Banner02

Banner08

sábado, 14 de agosto de 2021

Caxias: Oficinas, visita guiada e apresentações culturais marcam o encerramento da Jornada Municipal da Juventude

Nessa quinta-feira (12), o Dia Internacional da Juventude foi marcado  com uma visita ao povoado Bonito no 3º Distrito, conhecido pela grande produtividade de melancia que é realizada pelos produtores Branco e Lucídio, em uma parceria entre a Coordenação Municipal da Juventude e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Caxias (MA). Durante a manhã teve Intervenção Urbana com o grupo La Tribo, Workshop Free Step Grupo WX, O protagonismo das meninas e o despertar de uma nova esperança PJB, Mulheres Negras da Periferia, escolas de meninas lideres da PLAN, e Coletivo Nós.

Durante a tarde foi realizada uma oficina de turbantes “Reafirmando minha negritude Crespos Cacheados” que ocorreu no Centro de Convivência do bairro Salobro, conectando as jovens inscritas com a cultura africana e asiática da identificação, que dependendo da cultura, ela pode representar espiritualidade, status econômico ou posição social.

“Nós estamos mostrando um pouco do simbolismo do turbante para além do fator estético. Trazemos um pouco dos traços de ancestralidade e amarrações, procuramos inserir os jovens nesse contexto histórico cultural para que eles tenham esse sentimento de pertencimento”, frisa Jeverson Brito, membro do Movimento Crespos Cacheados.

“É muito gratificante ter os meninos do Crespos Cacheados aqui. Os pais apoiam essa iniciativa, é muito importante essa parceria”, destaca Maria Rita, supervisora do Centro de Convivência do Salobro.

A Oficina fez parte da Jornada Municipal da Juventude que iniciou no 5 de agosto e finalizou nessa quinta-feira (12) teve também apresentação da turma roda de Capoeira, um grito de liberdade, realizado pela Associação Cultural e Social de capoeira Balança da Ginga.

“O nosso desejo era levar a Jornada a vários bairros. Hoje nós estamos encerrando com muita gratidão pelo acolhimento em todos os espaços que foram abertos para a nossa juventude”, lembra Laniere Silva, integrante da Coordenação Municipal de Juventude.

“Eu não uso turbante direto, mas já usei. É importante a gente conhecer a nossa identidade e nossa cultura”, reforça Fabiane da Silva, assistida do Centro de Convivência do Salobro.

O encerramento ocorreu durante a noite com apresentações culturais na Praça da Bíblia, onde os jovens que integram grupos do Cacuriá, Junina Estilizada e grupos de danças puderam se expressar por meio da arte. Os grupos e cantores que se apresentaram foram o Grupo WX, a cantora Karol Barros, o cantor Vitor Cantanhêde,  Lá Tribo, Cia Salmus, Junina Zé da Roça, Cacuriá Sai de Baixo e Xaxado Carcará.

“É um evento muito bonito. Eu gostaria que a Coordenação da Juventude continuasse com esse trabalho de envolver a juventude, é um trabalho magnífico. Muito obrigado pelo apoio aos grupos culturais de Caxias”, destacou Whashington, do Cacuriá Sai de Baixo.

“Essa semana teve muitas palestras, foi uma semana muito atípica. É muito gratificante apresentar um trabalho em um evento tão bonito como esse da nossa Prefeitura Municipal de Caxias”, frisa Sarah Guillard, da Cia Salmus.

“Toda vez que fazemos uma atividade ao jovem, ficamos pensando como podemos chegar cada vez mais próximo de vocês, como podemos abrir mais esse espaço de diálogo direto, e saber quais as necessidades dos jovens. A partir do momento em que nós abrimos esse diálogo, conseguimos chegar mais próximo de vocês”, frisa Maciel Mourão, secretário adjunto de Cultura.

“Eu adoro participar, porque eu vejo a juventude viva na nossa cultura, porque a arte que vocês fazem com a dança, música, o canto, faz com que a nossa cultura se fortaleça. É muito importante ver isso. Nós estamos a disposição para o que vocês precisarem. Foram sete dias de Jornada, mostrando ao jovem o quanto ele pode fazer mais”, destaca Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Foi um evento muito bom. Nós conseguimos chegar às bases da juventude. Vamos levar essa experiência para ampliar ainda mais no próximo ano. Foram muito boas as contribuições que ocorreram nas oficinas, palestras e para o período que estamos vivendo, foi muito boa a nossa Semana Municipal de Juventude”, avalia Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com