Propaganda Superior

Propaganda Superior
Inscreva-se em nosso canal

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Prefeitura de Caxias homenageia profissionais da saúde e as vítimas da covid-19 em solenidade alusiva à Independência do Brasil

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), em parceria com diversos órgãos da segurança e saúde como: Agentes de Trânsito, SAMU, Bombeiros, Guarda Municipal e Tiro de Guerra, realizou uma solenidade alusiva aos 199 anos da Independência do Brasil e já remetendo ao Bicentenário da Independência do Brasil que será celebrado em 7 de setembro de 2022, a homenagem foi para os profissionais da saúde e aos mártires que perderam suas vidas nesse período de Pandemia.

“Nós queremos agradecer à iniciativa da secretária de educação Profª Ana Célia, agradecer ao prefeito Fábio Gentil, que nos deu a oportunidade  de mostrar nossa competência, juntamente com toda equipe da saúde que vem enfrentando a Pandemia e agora colhendo os resultados de todo investimento feito, com dedicação e compromisso”, lembra Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

O ato simbólico foi transmitido ao vivo para TV e Internet, contou também com uma apresentação cultural “Caxias, Berço de Heróis” além da academia de dança Wilson Ghilardi; Hasteamento do Pavilhão Nacional orquestrado pela Banda Lira Municipal “Santa Cecília”.

Em seguida foi exibido vídeo em homenagem aos profissionais da saúde de Caxias. Logo depois, um outro vídeo com a fala do governador do Maranhão, Flávio Dino, saudando a todos os caxienses pela passagem da data.

“É um prazer falar à todos da comunidade educacional de Caxias (MA). 7 de setembro é uma data muito importante, são 199 anos da independência jurídica do Brasil. Precisamos exercer o verdadeiro patriotismo que consiste sobretudo em salvar vidas”, destacou Flávio Dino, governador do Maranhão.

Um outro vídeo foi exibido em homenagem aos Mártires cidadãos caxienses vítimas da covid-19, preparado pela SEMECT, por meio da coordenação de Memória e Cultura, com destaque para: José Vieira; Adelaide Nascimento Mendes; Evangelina Caetano; Edileuza Carneiro; José de Arimatéia; Joselita Barbosa; Maria da Providência; Sebastião Viana; Francinete Queiróz; Rosalina Maria; Francisco de Sousa Marques; Alzira Cavalcante; Vanusa dos Santos; Dalva de Almeida e Silva; José de Abadia; Carvalho Júnior; Ubiratan Meneses; Olga Araújo; Maria do Espirito Santo; Talmir Franklin Rosa Neto; Tardele Pedrosa; Joelma Pereira; Josenir César; Uaryni Cavalcante e o Deputado José Gentil.

Em seguida, música e apresentação “Paz”, com a estudante Maria Sophia dos Santos Chaves, de 8 anos – 3º ano na UEM São Francisco e os cantores e compositores caxienses: Chico Beleza, Gilvan Lins, Vitor Cantanhêde e Karol Bezerra.

Quando fez uso da palavra o prefeito Fábio Gentil, lembrou dos heróis homenageados e também falou dos desafios já vencidos e os que estão por vencer.

