Banner02

Banner08

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Caxias: Inscrições abertas para conciliador e mediador judicial

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, até 16 de outubro (quarta-feira) as inscrições para o Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais no polo judicial de Caxias. Com duração de 40 horas, a capacitação acontecerá no período de 21 a 25 de outubro, no auditório do Fórum, das 9h às 12h20 e das 14h às 17h20.

Serão ofertadas 12 vagas no sistema Tutor. Também foram destinadas 12 vagas aos acadêmicos das faculdades parceiras do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC-TJMA).

O primeiro módulo (teórico), será ministrado pelo juiz Rogério Monteles da Costa (Comarca de Timon) e as instrutoras Juliana Sales e Mendes, Vanessa de Oliveira Amorim. O estágio supervisionado obrigatório, com 60 horas-aulas, acontecerá nos centros judiciários de solução de conflitos posteriormente e cumprido sob termo de compromisso e adesão.

Ao concluir a formação, o candidato deverá atuar, por 12 meses, como mediador/conciliador voluntário no Tribunal de Justiça, sendo considerado para computo desse período o tempo de estágio realizado.

CONTEÚDO

Além dos aspectos técnicos relativos à formação de conciliadores, o curso tem como objetivo caracterizar a postura do ser humano frente ao conflito e as diversas abordagens de sua resolução, identificando os efeitos da atuação facilitadora na produção de resultados satisfatórios para as partes em conflito.

Os candidatos também serão treinados para identificar o conceito, os elementos e o escopo do processo de mediação; os indicadores de qualidade que mensurarão o grau de sucesso da mediação e guiarão o processo de certificação dos mediadores; e a mediação como componente da política pública do Poder Judiciário para a disseminação de uma cultura de paz.

De acordo com a proposta formativa, os participantes também aplicarão as 12 ferramentas utilizadas pelo mediador para estimular as partes a identificarem possíveis soluções para o conflito: sessões privadas, afago, recontextualização, validação de sentimentos, audição de propostas implícitas, silêncio, inversão de papéis, geração de opções, normalização, organização de questões e interesses, enfoque prospectivo e teste de realidade.

SERVIÇO

FORMAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS – POLO JUDICIAL CAXIAS

INSCRIÇÃO: 10 a 16 de outubro (pelo sistema Tutor-Esmam)

CARGA HORÁRIA: 40 horas (teoria) 60 horas (prática)

DATA DE REALIZAÇÃO: 14 a 18 de outubro (módulos teóricos)

HORÁRIO: 9h às 12h20 e 14h às 17h20
LOCAL: Auditório do Fórum da Comarca de Caxias

FORMADORES: Juiz Rogério Monteles da Costa (Comarca de Timon) e as instrutoras Juliana Sales e Mendes, Vanessa de Oliveira Amorim. As informações são da ESMAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com