Banner02

Banner08

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Caxias: agricultores familiares participam de capacitação graças a parceria da prefeitura com o IFMA

O Núcleo de estudos em agroecologia do Instituto Federal do Maranhão realiza durante esta semana, um curso de extensão de sistema de produção agroecológica, voltado para 40 técnicos e agricultores familiares. O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, e segue até esta sexta-feira (10).

Durante a abertura dos trabalhos, a secretária Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, Luciana Soares, esteve ao lado do Diretor de Ensino do IFMA, Raimundo Filho e Diogo Sardinha, coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFMA. “O objetivo é capacitar agricultores familiares, 40 produtores serão capacitados durante 4 dias, a fim de que eles tenham condições ecológicas para se manter a longo prazo. O nosso foco são os pequenos produtores, porque eles já estão produzindo e nós visamos melhorar essa produção”, diz Raimundo Filho, diretor de ensino do IFMA.

“O núcleo de estudos em Agroecologia visa fazer a transferência de tecnologia. Esperamos que com este curso possamos levar as informações a eles, para que possam implementar em suas áreas produtivas. O objetivo é permitir que o agricultor perceba que sua área pode ser produtiva e gerar renda”, lembra Diogo Sardinha, coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio ajudou na mobilização dos produtores rurais, visando o conhecimento de como manejar o solo, diversificação de produção, diminuição de pragas, além da produção de peixes em tanques.

“Estamos aprendendo sobre a diversificação do solo, isso é de grande importância. Nós que trabalhamos na terra, conhecemos um pouco, mas conhecimento nunca é demais”, destaca Marilene Silva, agricultora do povoado Belém.

“As comunidades envolvidas foram do primeiro distrito, Belém, Babú, Caxirimbu, Cajazeira e Barriguda. O curso vem para aprimorar os conhecimentos dos agricultores, para que eles conheçam as propriedades que existem, uma vez que eles trabalham diretamente com o solo, além de melhorar a produção”, lembra Geane Sousa, técnica da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com