Banner02

Banner08

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Caxias: 10º encontro teórico do Projeto Gestar trata sobre o diabetes mellitus na gestação


Foi realizado nesta terça-feira (04) o 10º encontro teórico do Projeto Gestar, o primeiro de 2020, que trouxe como tema “Atualização sobre o Diabetes Mellitus Gestacional”.

“Conseguimos identificar na Atenção Primária a importância desse momento para o amadurecimento das condutas desses profissionais. Isso é importante para fortalecer a assistência, fazendo os pacientes serem atendidos com qualidade”, explica Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS).

O encontro aconteceu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e teve como público-alvo médicos, dentistas e enfermeiros da APS dos municípios de Caxias, Aldeias Altas, São João do Sóter, Duque Bacelar e Coelho Neto. Ao todo, 16 unidades básicas de saúde de Caxias, das zonas urbana e rural, estiveram representadas.

“O objetivo do encontro é alinhar e compartilhar conhecimentos para que possamos qualificar cada vez mais a assistência às nossas gestantes de alto risco e melhorar nossos indicadores de saúde materna”, frisa Kaliane Paiva, coordenadora administrativa do Centro Especializado em Atendimento Materno e Infantil (CEAMI).

O matriciamento com os profissionais da APS é feito pela equipe do circuito de alto risco do CEAMI.

“É um alinhamento técnico entre o CEAMI e a APS. A parte nutricional trata dos principais fatores de risco para o surgimento do Diabetes Mellitus na gestação e também do manejo em casos onde a doença já está instalada, além de como prevenir”, reforça George Aguiar, nutricionista do CEAMI.

“O Projeto Gestar é um encontro de matriciamento por parte da equipe do CEAMI para APS. A partir da demanda na Atenção Primária, são traçadas estratégias de matriciamento para educar, trocar experiências e esclarecer dúvidas dos profissionais da APS”, explica Aliny Pedrosa, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do CEAMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com