Banner02

Banner08

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Caxias: Mutirão de atendimentos realiza 170 testes rápidos para a prevenção contra a Covid-19


O Mutirão de Testagem ocorreu neste sábado (13) no Centro Médico de Caxias, hospital de campanha alugado pela prefeitura como suporte ao enfrentamento ao novo coronavírus. Ao todo, foram atendidos 170 pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde, que haviam cumprido a chamada janela imunológica e estavam aptos a realizarem o teste.

“Foi importante montar esta ação devido ao prazo que as pessoas aguardavam para a realização do teste. As equipes fizeram um levantamento dos sintomáticos e nos repassaram para que a gente pudesse identificar casos positivos”, afirma Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Com a aquisição de novos testes foi possível atender uma demanda maior de pessoas que têm buscado as unidades de saúde. Para os pacientes, toda a mobilização realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Atenção Primária, tem contribuído para a diminuição da expansão do vírus no município e o enfrentamento ao novo coronavírus.

“O pior de tudo é a dor no corpo, dor nas juntas. Eu senti uma falta de ar um pouco, mas o pior de tudo foi a dor no corpo. Eu falei com a médica, e a médica achou por bem fazer o exame para saber o que realmente está acontecendo. Olha, eu nunca tinha visto este tipo de coisa. Hoje está todo mundo com medo de todo mundo. Eu acho que é importante este acompanhamento do pessoal da saúde”, diz Miguel Antônio, aposentado.

“Eu senti dores de garganta, dor de cabeça e dor na região lombar. Eu sou agente de saúde e fui logo encaminhada para fazer este exame. É de suma importância porque quando estes sintomas são detectados desde o início, o tratamento se torna mais fácil de ser realizado, evitando os danos à nossa saúde”, frisa Eliana Araújo da Silva, agente de saúde.

“Com a aquisição de novos testes foi possível montar esta estratégia, reunir os profissionais da Atenção Básica que estão aqui, para identificar os casos positivos em Caxias. São pacientes que já estavam em monitoramento, acompanhados pela equipe de saúde e chegaram na data de teste que é o prazo ideal, que é o prazo entre o 8º e o 12º dia, para a realização do exame”, explica Camila Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com