Banner02

Banner08

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

São Luís recebe seminário do programa “TransformaAgora”

Representando o Tribunal de Contas do Estado, o auditor e secretário de Fiscalização Fábio Alex Melo tomou parte, na última sexta-feira (18), da etapa São Luís, da iniciativa TransformaAgora, ciclo III, da qual o TCE é um dos parceiros institucionais ao lado da Controladoria Geral da União no Estado (CGU-MA), Ministério Público do Maranhão (MPMA) e Governo do Estado. Tendo como tema Ética e Integridade, o evento foi realizado no Auditório Armando Gaspar, na sede do Sebrae Jaracaty.

Além de momento institucional, no qual todos os representantes das instituições parceiras do Sebrae saudaram os participantes, o evento contou com palestra do professor Gilberto Socoloski Junior. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa (UFSC), ele abordou o tema “Corrupção: o concorrente desleal do mercado”, o mesmo trabalhado nas demais cidades visitadas pelo TransformaAgora neste ciclo.

Com o tema “Ética e Integridade”, o TransformAgora é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas que procura incentivar a construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, por meio da implantação de controles internos e da prevenção e combate à corrupção.

Em São Luís, o evento também constou, em momento técnico, de painel de debates com as instituições parceiras e lideranças locais, que contou com os seguintes participantes: o diretor-superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal; o promotor de Justiça da 34ª Promotoria de Justiça Especializada, e gestor do projeto Ética e Integridade Empresarial, no Ministério Público do Maranhão, Marco Aurélio Barros; o Secretário de Fiscalização do TCE-MA, Fábio Alex de Melo; o Secretário Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc), Sérgio Sombra; o coordenador da RedeSim no Maranhão, Ítalo Lima; e o chefe do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção a Corrupção – NAOP, da CGU-MA, Welliton Resende Silva.

A participação do secretário de Fiscalização do TCE abordou basicamente as ferramentas e estratégias utilizadas pelo órgão para contribuir, por meio de ações pedagógicas e de controle, na construção de um ambiente saudável para o funcionamento das pequenas empresas no estado do Maranhão.

“Participar dessa jornada em estímulo ao pequeno empreendimento e à adoção de práticas que resultem em um ambiente de negócios pautado por um comportamento ético e em sintonia com os marcos legais é fundamental para o TCE maranhense. Trata-se de fazer valer nosso compromisso com o aperfeiçoamento da gestão pública com vistas a um desenvolvimento econômico inclusivo e redutor das desigualdades sociais”, comentou Fábio Alex de Melo.

Depois de São Luís, o Transforma agora segue para a cidade de Timon, vizinha à capital piauiense, onde se encerra o Ciclo III da iniciativa. As informações são do TCE-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com