Banner02

Banner08

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Cadastro gratuito e online está disponível para artesãos

Foto: divulgação
Artesãos maranhenses podem realizar pedido de cadastro e renovação de forma digital. Além de agilizar a emissão das carteiras que formalizam a profissão, a medida também contribui com o isolamento social determinado pelo Governo do Estado.

Os interessados inserem seus dados no site do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e depois dão continuidade ao processo por meio de atendimento online realizado pela Superintendência de Artesanato do Maranhão vinculada à Secretaria de Estado do Turismo.

A criação de novos negócios e a continuidade da prática artesanal regional pode ser estimulada com o acesso aos trabalhadores a esse sistema. “Um estado como o Maranhão, rico em diversidade cultural, tem várias formas de produzir arte regional por isso é importante conseguirmos identificar os artesãos, o panorama das produções e os dados detalhados para planejarmos oportunidades para essa categoria”, explicou o secretário de estado do turismo, Catulé Junior.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida gratuitamente e entregue ao beneficiário. Atualmente, o estado conta com 1600 artesãos cadastrados aptos a receberam benefícios fiscais como isenção do ICMS, capacitações e patrocínios para participação em feiras disponibilizados aos cadastrados na plataforma nacional.

“Essas iniciativas digitais são importantes uma vez que o interessado não precisa sair de casa para realizar o pré-cadastro. No entanto, assim que a pandemia passar vamos retomar o calendário de visitas aos municípios para mapeamento da produção artesanal, dar continuidade ao Ceprama itinerante e à participação nas feiras nacionais” pontuou Carlos Martins, coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Maranhão.

Atendimento online

No site do PAB, os artesãos devem criar um usuário e selecionar a opção de pré-cadastro, onde são solicitadas informações básicas, fotos de produtos prontos e vídeos da confecção desses produtos.

Esse é o primeiro passo do que será finalizado após o contato com a SETUR para aplicar o teste de habilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo email artesaosmaranhenses@gmail.com e telefone (98) 98506 3466.

Programa Artesanato no Maranhão

Criado pelo Governo do Estado, o Programa tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo, visando a melhoria das condições de vida do artesão e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.

O programa estadual é vinculado ao nacional PAB que faz a gestão do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com