Banner02

Banner08

terça-feira, 11 de outubro de 2016

De Leve


Derrotados
O governador Flávio Dino tenta vender a ideia de que seu partido, o PCdoB, foi o que mais cresceu nestas eleições. Mas, numericamente, ele perdeu a eleição, já que, dos 103 candidatos comunistas, apenas 44 obtiveram êxito. Sem falar nos numerosos derrotados que tinham membros do PCdoB como companheiros de chapa.

De Zé para Roberto
O ex-governador e deputado federal Zé Reinaldo Tavares resolveu publicar mais um artigo e desta vez analisou segundo a visão dele os resultados das eleições municipais deste ano. E na análise de Zé ele resolveu mandar uma indireta ao senador Roberto Rocha, seu companheiro de partido. “... Mostraram-se muito fracos para enfrentar o governador em 2018. Saíram muito enfraquecidos da aventura. Aparentemente sem chances no pleito daqui a dois anos.” (Confira aqui a íntegra do artigo)

É de Timon
O novo prefeito de Imperatriz é um timorense filho do ex-vereador Julimar Ramos e pelo seu trabalho na região Tocatina ficou conhecido como delegado Assis Ramos. Foi ele que destronou as principais raposas felpudas daquela região mesmo sem passar confiança para muitos do seu verdadeiro potencial político.

Senado?
Após a derrota do seu grupo político em Caxias, o deputado Humberto Coutinho concedeu entrevista a TV ligada a sua família para agradecer os eleitores pela votação do prefeito Léo Coutinho, seu sobrinho. E ainda durante a entrevista, Humberto Coutinho disse que vai está na disputa eleitoral de 2018, mas, ainda não sabe qual cargo.

Rever
Os Coutinhos em Caxias vão ter que rever as estratégias política para as próximas eleições. A derrota do prefeito Léo Coutinho para Fábio Gentil, o Cabeludo, deixou provado que mesmo com o maior aparato o clã não convenceu os caxienses sofridos a deixá-los no poder mais quatro anos.

De volta
Após uma viagem rápida onde poucos souberam o destino, o prefeito Léo Coutinho já reuniu seus secretários e principais assessores na tarde desta segunda-feira (10) e a principal pauta foi cortar todas as despesas, incluindo principalmente o gasto com combustível.

Alerta
Existe uma expectativa muito grande na futura gestão de Fábio Gentil por parte dos caxienses, agora está nas mãos dele fazer um governo que corresponda boa tarde da população, a começar da escolha do secretariado. E nestes nomes que logo de início se terá o perfil da gestão Gentil.

Vencedor
Mesmo com a eleição de Ferdinando Coutinho, o advogado Gabriel Tenório, candidato a prefeito das oposições de Matões, foi o grande vencedor. Muitas vezes faltou a ele a estrutura mínima possível, mas, mesmo assim Tenório manteve a candidatura até o final. E cravou uma diferença de 1.049 votos (5,92%).

In off
Alguns políticos do Maranhão após estas eleições resolveram deixar suas cidades independentes do resultado obtidos. Uns resolveram tirar uns dias para isolamento em alguma parte do país, outros foram para mais longe e os destinos foram os mais diferentes possíveis. Em comum estas figuras querem distância do eleitorado por um bom período.

Vem aí o Decretão!
É esperando com ansiedade por muitos funcionários contratados em prefeituras do Maranhão o tradicional “decretão” que visa enxugar a folha de pagamento no pós eleição.

Efeito suíno
Circula em vários celulares de Timon vários áudios de ex-candidatos extremamente indignados com o resultado obtido nas urnas nestas eleições. O conteúdo é nitroglicerina pura.

Surpresas
A eleição pra vereador em Timon trouxe algumas revelações, entre elas está o líder político da região ribeirinha Norte, Denisvaldo Gino de Sousa o popular Coca do Matapasto (SD) e Helber Guimarães (PEN).

Oposição
Pela experiência, a ex-prefeita e agora vereadora mais votada de Timon, professora Socorro Waquim deve atuar como uma espécie de "capitã" da bancada da oposição na Câmara. É dela a ideia da construção de um discurso único e outras estratégias que podem fazer o diferencial no cenário político local.

Fortalecer
Alguns suplentes de vereador das oposições devem assumir o mandato por um período. Pelo menos essa ideia é defendida por alguns dos eleitos que visam fortalecer o grupo opositor.

Superou
Per Sona Non Grata entre alguns membros do grupo Leitoa, o vereador Kaká do Frigo Sá superou as expectativas ao se reeleger. O homem que é empresário no ramo de carne bovina muita vezes despertou a ira no seu grupo político após pronunciamentos polêmicos na Câmara de Vereadores, chegando inclusive a denunciar a famosa "panelinha", que são lideranças mais valorizadas entre os Leitoas. Pra fechar, o vereador Kaká se reelegeu sendo o mais votados entre os leitoista, é mole!?

Trator
Apelidado de "trator" por alguns amigos, foi o engenheiro Delfino Guimarães o dono de uma das maiores disposições dentro das oposições de Timon e o despertador de muita gente logo nas primeiras horas da manhã.

Pesadelo
O prefeito reeleito de Timon, Luciano Leitoa vai ter que dá boas explicações para a Justiça sobre as suas doações de campanha. O caso está nas mãos da Justiça de Timon após receber informações de órgãos federais fiscalizadores (veja).

Chateados
É voz corrente entre os leitoista a pífia desenvoltura do PDT nestas eleições que perdeu três vagas das cinco existentes ao não reeleger seus antigos a vereadores. E uma turminha de filiados do partido e fontes deste blog ainda joga a culpa no vereador recém eleito o jovem Felipe Andrade. Será?

Ripada
Após o resultado das eleições o vereador não reeleito Marco Lago (PHS), resolveu fazer uma espécie de desabafo no Facebook, mas, também aproveitou para descer a ripa naqueles que considerou como seus traidores. “A política é feita de traições, e infelizmente por pessoas que se utilizam dela para levar vantagens em época de eleição. Algumas classes que se intitulam corretas e justas não passam de aproveitadores e sanguessugas em boa parte delas para não fazer injustiça e generalizar. Decidi não mais concorrer na cidade de Timon mais a cargo algum”.

Paz e Amor
Já o vereador Kennedy Gerson também derrotado nestas eleições após três mandatos a consecutivos adotou o estilo paz e amor ao agradecer a Deus. “O momento é, sim, de agradecer! Agradecer muito. Primeiramente ao nosso Deus todo poderoso por tudo, obrigado Senhor! Obrigado por ter me dado a oportunidade de ser vereador 12 anos dessa cidade”.

Sem sigilo
Qualquer cidadão terá acesso as prestações de contas com indícios de irregularidades em Timon. A decisão é do juiz relator Ricardo Felipe Rodrigues Macieira do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) contra a decisão do juiz da 19ª Zona Eleitoral de Timon. Veja mais detalhes aqui.

SEGREDO DE PAUTA

Biqueira
Essa é de lascar. Contam as más e boas línguas que uma turma se juntou para comemorar a vitórias nestas eleições e descansar uns dias no litoral cearense. Mas, até aí tudo bem, só que se esqueceram de colocar o nome na reserva do hotel de uma das principais figuras do grupo, o vice-prefeito recém eleito. Pense num quiprocó causado e com esse fato muitos já espelharam que o próximo destino do vice será uma “geladeira”.

========================================================

>> Você pode enviar sugestões de notas para a Coluna De Leve através do e-mail:ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp deste blogueiro, (86) 9960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com