Propaganda Superior

Propaganda Superior
Inscreva-se em nosso canal

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Secretaria Única Digital de Timon aumenta produtividade de atos

Os melhores resultados foram verificados na comarca de Matões: 80,5%
A Secretaria Única Judicial Digital de Timon (SEJUD Timon) fez um balanço do resultado das atividades realizadas no primeiro semestre de 2021. Comparado ao mesmo período de 2020, o volume de atos judiciais e processuais teve um aumento percentual de 26,2% na produtividade.

Os dados sobre a produtividade se referem às “tarefas”, geralmente atos simples que não requerem a validação, e as “movimentações”, atos relacionados a documentos que necessitam de assinatura do responsável. Segundo o secretário judicial da SEJUD, Paulo Nascimento, os números incluem atos praticados por servidores e juízes.

Em 2020, a equipe da secretaria digital produziu 108.849 movimentações e 238.998 tarefas no primeiro semestre de 2020. Em 2021, foram 147.100 movimentações e 291.864 tarefas, no mesmo período. No total, a produtividade aumentou de 347.874 atos (2020) para 438.964 atos (2021).

No ano passado, as unidades abrangidas totalizaram 108.849 movimentações e 238.998 tarefas no primeiro semestre de 2020. Este ano, após a instalação da Secretaria Digital, foram 147.100 movimentações.

O levantamento foi realizado pela coordenação da SEJUD Timon, no dia 26 de julho, e compreende o período de atividades realizadas pela equipe de juízes e servidores da unidade, nos períodos de 1º de janeiro a 30 de junho de 2020 e de 1º de janeiro a 30 de junho de 2021.

A secretaria única digital do Polo de Timon executa atos de processos eletrônicos da 1ª e 2ª varas cíveis, da Vara da Família e da Vara da Fazenda Pública da sede (Timon) e das varas únicas de Parnarama e Matões - com exceção da competência dos Juizados Especiais, processos crminais e Violência Doméstica.  

O secretário judicial Paulo Nascimento informou que o resultado mais expressivo foi obtido com o número de movimentações relacionadas aos processos da Vara Única de Matões, que subiu 80,5% no período comparado.

PRODUTIVIDADE

Os resultados da produtividade são considerados satisfatórios, para a coordenação da SEJUD. Segundo o juiz Weliton Carvalho (Vara da Fazenda Pública), coordenador, a experiência com as secretarias digitais é “extraordinária” e tem ocasionado um “grande salto” na prestação jurisdicional.

“Os resultados são bons, eu diria, até, excelentes e poderiam ser melhores ainda se estivéssemos em uma situação de normalidade”, avaliou o juiz, referindo-se às limitações impostas ao Judiciário pelas medidas de controle sanitário, na pandemia.

A juíza Sheila Cunha (Parnarama), ressaltou que, após a implantação da SEJUD no Polo de Timon, a sua comarca experimentou um significativo incremento na quantidade e qualidade no cumprimento dos comandos judiciais, “colaborando, assim, para uma maior produtividade e presteza na entrega da atividade jurisdicional ao cidadão parnamarense”. As informações são do Corregedoria Geral da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com