Propaganda Superior

Propaganda Superior
Inscreva-se em nosso canal

sexta-feira, 11 de março de 2022

Câmara de Timon realiza ciclo de palestras sobre os direitos das mulheres

Dando continuidade às celebrações referentes ao dia internacional da mulher, a Câmara Municipal de Timon realizou na manhã desta quinta-feira, 10, sessão solene com ciclo de palestras referente aos direitos das mulheres e ao acesso à programas sociais.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Uilma Resende, que logo em seguida passou a condução da mesma à vereadora professora Vanda. Dentre as palestrantes estavam a advogada previdenciária Amanda Gabrielle, a assistente social Ana Patrícia Bringel e a psicóloga Cristiane Lustosa. 

A advogada Amanda Gabrielle afirmou que palestras como estas promovidas pela Câmara de Timon são importantes para trazer informações sobre direitos constitucionais garantidos para a população. “Principalmente para aquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, palestras como essas de hoje são essenciais. Nossa missão aqui como representante da OAB é justamente de estar trazendo esclarecimento à estas famílias que precisem acionar o poder judiciário, acionar algum órgão administrativo, a seguir os procedimentos corretos para poder exercer os seus direitos sociais”, destacou.

A assistente social Ana Patrícia Bringel reforçou a importância de momentos como esses de compartilhamento de informações importantes que versam quanto à garantia de direitos. “É importante que as mães aproveitem oportunidades como essa para esclarecimentos, para tentar alguns benefícios para seus filhos, que eles tem esse direito, e foi muito esclarecedor tanto o que a advogada falou sobre o benefício de prestação continuada, quanto o que a psicóloga falou sobre os serviços de saúde disponíveis, bem como os passos que cada pessoa precisa tomar quando precisar desse apoio tanto na escola, na saúde ou em outras áreas”, observou.

A psicóloga Crisiane Lustosa pontuou a importância de momentos como este de troca, de discussão. “Hoje no caso abordamos muito a temática da deficiência e eu trouxe o capacitismo, que é o preconceito contra pessoas com deficiência. O quanto é importante a gente tratar as pessoas com deficiência como de fato elas são, pessoas capazes, de potencial, únicas. O quanto essas mães, essas mulheres elas sofrem diante dos rótulos, das comparações, então o quanto a gente precisa acolher essa mãe que se sente muita vezes sozinha, que se sente muitas vezes diante de barreiras sociais que precisam ser vencidas. A inclusão como um direito precisa ser lutado, precisa ser falado. Então hoje discutimos essa e outras temáticas num debate riquíssimo, belíssimo. Por isso eu parabenizo essa Casa e agradeço a oportunidade”.

A vereadora professora Vanda ressaltou que o Ciclo de Palestras foi pensando como uma forma de homenagear as mulheres e proporcionar informações para a busca por direitos. “Vivemos hoje um momento importante de troca de informações, que foi muito esclarecedor para todos e todas”, disse.

Já o presidente Uilma Resende ressaltou que a Câmara de Timon, como a Casa do Povo, tem também esse papel de proporcionar o acesso da população a informações que facilitem a conquista de direitos. “Tivemos palestras que abriram os olhos de muitas mulheres que estiveram aqui e tiraram muitas dúvidas quanto ao acesso a direitos e garantias. Portanto a missão deste evento foi cumprida por conseguirmos trazer informações que facilitem a vida de nossa população ao esclarecer quanto a uma série de direitos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com