Banner02

Banner08

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Caxias: Escola de Música Maestro Josino Frazão celebra 43 anos

É a única instituição educativa musical do interior do Maranhão com mais de quatro décadas
A Escola de Música Santa Cecília – Josino Frazão, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico celebrou de forma singela, seus 43 anos de existência, que anualmente é celebrado em 2 de julho. Com uma comemoração regada a muita música, no Mirante da Balaiada, o momento contou com a presença de artistas locais e os integrantes da escola, que realizaram algumas apresentações para marcar a data.

A celebração dos 43 anos, realizada no Mirante da Balaiada, lembrou os grandes mestres que contribuíram com a fundação da escola, foi também um momento em que os professores apresentaram um repertório variado, com a participação de artistas da terra. Na ocasião, a escola recebeu da Drogaria Mais Popular do Nordeste, a doação de instrumentos musicais.

“É um prazer está participando desse evento em que a escola comemora 43 anos da sua existência. Fui aluno da escola, entrei em 2000. Depois, ingressei na Banda em 2002, e em 2008 eu fui para a escola de música. Parabéns a todos!”, afirma Carlos André, professor

“É muito importante a gente rever pessoas amigas, que vivem da música, e que gostam da arte. Para nós, é um grande prazer”, frisa Francinaldo Cardoso, colaborador.

“É um prazer fazer parte de um evento que marca o prosseguimento dos trabalhos da Escola de Música de Caxias (MA)”, disse Chico Beleza, cantor caxiense.

“Para mim é um prazer imenso fazer parte dessa corrente musical da cidade de Caxias, principalmente da Escola de Música, onde também fui aluno”, destaca Valter Santos, cantor caxiense e professor.

Origem da Escola de Música Maestro Josino Frazão

Atualmente a escola é dirigida por Elton Rabelo, caxiense, músico e professor. A Escola de Música Maestro Josino Frazão, dá os seus primeiros passos com o nome de Escola de Música Santa Cecília, fundada pelo prefeito Aluízio de Abreu Lobo, em 02 de julho de 1978.

Por meio do Decreto de Lei nº 1039/87, de 26 Agosto de 1989 a Escola Santa Cecília deixou de existir e passou a ser chamada “ Escola de Música Maestro Josino Frazão” que tem por finalidade: oferecer cursos profissionalizantes para o município de Caxias; cooperar com a divulgação e democratização da cultura musical; além de incentivar a música aos jovens com vistas a sua socialização e profissionalização.

Inicialmente, teve localização na Travessa Alfredo Beleza, s/n, Centro, e posteriormente, em uma das dependências do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, atualmente está sediada no anexo do Ginásio de Esportes Governador João Castelo. Esta é a única instituição educativa musical do interior do Maranhão, que há mais de quatro décadas vem contribuindo, com a formação musical de instrumentistas demandados pelo mercado de trabalho local, regional e nacional, ofertando cursos livres em modalidades instrumentais e vocais (eruditas e populares).

A escola conta atualmente com um corpo docente de 20 professores, e funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. E, tem à frente uma Comissão Administrativa, composta por: Elton Rabêlo, Luiz Sena e André Nunes.

“Quero dizer que é um grande prazer poder parabenizar a Escola de Música, porque aqui se formam os novos talentos da cidade. Quero destacar também, que hoje a escola conta com um corpo de profissionais muito competentes. Então, eu só tenho que agradecer ao empenho de cada um deles, e também dizer que os caxienses que queiram ter aulas na escola, vão ter um ganho enorme, porque são pessoas experientes, e acima de tudo, profissionais de mão cheia. Meus parabéns, à escola pelos seus 43 anos”, parabeniza Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“A Escola de Música Maestro Josino Frazão, foi a primeira instituição de ensino da região leste do Maranhão, já está no seu quadragésimo terceiro ano promovendo curso de iniciação e formação musical para Caxias e região. Hoje, 90% do seu quadro docente é licenciando em Música, ou seja, Caxias tem hoje, mão de obra qualificada, o que garante um melhor ensino e aprendizagem para os alunos. Gostaria de agradecer a todos os professores envolvidos na live, ao coordenador de Cultura, o Prefeito Fábio Gentil e ao secretário de Cultura, Léo Barata, pelo empenho e dedicação ao setor da música”, afirma Elton Rabêlo, membro da Comissão Administrativa da Escola de Música Maestro Josino Frazão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com