prefeito não poderá acender uma vela para cada um… A indagação é ainda mais pertinente porque até agora não se sabe o que se passa na cabeça do mandachuva caxiense.
Ao ser ele próprio questionado a respeito do assunto, HC sai pela tangente. Dá uma de ‘joão-sem-braço’ e fica por isso mesmo. Quando a história vem à baila nas coxias tupiniquins, no entanto, a maioria aposta que a palavra final de Humberto sobre quem o mesmo irá apoiar em 2014 só será pronunciada quando o jogo estiver bastante claro e com os exércitos de cada um dos adversários devidamente identificados… Na lógica do pragmático.
Como se sabe, Flávio Dino hoje não apenas surfa como é a própria onda, mas Lobão seria o seu mais temível oponente exatamente porque este não conflitua com nenhuma das lideranças políticas maranhenses, ditas ou não de oposição… Nessa condição indefinível de ser o que é, Lobão seria, portanto, o camaleão político à espreita do momento certo para agir contra o comunista.
(Da coluna do Jotônio Vianna, no JP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com