Banner02

Banner08

terça-feira, 13 de julho de 2021

Caxias: Fórum Popular da Cultura é aberto com apresentações culturais e palestras

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou na noite dessa segunda-feira (12), a abertura do Fórum Popular da Cultura, reunindo todas as linguagens da cultura caxiense. O evento realizado no Centro de Cultura, reuniu secretários municipais, vereadores e artistas caxienses participaram do momento solene. Amanda Gentil, secretária municipal de Governo, representou o prefeito Fábio Gentil, e destacou que a gestão municipal faz questão de apoiar e valorizar a classe artística do município.

“Nossa gestão valoriza a cultura. É muito importante termos na cidade pessoas que não deixam a cultura morrer. Que continuam cultivando para que no futuro, nós possamos ser melhores do que somos hoje. Portanto, a Cultura está de parabéns, e toda a equipe que compõe a pasta. Nós caxiense os próprios artistas, quanto mais vocês valorizarem a própria classe, mas ela vai crescer”, destacou Amanda Gentil, secretária municipal de Governo da Prefeitura de Caxias (MA).

“A gente sempre precisa colocar Caxias em primeiro lugar, precisamos amar cada vez mais a cidade de Caxias, assim como o prefeito Fábio Gentil faz na cidade de Caxias”, destacou Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal de Caxais (MA).

Durante a abertura houve apresentações culturais de artistas caxienses: Wilson Guilard e sua companhia de dança, Pelé e a Dança do Lili, Fee Step, Hip Hop, Capoeira dos Guerreiros do Quilombo, Rita Luz, cantora, Claudiana Silva, cantora gospel da Comunidade Quilombola Soledade, além de artistas locais, que apresentaram trabalhos de pintura, escritores, dentre outros.

“A arte do desenho realista tem um link com o grafite, e foi isso que me levou a praticar o desenho realístico. Dentro do segmento da cultura Hip Hop temos outros, sendo o grafite um deles e a dança. Hoje, eu estou focando mais a arte realista”, afirma Paulo Artes, artista.

“Nós estamos aqui para pontuar aquilo que nós queremos alcançar, a melhora do potencial cultural da cidade de Caxias (MA), porque Caxias tem uma grande potência na cultura, Caxias é berço de artistas. Parabéns ao secretário,  a Prefeitura na pessoa de Fábio Gentil, aqui representado por Amanda Gentil, e a todos os artistas que aqui estão”, frisou Wilson Ghilard, integrante da Comissão do Fórum Popular da Cultura.

“É muito importante esse Fórum. Há muito tempo em Caxias não tinha essa formação. Vamos eleger um Conselho, isso é muito importante. Está de parabéns o nosso secretário, Léo Barata”, disse Pelé, produtor cultura (Dança do Lili).

“Eu sou ator, é um prazer poder estar contribuindo com as formações culturais, assim como falar da importância de termos esse Fórum, de termos um Conselho Municipal de Cultura, para que esse diálogo seja direto, e assim possamos entender todos. Nós temos muitas linguagens artísticas, e as pessoas que podem representar são vocês mesmas”, afirma Maciel Mourão, secretário municipal adjunto de Cultura.

Nesta terça-feira (13), haverá a eleição dos integrantes do Conselho Municipal da Cultura, que terá vigência pelos próximos dois anos. O Conselho Municipal da Cultura é composto por integrantes do governo e da sociedade civil, é composto por 20 cadeiras paritárias, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil.

Os artistas também tiveram a oportunidade de assistirem uma palestra com o tema: “A importância do Conselho de Cultura para a classe artística”, ministrada por Elaine Dutra, Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão.

“A gente tem aqui um grande evento para a reativação do Conselho de Cultura, e a partir disso, a sociedade civil trabalhará em legitimidade, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, para se pensar em patrimonialização de segmentos culturais enquanto bens culturais, para se pensar em educação patrimonial nas escolas, enfim, são milhares de possibilidades que se tem de fomentar a cultural”, afirma Elaine Dutra, Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão.

“O prefeito Fábio Gentil sempre fala, nós precisamos ouvir os produtores culturais, precisamos sentir a dor dos produtores culturais. Só conhece os produtores culturais que vai à nossa raiz. Com isso, nós estamos conseguindo com o processo de escuta conhecer mais e mais a nossa cultura. Façam do Centro de Cultura, a segunda casa de vocês”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com