Banner02

Banner08

quarta-feira, 30 de março de 2022

TCE lança cartilha sobre controle externo para público jovem

Com a publicação online da cartilha “Merenda Escolar”, nesta terça-feira (29), o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) dá a largada para o lançamento da coleção “Conhecendo o TCE”, cuja proposta é traduzir conceitos, programas e ações do controle externo em linguagem acessível para o público jovem. A coleção traz o mesmo nome do programa de visitas guiadas ao órgão que também está sendo retomado, depois de dois anos de interrupção em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Em seu primeiro número, a cartilha traz uma história em quadrinhos contando a visita de uma turma de alunos do ensino público ao Tribunal, momento em que tomam conhecimento de que a merenda escolar que recebem na escola tem relação com o trabalho do TCE. Entre a surpresa e a descontração típica dos jovens, eles ficam aos poucos sabendo que aquele órgão tem mais a ver com o cotidiano deles do que parece.

Produzida pela Escola Superior de Controle Externo (Escex) em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom), as cartilhas da coleção “Conhecendo o TCE” são parte do esforço da instituição em explorar ao máximo a dimensão pedagógica de sua atuação como órgão de controle. “Ao levar conhecimentos sobre controle externo de forma descomplicada ao público jovem o Tribunal está fazendo seu papel na construção da cidadania”, observa o presidente do TCE, conselheiro Washington de Oliveira.

“A educação para a cidadania deve começar bem cedo a fim de formar homens e mulheres capazes de compreender o seu tempo e saber se posicionar ante os desafios da vida comunitária. A cartilha é muito útil na medida em que contribui para despertar a importância da fiscalização do gasto governamental como dimensão vital no regime democrático”, analisa do diretor da Escola Superior de Controle Externo, conselheiro substituto Antonio Blecaute.

Disponível para download na página do TCE a partir de agora, as publicações da Coleção Conhecendo o TCE, ganharão intensa divulgação visando garantir seu aproveitamento pelo público-alvo, principalmente por meio as redes de ensino público e privado. Outras edições já estão sendo pensadas, sempre com temática ligada ao controle externo e cidadania.

Clique AQUI para ver a Cartilha "Merenda Escolar"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com