Banner02

Banner08

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Concurso da Seduc sob suspeita de plágio

Candidatos dizem que questões das provas teriam sido tiradas de um site de concursos na internet
Foto:Divulgação/Reprodução
A prova e o site de concursos com possível questão plagiada
O Estado - Candidatos que participaram domingo do concurso para professores do Governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e organizado pela Fundação Sousândrade, denunciaram ontem em páginas de redes sociais que algumas questões das provas teriam sido copiadas de um site que republica questões de vários concursos pelo país.

Pelo menos duas questões das provas de conhecimentos gerais foram apontadas pelos candidatos como tendo sido plagiadas da internet. Nas duas, a essência das perguntas é a mesma, mudando apenas algumas palavras ou cortando alguns trechos.

Para os candidatos, este é um motivo para que, no mínimo, essas questões sejam anuladas. “Vamos anular as plagiadas meu povo. Lembre que questões que foram tiradas de outros concursos devem estar citadas na questão.É uma justificativa”, afirmou Luis Félix, em um grupo de discussão.

Outros já acreditam que todo o certame deva ser anulado. “Gente, tá na cara que deve ser anulada, até que eu não queria, porque fui até bem. Mas foi um desrespeito com a gente que estudou, gastou dinheiro, pra na hora colocarem questões plagiadas, outras com respostas incompletas, com erros ortográficos... (sic)”, afirmou a internauta Evamara Lira.

Facam

Foram esse problema das questões, a Sousândrande ainda terá que realizar um novo teste com os 18.926 candidatos das áreas de Educação Física, Matemática e Química que tiveram suas provas anuladas por conta de uma pane elétrica nas dependências da Faculdade Facam, onde 2.385 candidatos realizariam suas provas no último domingo, 20.

Segundo a Fundação, um novo edital será lançado remarcando a data da prova para janeiro de 2016 e, mesmo com esse acréscimo, o cronograma oficial do concurso, conforme foi previsto em edital, seguirá já nas datas marcadas, tanto que ontem foi divulgado o gabarito preliminar oficial das provas realizadas no domingo, com exceção das que foram aplicadas nas áreas de Educação Física, Matemática e Química, justamente por conta do problema já evidenciado.

NOTA

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado afirmou ontem, por telefone, que a Fundação Sousândrade iria se pronunciar a respeito das denúncias de plágio das questões, mas até o fechamento desta edição nada havia sido dito.

Veja aqui o gabarito oficial do concurso

>>Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com