“Nos juntamos em um ato de patriotismo em respeito à vida de cada um de nós, onde a Prefeitura e a Câmara Municipal trabalharam incansavelmente para que estivéssemos à frente de muitas cidades do Brasil. Agradeço a toda a equipe da saúde que não mediram esforços para salvar nossas vidas. Eu tive várias percas, mas essa união do povo de Caxias (MA), esse ato fraterno e humano, fez com que sobressaíssemos e vencêssemos essa luta. Hoje vivemos um dos melhores momentos desde o começo da Pandemia. Nossas enfermarias não chegam a 10% de internações. Caxias é uma das primeiras cidades do país a abrir vacinação para pessoas acima de 12 anos e a 3ª dose para pessoas acima de 70 anos. Nós já conversamos com a Câmara Municipal e com a Secretaria de Educação e na primeira semana de outubro vamos voltar nossas atividades em sala de aula”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Com o tema: “A maior prova de patriotismo que temos agora é salvar vidas”, e o lema: “Salve Pátria! Pátria Amada! Maranhão, Maranhão-Caxias, Berço de Heróis”. Passaram pelo corredor da independência, representantes de 20 escolas, das 223 existentes no município, com alunos da Educação Infantil, do EJAI e o Ensino Fundamental I e II. A solenidade contou ainda com a a presença de autoridades públicas municipais dos poderes executivo e legislativo, além de secretários municipais, gestores escolares, professores e alunos.

A Revista Oficial do Corredor da Independência, contou com Tropas Militares e Civis; representantes das escolas; O prefeito municipal de Caxias, Fábio José Gentil P. Rosa; presidente da Câmara Municipal, Teódulo Damasceno de Aragão; chefe  de instrução do Tiro de Guerra, Francisco Albeci; comandante da Guarda Municipal de Caxias, William Lopes de Sousa Carvalho; secretário municipal de Segurança, Sargento Francisco Mesquita; secretária municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Profª Ana Célia Pereira Damasceno de Macedo; secretária municipal de Governo, Amanda Gentil; gestora escolar da UIM Professor Leôncio Alves de Araújo, Marlete Sousa Holanda. Durante a Revista das Tropas a Banda Marcial “Euterpe Carimã”, entoou dobradas militares, enalteceram a revista, regidos pelos Maestros Netto Carvalho e Jhony Rios.

“Para nós brasileiros é uma satisfação imensurável. Nós estamos de parabéns, um evento como este não se faz todo dia”, lembra José Macêdo, gestor da Escola Antônio Edson.

“Hoje foi muito bom porque podemos reviver momentos que estávamos com saudade. Isso aqui e patriotismo. Também lembramos as pessoas que se foram”, lembra Francisca Rodrigues, gestora da Escola Hélio Queiroz.

“Estamos com mais alegria e esperamos estar em breve com os alunos em sala de aula”, disse Susana de Almeida, aluna do EJA da Escola Antônio Rodrigues Bayma.

“Hoje a homenagem vai para os profissionais da saúde. É importante homenagear as pessoas que vêm trabalhando para salvar vidas. Os médicos, enfermeiros, maqueiros, dentre outros profissionais, eles são muito importantes, e é claro, homenagear alguns mártires que morreram durante a Pandemia. Nós estamos trabalhando enquanto governo municipal, para mostrar como unidos podemos vencer essas dificuldades”, afirmar Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“Nós hoje comemoraremos juntos com os profissionais de saúde, porque eles enfrentaram a Pandemia de forma mais direta. Neste momento precisamos agradecer a eles, que estão fazendo parte da independência e são nosso orgulho”, destaca Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal.

“Hoje estamos comemorando a independência jurídica do país. Tenho certeza que já percorremos muito. Nós queremos que o Brasil cresça e é com gestores como o prefeito Fábio Gentil que vamos crescer, temos que pensar pelo lado positivo. Então, vamos trabalhar para o Brasil avançar cada vez mais”, frisa Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Nós tratamos da saúde, e agora é pensar no retorno das atividades educacionais. O município fará isso com responsabilidade. Caxias sai à frente na vacinação da 3ª dose e vamos a partir de outubro voltar as aulas presenciais”, lembra Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

O encerramento da solenidade ocorreu com a homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil 1822-2022, pelo poeta Wybson Carvalho, em frente à Câmara Municipal de Caxias (MA).

“Para nossa vida cívica e patriótica, atualmente o governador do Maranhão, Flávio Dino e principalmente o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, têm tomado atitudes heróicas que salvam as nossas vidas”, lembrou Wibson Carvalho, poeta caxiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com