![]() |
Foto: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM) |
O programa, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), promoveu exames de pressão intraocular e fundo de olho para detectar casos de glaucoma, doença que é a segunda principal causa de cegueira no mundo e a principal causa de cegueira irreversível.
De acordo com o médico oftalmologista Davi Freitas, no mutirão é possível identificar e tratar precocemente os pacientes. “Com essa ação, conseguimos diagnosticar o glaucoma, oferecer o tratamento e evitar muitos casos de cegueira. Os pacientes que apresentam alterações já saem com os colírios fornecidos gratuitamente pelo SUS”, destacou.
A representante da Secretaria de Estado da Saúde, Flávia Hiluy, frisou a importância da mobilização conjunta entre governo e municípios.
“O glaucoma é uma doença silenciosa. Quanto mais pessoas forem atendidas, diagnosticadas e acompanhadas, mais vidas serão beneficiadas. Esse trabalho é essencial para levar informação e cuidado, principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Esta já é a terceira edição do mutirão no município, trazendo saúde e qualidade de vida para a população.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com